MMORPG em Java - ManiaOnline versão 0.08.00

Nova versão de desenvolvimento lançada e disponível para testes.

Principais Novidades:

1. Sistema de Cabelo e Barba: Ao criar um personagem é possível escolher o cabelo e a barba do mesmo. Durante o jogo, o personagem será desenhado com o cabelo e barba escolhidos na hora de sua criação.

2. Itens iniciais: Ao criar um personagem, ele recebe alguns itens iniciais para facilitar o começo do jogo. (Exemplo: Roupas, dinheiro, poções, etc.)

3. Juntar dinheiro na mochila: Antes era possível juntar as moedas apenas jogando-as no chão, agora é possível fazer na mochila, basta arrastar qualquer quantidade de moedas e soltar em cima de outra quantidade qualquer.

4. ‘Olhar’ item na mochila: Antes era possível usar a função ‘Olhar’ apenas nos itens do chão, agora é possível usar na mochila, basta clicar com o botão direito sobre o item e clicar em ‘Olhar’.

5. ‘Usar’ item da mochila: Antes era possível usar a função ‘Usar’ apenas nos itens do chão, agora é possível usar direto na mochila, basta clicar com o botão direito sobre o item e clicar em ‘Usar’.

6. Novos itens: Foram incluídos vários itens novos como armaduras, armas, etc.

7. Respaw de Montros: Na versão anterior os monstros renasciam (respaw) no mesmo lugar que morreram, a partir de agora eles fazem respaw na área de origem deles, independente de onde morreram. Cada monstro possui uma área e tempo para respaw específicos.

8. Contorno dos textos: O contorno das letras dos textos foi refeito para melhorar a visibilidade, evitando que o texto fique ilegível ao misturar-se com as cores de fundo do jogo.

9. Distancia para pegar objetos no chão: Agora é permitido pegar objetos no chão apenas se estiverem no azulejo ao lado (1 azulejo de distância).

10. Novo tipo de ataque: Foi implementado o ataque a distância utilizando Arco e Flecha, as flechas são consumidas da mochila e não é possível atacar sem flechas na mochila. Também não é possível atacar a distância caso haja colisão entre o atacante e o alvo.

11. Ícone no Desktop: Nesta nova versão, ao baixar o jogo ManiaOnline não é mais criado o ícone no Desktop (Área de Trabalho)

Para testar, basta criar uma conta no site http://maniabr.no-ip.org/ e clicar em ‘Jogar Agora’ no menu esquerdo. A conta de login do jogo é a mesma do site.
Para quem já possui conta em nosso site, basta entrar no jogo e criar um novo personagem (personagens antigos foram apagados).

nosssaaa que chiquee…

me adiciona no msn e me conte sobre isso ae?

unicorendaextra@hotmail.com
abraços

Mandou muito bem, cara. Tem que ser assim: chegar mostrando resultado, nada de ficar falando que vai fazer.

Algumas observações do pouco tempo que joguei.

1 - Comandos não são triviais e não achei eles numa olhada rápido no tutorial. Demorei até pra descobrir como mata os bichos hehe.

2 - Não está claro o sistema de danos. É meio aleatório o quanto vale a morte de um bicho. Seria interessante saber como melhorar o ataque e tal

3 - Os monstros não deveriam ter acesso a área segura(local das casinhas, para compras e tal), na minha opinião.

4 - Tenta trocar o andar por cliques até onde se quer caminhar.

5 - Habilitar uma tecla mais comum para compras, como espaço ou enter. Talvez até mesmo o mouse. Eu descobri que digitar comprar no chat abre o menu de compras na cagada total.

6 - Coloque alguma ação aos NPCs, como uma simples fala.

Seu jogo está indo num caminho muito bom. Continua nesse nível que vais longe =)

Por que isso me lembrou muito Tibia?

Mas mesmo assim, está um ótimo trabalho, da pra perceber que está no inicio mas vejo algum futuro se investirem algum tempo.

Quem é o time de desenvolvimento desse jogo?

po meu se copiou o tibia… não podia copiar algo melhor não tipo ragnarok…

AHuAHAUhAU true…

Mas de qualquer jeito, com um pouco de vontade da para ficar melhor que tibia, essas backpacks flutuantes são melhor que o de lá, mas quero ver como vai lidar com nested bags. A unica coisa que será muito dificil é criar uma historia melhor, tudo bem que a cipsoft conseguiu destruir o RPG do game, na época que eu parei já não tinha graça, imagina hoje como está.

