Ministrando Cursos

11 respostas
ironpoa

Senhores,

Gostaria de uma ajuda daqueles que já ministraram, ou ministram cursos com certa frequência.

Como vocês entraram nesse ramo? Qual é a maneira mais fácil ? Começar com palestras, mini-cursos?

Aqui em Porto Alegre tem algumas escolas que estão precisando de instrutores, tenho medo de não
conseguir atender as expectativas.

Gostaria de uma dica de como entrar nesse nicho.

Abraços.

11 Respostas

Rafael_Carneiro

Primeiro você tem que se perguntar se você gosta de transmitir conhecimento e também de falar em público.

Se a resposta for sim, você poderia começar ministrando algumas palestras e mini-cursos, para perder o medo de falar em público e também para ter alguma experiência.

Se você passar por essas etapas bem, já pode iniciar como instrutor de cursos longos.

rvcabral

por experiência digo:

o professor aprende muito na prática colocando a mão na massa!
o legal é você começar a dar aulas sendo aluno, assim você aprende a ver seus professores/instrutores com outros olhos…

o ideal é pegar alguma aula mesmo que a principio seja particular com uma “cobaia” rsrsrsrs

abraços

ironpoa

Eu gosto e muito de ajudar as pessoas, de transmitir o meu conhecimento. :smiley:

Falar em público dá um certo frio na barriga, mas depois que começa, vai.
Se for pra 10, 20 pessoas tudo bem. Mas pra 500, 1000, fica complicado ehhehehehehhehehehe. :lol:

E com certeza, ministrar cursos é uma experiência e um aprendizado enorme.

Rafael_Carneiro

Uma dica boa que eu esqueci de mencionar: grave suas palestras e veja depois o que você errou e o que poderá melhorar.

fantomas

500, 1000 pessoas? Acho que isso não vai acontecer né? É aula ou comício rsrsrsrs?

Dar aula é como muitas coisas, no começo da frio na barriga mas depois passa como vc disse.

Minha dica é o seguinte:

Existem alguns livros de como dar palestras / falar em publico que dão ótimas dicas, não deixe de ler alguns; caso contrario vc correrá o risco de ficar com vários maus hábitos ao falar. Isso sem dizer na pobreza e falta de coordenação de idéias que eu vejo em um monte de lugar; a frase que mais escuto é “O cara sabe muito só não sabe falar”, me parece que os americanos chamam estes de “Sábio idiota”.

Exercitar a escrita; não tem coisa pior que escrever na lousa / quadro negro palavras erradas. Tem cara que enche o peito e se defende dizendo “Sou desenvolvedor, e não professor de português.” saiba que isso deixa o caboclo “bem feio na foto” e desperta muita desconfiança entre os alunos.

flws

fantomas

Tem este autor aqui ó!

http://www.reinaldopolito.com.br/portugues/livro.php?id_nivel=13&id_nivel2=188

Este senhor esta na estrada um tempão falando sobre técnicas de boa oratória, os livros dele são muitos bons; vale conferir

flws

T

ironpoa:
Eu gosto e muito de ajudar as pessoas, de transmitir o meu conhecimento. :smiley:

Se for pra 10, 20 pessoas tudo bem. Mas pra 500, 1000, fica complicado ehhehehehehhehehehe. :lol:

Acho mais fácil falar para um monte de gente que para 10 a 20 pessoas, principalmente se for gente que você conhece mas não gosta de você.
500 a 1000 pessoas só se você for dar um “Key Note” em um JavaOne, mas acho que isso você não vai fazer tão depressa :stuck_out_tongue:

Rafael_Nunes

ironpoa:
Como vocês entraram nesse ramo? Qual é a maneira mais fácil ? Começar com palestras, mini-cursos?

Aqui em Porto Alegre tem algumas escolas que estão precisando de instrutores, tenho medo de não
conseguir atender as expectativas.

Gostaria de uma dica de como entrar nesse nicho.

Você só vai descobrir tentando.
Começa com palestras(tem uma porrada de eventos nacionais - JustJava, Sun Tech Days, etc). Começa também gravando alguns podcasts/screencasts, escreve em algum blog.
Mas não tenha medo, vai lá nas escolas, prepara uma aula e apresenta para eles. O máximo que pode acontecer é você ter que voltar e se preparar um pouco mais.

lrpfeliciano

thingol:
ironpoa:

Acho mais fácil falar para um monte de gente que para 10 a 20 pessoas, principalmente se for gente que você conhece mas não gosta de você.
500 a 1000 pessoas só se você for dar um “Key Note” em um JavaOne, mas acho que isso você não vai fazer tão depressa :stuck_out_tongue:

Bom, eu comecei na faculdade como monitor não oficial, organizavam grupos de estudo e me convidavam para explicar a matéria, no final eu aprendia tanta coisa que nem precisava estudar para a prova.

Depois ministrei algumas palestras, na verdade, foram duas e depois de alguns anos comecei a dar aulas tanto particulares quanto em turmas.

Por experiência própria, você ministrando você aprende muito mais (afinal, você não quer ser “bucha”), e no meu caso me ajudou muito a manter o hábito da leitura e me deixou menos tímido (tudo bem que no início, dá um frio na barriga, mas depois você supera).

E dar aulas para 500 pessoas parceladas em grupos de 10, dependendo do seu valor-hora até que no final dará uma graninha esperta, nem quero imaginar para 1000 parceladas em grupos de 10. Os cifrãos estão nos meus olhos.

Mas, me deixa voltar ao trabalho, já estou sonhando demais.

Marcio_Nogueira

Um ponto chave para quem quer ministrar um curso é ter facilidade de se comunicar. Transmitir os conhecimentos de forma clara e objetiva sem fazer rodeios ou florear o assunto só para mostar conhecimento é outro ponto a ser observado. :wink:

josenaldo

Bem, como já te deram muitas dicas, vou te dizer como comecei.

No início inventei de montar grupos de estudo na faculdade. É um bom laboratório pra vocẽ estudar e aprender a dar aulas.

Depois dos grupos, me meti a besta e comecei a dar palestras pra meus coelgas… rssrrs

Então veio o primeiro mini-curso. Depois um curso de longa duração. Outro curso… e aí a coisa engatou.

Pra mim, está mais difícil engatar a carreira de palestrante que de professor, mas essa vem com o tempo e com a experiência. Ainda tenho um caminho longo a percorrer.

Pra aprender a falar em público, já que eu era muito tímido, usei o método mais simples: engolir o medo e sai falando. No começo eu gelava, suava frio. Hoje pego auditório com 300 pessoas tranquilo… Com fé em Deus, esse ano chego às 500 pessoas :smiley:

Criado 7 de janeiro de 2009
Ultima resposta 8 de jan. de 2009
Respostas 11
Participantes 9