ola pessoal, eu gostaria de saber se tem alguma forma de eu fazer, com swing, pra q minha aplicacao fique minimizada no canto direito da tela. Como o Emule que tem, ao lado do botao de minimizar, um pontinho q minimiza o emule para o canto da tela
No canto SUPERIOR DIREITO da janela, juntamente com os ícones de minimizar, maximizar e fechar, é preciso usar umas bruxarias do Windows que envolvem interceptar rotinas de criação de janelas; talvez você possa achar um exemplo disso no MSDN Magazine (um periódico da Microsoft que é publicado em http://msdn.microsoft.com. Não é a MSDN Magazine publicada em português, porque ela não publica artigos com bruxarias feitas em C/C++; é a edição online e em inglês mesmo.
(Acho que o eMule, em vez de usar bruxarias - você sabe que bruxarias são intrinsecamente instáveis - desenha a barra de título inteira, e simula os tais botõezinhos. Dá mais trabalho mas dá para fazer em 100% Java.)
A dica que posso lhe dar é capturar o evento windowIconified da interface WindowListener e usá-lo para disparar a ação que minimiza a janela na bandeija.
Ou seja, quando o usuário clicar no botão minimizar, em vez da janela ser minizada na barra do menu iniciar a janela é colocada como ícone na bandeija do windows.