Mas agora que reparei, o cara veio só fazer propaganda, ele podia dizer um pouco mais do desenvolvimento.

Pow, dá uns pontos pro cara… O legal é que é Java…
Ragnarok em java deve ser tenso fazer… Assim como qualquer outro 3D

Então pow…
O cara só tem 1 post…
Podia falar algumas coisas do desenvolvimento do jogo em si, e da equipe também…

Quando se clica em créditos, só existem dois programadores…

Mas tá de parabéns… Teve colhão de fazer um jogo online em Java…
E de colocar a bandeira do brasil no jogo! kkkk
apesar de só ter “-1 usuários onlines” quando entrei, até que é legalzinho! rs

nó… vendo esse post me inspirou pra tentar fazer um joguin tipo rpg…

pena que eu nao sei NADAAAAAAAAAAAA sobre isso…kkkkkk
vou ficar só na vontade!

abraços =]

Já adicionei.
Segue meu msn gelleo@hotmail.com

[quote=marcio_gs]Mandou muito bem, cara. Tem que ser assim: chegar mostrando resultado, nada de ficar falando que vai fazer.

Algumas observações do pouco tempo que joguei.

1 - Comandos não são triviais e não achei eles numa olhada rápido no tutorial. Demorei até pra descobrir como mata os bichos hehe.

2 - Não está claro o sistema de danos. É meio aleatório o quanto vale a morte de um bicho. Seria interessante saber como melhorar o ataque e tal

3 - Os monstros não deveriam ter acesso a área segura(local das casinhas, para compras e tal), na minha opinião.

4 - Tenta trocar o andar por cliques até onde se quer caminhar.

5 - Habilitar uma tecla mais comum para compras, como espaço ou enter. Talvez até mesmo o mouse. Eu descobri que digitar comprar no chat abre o menu de compras na cagada total.

6 - Coloque alguma ação aos NPCs, como uma simples fala.

Seu jogo está indo num caminho muito bom. Continua nesse nível que vais longe =)[/quote]

1 - Já coloquei o tutorial como prioridade para a próxima versão (0.09.00).

2 - Estou pensando em colocar essas informações em uma wiki, colocando o dano de cada equipamento a exp de cada monstro, etc. Mas estou meio sem tempo pra fazer essa wiki.

3 - Coloquei isso na lista de tarefas para versões futuras.

4 - Tb coloquei isso na lista de tarefas para versões futuras.

5 - Como funcionaria? Explique melhor. Não entendi muito bem.

6 - O NPC ficaria falando sozinho?

Valew pelos comentários! A próxima versão vai ficar filé! Hehehe

[quote=Marky.Vasconcelos]Por que isso me lembrou muito Tibia?

Mas mesmo assim, está um ótimo trabalho, da pra perceber que está no inicio mas vejo algum futuro se investirem algum tempo.

Quem é o time de desenvolvimento desse jogo?[/quote]

Pq eu era viciado em tibia!! hehehehe

O time conta com 2 programadores e 1 desenhista.

Só eu sei o trabalho que deu pra fazer esse jogo funcionar. Mas agora é só ir atualizando. Devagar e sempre.

Cool mesmo.

É mto osso fazer jogo do zero, parabens pela iniciativa.

Eu fiz algo muito similar a mto tempo atrás em DX 8.

Foi o periodo que eu mais aprendi de programação, mas eu desisti de games depois de um tempo, espero que vc tenha mais força de vontade que eu.

[quote=heroijapa]Cool mesmo.

É mto osso fazer jogo do zero, parabens pela iniciativa.

Eu fiz algo muito similar a mto tempo atrás em DX 8.

Foi o periodo que eu mais aprendi de programação, mas eu desisti de games depois de um tempo, espero que vc tenha mais força de vontade que eu.[/quote]

Já to fazendo esse jogo a uns 5 anos. Agora tenho que ir até o final, mesmo que demore mais 5 anos! hehehehehe

E realmente eu aprendi muito fazendo o jogo. Até tirei as certificações java (SCJA, SCJP, SCWCD, SCBCD e SCEA part I).

Mas é claro que nesses 5 anos, de vez em quando eu tirava umas férias de 6 meses do jogo! hehehehe

Quantos jogadores suporta?

Há uma série de pequenos erros de português e inglês no site. Seria legal corrigi-los:

Logo no título, está escrito:
Versão 0.8.00 Conluída!

Quando o correto é:
Versão 0.8.00 Con[color=red]c[/color]luída!

