Mínimo recomendavel para Desenvolvimento WEB

4 respostas
N

Senhores,

Qual seria a mínima “estrutura” recomendável para desenvolvimento web?
Quais são os padrões de projeto que voces consideram obrigatórios?

Exemplo:

Basico: Framework MVC + Framework Persistencia

Basico 2: Framework MVC + Framework Persistencia + Façade + DAO

Tem um conjunto que voces consideram mínimo para realização de um projeto(não é projeto para aprendizado e sem considerar casos especiais como utilização de EJB’s)?

Grato.

4 Respostas

esb

Nilson,

Isso depende do seu conhecimento e do tamanho da sua aplicação… e isso também vai evoluir conforme você for desenvolvendo e conforme as tecnologias e padrões de projetos forem evoluindo. Voce sempre irá encontrar uma solução melhora para aquilo que já desenvolveu.

Atualmente, usamos:

apresentação + camada de controle } Framework MVC + JSP
camada de negócios
camada de banco de dados } Framework Banco de Dados

[]s

J

Uma recomendação:
“Use patterns para resolver problemas, não crie problemas para usar patterns.”

Entenda primeiro qual o problema que o pattern resolve, e veja se você tem esse problema.

Kenobi

Nilson Costa:
Senhores,

Qual seria a mínima “estrutura” recomendável para desenvolvimento web?
Quais são os padrões de projeto que voces consideram obrigatórios?

Exemplo:

Basico: Framework MVC + Framework Persistencia

Basico 2: Framework MVC + Framework Persistencia + Façade + DAO

Tem um conjunto que voces consideram mínimo para realização de um projeto(não é projeto para aprendizado e sem considerar casos especiais como utilização de EJB’s)?

Grato.

Bom, recomendaria um Framework MVC como Spring, pois possibilita uma série de configurações - controllers e diferentes viewresolvers para a camada view.

Você ainda pode se beneficiar do IOC, matando a necessidade de escrever façades.

O Pattern DAO. Sua configuração estará toda no Spring, então não precisar se preocupar com ServiceLocator, basta um IOC.

Acho que dá pra começar assim : JSTL + Spring + Hibernate + Log4j depois vc vai analisando o que a aplicação necessita, como vc mencionou.

N

Grato pelas respostas enviadas.

Juzepeleteiro,

Sua recomendação faz sentido, é lógica, mas o objetivo da minha pergunta é detectar padrões, praticas e tecnologias que se fazem necessários ou úteis na maioria dos projetos e podem ser definidos como uma base para se desenvolver novos projetos. A partir desta base, aplicaremos outros que se façam necessários devido a particularidades do sistema.

Valeu!

Por exemplo, já prestei serviços a uma empresa que tinha padrões definidos para desenvolvimento de sistema segundo o paradigma OO. Daí estavam definidos Service Locator, Façade, Entity Bens, etc. como implemetações obrigatórias(mínimas) para todos os sistemas desenvolvidos.

Minha preocupação é definir um conjunto fundamental de tecnologias, padrões para desenvolver pequenos projetos e, a partir deste conjunto, incluir o que for necessário para projetos mais complexos.

Conto com a experiência de vocês para determinar este conjunto mínimo.
Minha tendência seria usuar apenas o frameworks MVC(Struts e Spring) e de persistencia(Hibernate e JDBC/DAO) e JSTL.

As opções/alternativas para desenvolvimento na plataforma JAVA é muito variada. Esta defiunição vai me ajudar a aprofundar meus conhecimentos em um leque reduzido até que se faça necessário ou seja possível ampliá-los.

Criado 22 de junho de 2006
Ultima resposta 22 de jun. de 2006
Respostas 4
Participantes 4