Grato pelas respostas enviadas.
Juzepeleteiro,
Sua recomendação faz sentido, é lógica, mas o objetivo da minha pergunta é detectar padrões, praticas e tecnologias que se fazem necessários ou úteis na maioria dos projetos e podem ser definidos como uma base para se desenvolver novos projetos. A partir desta base, aplicaremos outros que se façam necessários devido a particularidades do sistema.
Valeu!
Por exemplo, já prestei serviços a uma empresa que tinha padrões definidos para desenvolvimento de sistema segundo o paradigma OO. Daí estavam definidos Service Locator, Façade, Entity Bens, etc. como implemetações obrigatórias(mínimas) para todos os sistemas desenvolvidos.
Minha preocupação é definir um conjunto fundamental de tecnologias, padrões para desenvolver pequenos projetos e, a partir deste conjunto, incluir o que for necessário para projetos mais complexos.
Conto com a experiência de vocês para determinar este conjunto mínimo.
Minha tendência seria usuar apenas o frameworks MVC(Struts e Spring) e de persistencia(Hibernate e JDBC/DAO) e JSTL.
As opções/alternativas para desenvolvimento na plataforma JAVA é muito variada. Esta defiunição vai me ajudar a aprofundar meus conhecimentos em um leque reduzido até que se faça necessário ou seja possível ampliá-los.