ModalPanel populado incorretamente

Pessoal,

tenho uma dúvida e agradeço de antemão se alguém puder ajudar. vou descrever o fluxo de eventos que gera o problema, pois acredito
que seja a melhor forma de me fazer entender. antes de mais nada, estou usando (JSF + RichFaces + Facelets), Spring e JPA (Hibernate):

1. na minha página, tenho uma DataGrid com os dados da minha tabela, com um botão de edição em cada linha da grid.

2. eu clico no botão de edição de uma linha qualquer e se abre um ModalPanel (populado com os dados da respectiva linha) para edição.

3. eu limpo um campo obrigatório (atributo required=“true” do <h:inputText>) e clico no botão “salvar”, forçando um erro de validação.

4. “desisto” de editar e fecho o ModalPanel.

5. clico no botão de edição de outra linha da grid e abre-se novamente o ModaPanel de edição.

O problema ocorre neste passo 5: o ModalPanel se abre populado com dados da segunda edição, mas também
com dados relativos ao item da primeira tentativa de edição.
Fiz vários testes e notei que isso só ocorre após eu simular aquele erro de validação (passo 3) e fechar o ModalPanel
em seguida (passo 4). Como se ficasse algum tipo de “sujeira” no ManagedBean e isso fizesse com que o ModalPanel
viesse populado com dados incorretos na segunda vez.

Alguém tem idéia do que pode ser?

Mais uma vez, agradeço a atenção.

Abraços,

Tales.

Como você está fazendo para carregar os campos dentro do modalpanel? Com a4j?

estou usando o componente JSF <h:inputText> normal mesmo.
mas também utilizo alguns componentes a4j: na minha página também.

Eu uso a mesma estrutura no meu sistema (JSF + RichFaces + Facelets + Spring + JPA com Hibernate)

Acredito que seu erro esteja na hora de popular os campos do ModalPanel.
Se você estiver usando algum a4j:support ou algo do tipo para ver qual item foi selecionado e carrega-lo via AJAX no ModalPanel, da uma verificada nos métodos responsaveis por essa transição e faça um DEBUG nos estados dos seus objetos.

Qualquer coisa da uma postada em alguns pedaços de códigos que você está usando…

Outra coisa, não sei se isso se aplica ao seu caso, mas eu ja li que o Richfaces tem alguns BUGs em seus componentes quando aninhados em paineis. Lembro que um problema era colocar fileUpload dentro de ModalPanel ou TogglePanel, o upload não funciona!