A palavra certa é respawn.

No mais, parabéns pelo projeto. É muito raro chegarem tão longe. Seria legal falar de alguns aspectos técnicos do jogo.
O servidor usa Socket puro? O protocolo vocês que inventaram ou usaram o projeto Darkstar? E como estão fazendo para lidar com o lag?

Até hoje o máximo de jogadores online foi 3.
Eu não sei quantos ele suporta, mas deve ser pouco.

[quote=ViniGodoy]Há uma série de pequenos erros de português e inglês no site. Seria legal corrigi-los:

No mais, parabéns pelo projeto. É muito raro chegarem tão longe. Seria legal falar de alguns aspectos técnicos do jogo.
O servidor usa Socket puro? O protocolo vocês que inventaram ou usaram o projeto Darkstar? E como estão fazendo para lidar com o lag?[/quote]
Erros de português arrumados.

O servidor usa socket puro sim.
O que é Darkstar?
A comunicação entre cliente e servidor e feita com objetos serializados.
O lag é um problema que ainda não sei como resolver.
O banco de dados é Mysql.

Tb criamos um editor de mapas em java para o jogo.

[quote=Gelleo]Até hoje o máximo de jogadores online foi 3.
Eu não sei quantos ele suporta, mas deve ser pouco.[/quote]

Nesse caso ele ainda não é um “Massive” multiplayer online RPG. heheheheh

Legal, TCP ou UDP?

É um projeto que a Sun iniciou para servidores MMO. Hoje ele é mantido pela comunidade e chama-se RedDwarf:
http://www.reddwarfserver.org/

Não é muito eficiente. Provavelmente um protocolo escrito à mão com campos personalizados poderia aumentar muito o throughput do seu servidor. Procure pensar num protocolo também que evite a necessidade de confirmação de mensagens, o que te permitiria usar UDP e reduzir lags.

É impossível resolver o lag. Na internet, o tempo de ping será de pelo menos 200ms, o que é muito. Num dia ruim, você poderá ter lags de até 1ms.
O que você pode fazer para atenuar é:

1. Fazer ações no cliente, mesmo sem receber a confirmação do servidor;
  2. Tratar clientes de modo que o lag de um não afete outro (isso envolve incluir timeouts para recebimentos de mensagem no game loop, por exemplo);
  3. Usar UDP (esse sim, atenua “de verdade” o problema de lag, mas não é um protocolo muito confiável);
  4. Manter o jogo otimizado (use para isso o VisualVM).

Muito legal o editor. Também acho o MySQL uma boa opção de BD. O servidor também foi feito em Java?

Além daquelas sugestões…

1. Quando eu morro no jogo, porque fechar o jogo inteiro? Poderia ir simplesmente para a página de Login… Para abrir o jogo já demora um pouquinho, é uma perda de tempo desnecessária…

2. Juntar poções assim como junta flechas

3. As vezes dá algum bug, que o char anda sozinho, e não para… É necessário sair do jogo e entrar novamente

4. Dar “logout” sem fechar a tela do jogo (para trocar de character por exemplo)

5. Tem algum temporizador para fazer um “clean” no mapa do game?

6. O método de avaliar qual equipamento é melhor por enquanto é o preço… Quandor der “olhar” no equipamento, poderia exibir a proteção dele num valor numérico, como o Tibia (arm: __)

FICOU 5 ANOS FAZENDO O JOGO?! OMG
Se bem que a equipe é só de 2 pessoas… Mas mesmo assim! xD
Nesse tempo você estava fazendo faculdade, ou foi após terminar?

Já descubri quando ocorre o Erro de “andar sozinho sem parar até sair do jogo”…

Se você segurar a seta pra ele andar para alguma direção, e depois apertar o “enter” para digitar alguma mensagem, ocorre o bug

comprei arma e armadura mais não acho os bixos o.o

HUAhuHAU
vai pro sul (pras laterais não tem mesmo)…
Cuidado com os lobos e os sapos! kkkk
Vai nas aranhas

Nested bags é quando voce tem uma bag dentro da outra.

Eu também já havia começado um MMO, mas parei com um editor um pouco mais simples que o seu e não era possivel atacar monstros ainda.

E eu imagino o tempo que gastaram no projeto, só para o que eu fiz foram pelo menos 6 meses trabalhando direto.

Pena que perdi os sources uma vez que perdi meu pen-drive, depois disso desisti de continuar. (PS: hoje em dia existe github :D)