Mínimo de JAVA

Boa tarde galera!

Eu dei uma pesquisada no forum e não achei exatamente isso.
Mas eu queria abrir uma discussão sobre o mínimo / ideal que alguem DEVE saber para ingressar no mercado de trabalho como programador JAVA.

[list]Conhecimento das API’s?[/list]
[list]Estudo profundo em OO?[/list]
[list]Só depende da sorte e da vaga que você achar (Ou melhor: não me encha o saco com esse tipo de pergunta)[/list]
[list]Ler os livros citados no GUJ sobre JAVA Básico / Avançado?[/list]

Enfim, era esse tipo de discussão que eu queria abrir aqui.

Att,

Marcelo

Ainda que saber java seja fundamental, já não é mais suficiente para o mercado. Acredito serem raras as oportunidades para puro java.

Para se aventurar no mercado, eu sugereria estudar bem o básico do java (OO, collections, etc) e aprender o máximo possível sobre Spring ou EJB, Hibernate e Struts ou JSF.

Você pode fazer o seguinte: verifique as vagas abertas em sua cidade e veja o que elas pedem com mais frequência.

Falou tudo bigjoe…

Além do Java puro… O mercado exige Spring ou EJB, Hibernate e Struts ou JSF.

O conteúdo da prova pra certificação SCJP 1.6 e OO, banco de dados e como já mencionado, os principais frameworks usado pelo mercado (Struts, JSF, Hibernate) já ajudam.

  • Conhecimento em API’s
    Certeza, se voce só conhece a linguagem JAVA, sem API, você não conhece JAVA! JAVA é baseado em conhecer diversas API’s que são oferecidas (SUN ou não)

  • Estudo profundo em OO
    Se você sabe programar JAVA, já sabe OO. Eu diria que você se aprofunda com o tempo, quanto mais programar JAVA mais conhecimento em OO terá. Alguns irão discordar disso, mas foi uma coisa que observei ao meu redor!

  • Só depende da sorte…
    Inicialmente sim, com o tempo você terá que saber “tudo” ^^

  • Ler livros citados no GUJ…
    Você tem que conhecer, independente do que leu, viu ou fez! O onde e o como realmente não importam se você sabe fazer corretamente!

Acho que o melhor caminho seja faculdade-estagio e muito estudo. Outra opcao é curso-estudo-estudo-projeto pessoal-estudo-outro projeto pessoal e depois tentar alguma coisa como junior.

Mas é dificil. Eu considero pronto pro mercado um profissional que, pelo menos, tenha participado de um projeto em equipe e que tenha sido implantado com sucesso, acho que antes disso voce nao esta pronto de fato, independente de frameworks e metodologias.

O negocio é estudar e tentar, uma hora alguem te aceita.

É isso ae…

A principio não pense em $$$$$, pense em aprender…
Estude e tenta um estagio… Acredito q seja a etapa mais dificil.

Depois disso, 1 ou 2 anos como estagio ou trainee ou junior PRONTO… Vc já está do MERCADO DE TRABALHO pra não sair MAIS :smiley:

Eu estava pensando em fazer uma faculdade de Ciencia da computação ou Sistemas, mas nao sei ainda, por que eu fiz Java I e II na impacta e fiquei parado um tempo, agora que eu estou retomando e voltando a estudar, mas muita coisa eu não sei.
Primeiro vou retomar do início para dar uma geral e lembrar dumas coisas, depois vou estudar “Spring ou EJB, Hibernate e Struts ou JSF” que é o que todo mundo tem falado. Mas tá dificil, porque mesmo gostando de programar e tal, tem coisas que você nao aprende só lendo, e eu não sei o que eu posso fazer para praticar.
Não sei se tem exercícios prontos em algum lugar, ou se eu penso em algum programa e tento fazer.

Basicamente, eu tenho os livros da Impacta, que vão dar uma mão no começo, e comprei o Use a Cabeça! Java, que eu to curtindo muito também. Mas fora isso, não sei o que fazer.

[color=red]Além de todos os frameworks mais importantes do mercado atualmente(já citados nas outras respostas), acredito que saber UML(diagramas de classe, de interação, de casos de uso e de sequencia), ajuda bastante, pelo menos nas vagas do DF é desejável que saiba o fundamental de UML=). [/color]

O mínimo:
[list]Só depende da sorte e da vaga que você achar[/list]

O ideal:
[list]Conhecimento das APIs[/list]

Precisa só saber Java (ou dizer que sabe) e ter QI

Como eu disse, eu fiz uns cursos na impacta e tal… Vocês acham que faz diferença esses certificados da impacta? para conseguir emprego

[quote=Guilherme Gomes]

  • Estudo profundo em OO
    Se você sabe programar JAVA, já sabe OO. ![/quote]

Realmente cara… eu discordei em partes… na verdade quero entender o que quiseste dizer com isso… acho que depende muito do nível do SABER PROGRAMAR EM JAVA da pessoa… se sair só da questão de sintaxe ou tempo programando, não é garantia de saber OO… caracaaaaa, tem nego de anos de mercado que não sabe OO, ou se sabe os conceitos não sabe aplicar na prática… não vejo a coisa tão simples assim… mas concordo em partes com o que disseste sim. Viva as diferenças… rsrsrs

Abraços :wink: