Mock é nulo para uma interface repository

Crei uma classe de teste com junit5 e mockito, mas colocando a anotações @mock ou mockbean para a interface repository a mesma fica nula impossibitando de realizar os teste do crédito e de outros métodos.
Estou restando aplicação com o bando h2database, ao rodar o teste e criado as tabelas, mas ao tentar gerar dando com interface repository está NullPointerException

Mostra o código de teste que você está criando, sua classe e método, fica mais fácil de entender e alguém conseguir te ajudar de uma forma mais assertiva!

To tentando testar esse método excluir, mas quando tento salvar o objeto cliente o retorno do método save é nulo. Mas mesmo usando a anotação mock não estou conseguindo fazer funcionar a interface. image

Seu teste está estranho, você cria o mock do repositório mas só faz o mock de um único comportamento, faz várias chamadas que não foram mockadas, provavelmente isso está quebrando seu teste!

Um outro detalhe, acredito que você esteja utilizando o Spring Data JPA, se for o caso, o seu teste é desnecessário, pois a abstração e implementação são feitas pelo próprio framework, logo, em teoria isso já estaria testado, não faz sentido repetir o teste.

Eu entendi que vc quis dizer, bom eu segui um curso, pois estou iniciando com testes com junit e mockito… Bom, vou buscar mais informações de como devo testar os métodos de uma classe.