Mínimo de JAVA

Boa tarde galera!

Eu dei uma pesquisada no forum e não achei exatamente isso.
Mas eu queria abrir uma discussão sobre o mínimo / ideal que alguem DEVE saber para ingressar no mercado de trabalho como programador JAVA.

[list]Conhecimento das API’s?[/list]
[list]Estudo profundo em OO?[/list]
[list]Só depende da sorte e da vaga que você achar (Ou melhor: não me encha o saco com esse tipo de pergunta)[/list]
[list]Ler os livros citados no GUJ sobre JAVA Básico / Avançado?[/list]

Enfim, era esse tipo de discussão que eu queria abrir aqui.

Att,

Marcelo

Ainda que saber java seja fundamental, já não é mais suficiente para o mercado. Acredito serem raras as oportunidades para puro java.

Para se aventurar no mercado, eu sugereria estudar bem o básico do java (OO, collections, etc) e aprender o máximo possível sobre Spring ou EJB, Hibernate e Struts ou JSF.

Você pode fazer o seguinte: verifique as vagas abertas em sua cidade e veja o que elas pedem com mais frequência.

Falou tudo bigjoe…

Além do Java puro… O mercado exige Spring ou EJB, Hibernate e Struts ou JSF.

O conteúdo da prova pra certificação SCJP 1.6 e OO, banco de dados e como já mencionado, os principais frameworks usado pelo mercado (Struts, JSF, Hibernate) já ajudam.

  • Conhecimento em API’s
    Certeza, se voce só conhece a linguagem JAVA, sem API, você não conhece JAVA! JAVA é baseado em conhecer diversas API’s que são oferecidas (SUN ou não)

  • Estudo profundo em OO
    Se você sabe programar JAVA, já sabe OO. Eu diria que você se aprofunda com o tempo, quanto mais programar JAVA mais conhecimento em OO terá. Alguns irão discordar disso, mas foi uma coisa que observei ao meu redor!

  • Só depende da sorte…
    Inicialmente sim, com o tempo você terá que saber “tudo” ^^

  • Ler livros citados no GUJ…
    Você tem que conhecer, independente do que leu, viu ou fez! O onde e o como realmente não importam se você sabe fazer corretamente!