Model 2

7 respostas
yoshikichi

Estou trampando na minha monografia, irei falar sobre padroes de projetos e implementarei algo, com hibernate tb.
so q na parte teorica tmalguns pontos q ainda estou com duvida, entao vou postar algumas definicoes. coloco a referencia ao final tb.
Mas precisava de ajuda, entao pensei em postar os topicos q tenho duvida, o legal é q o GUJ vai ser minha bancada, hehehe…

bom la vai:

O Modelo 2

Antes do modelo 2, existia o modelo 1, tais modelos não mudam a definição do MVC em si.
O Modelo 2 apenas trata os problemas mencionado no modelo 1.
Neal Ford, resume bem o model 2 em seu livro, ele diz que a melhor forma de construir aplicações
web é com o paradigma de separar lógica de negócio das interfaces do usuário. Aplicações web são
diferentes de projetos Swing, por exemplo. Em outras palavras, o código que gera o conteúdo não
está diretamente ligado ao código UI. É preciso passar por uma tradução na camada em que se
encontra o HTML, que é o conteúdo que o browser irá entender. Os novos Designers para MVC
foram modificados para trabalhar dentro deste novo paradigma de desenvolvimento. Este trabalho
levou ao que agora é popularmente chamado de “Modelo 2”. O Modelo 2 não muda a definição de
MVC; ele apenas adota um novo paradigma em termos de desenvolvimento web. No contexto de
uma aplicação Web em Java, JavaBeans representam o modelo. Note que isso pode incluir o
simples Pojos, Enterprise JavaBeans (EJBs), ou JavaBeans que agem como proxies para EJBs. A
opinião prestada com JSP está intimamente ligada ao HTML. O controlador é um servlet, bem
adequado para executar código Java. No cenário típico Modelo 2 o usuário invoca um controlador
servlet . O servlet instancia um ou mais JavaBeans que realizam trabalho. O servlet então retorna o
Bean(s) a um dos JSP [referencia].
Um dos conceitos-chave neste paradigma é que nenhuma lógica verdadeira deve ser realizada
pelo JSP. O JSP é apenas um ponto de vista e não deve ser envolvido em qualquer código
(scriptlet ) que poderiam ser melhor aplicados no modelo. O modelo nesta concepção não deve estar
ciente de que estão sendo utilizados em uma aplicação web. O modelo os JavaBeans deve ser úteis
também em aplicações não-web. Em resumo a(s) servlet(s) de controle devem atua como um
facilitador entre o modelo e as views (visões).

[referencia] ARTOF JAVA WEB DEVELOPMENT, Neal Ford.

PS: DEPOIS FAREI MOFICAÇOES, ESSE TOPICO FAZ PARTE DO TOPICO DE MVC, TA ENORME, MAS É NESSE PONTO Q TENHO DUVIDA. ESTA, BOM?
ABRAÇOS.

7 Respostas

victor.godinho

Coloque exemplos, mais referências e tabulação no texto, partes em negrito, … Vai ficar ótimo.

Parabéns pela iniciativa!!

yoshikichi

victor.godinho:
Coloque exemplos, mais referências e tabulação no texto, partes em negrito, … Vai ficar ótimo.

Parabéns pela iniciativa!!

na minha monografia ta com toda essa frescura. mas é q sabe como é, nao qro escrever besteira, ai vou postar algumas parte da monografia, para se tiver errado, seja corrigida, assim to estudando td.
mas obrigado pela opniao.
falow

fpavao

Não sei se vale a pena falar de Model 2, o padrão é MVC, independente das tecnologias utilizadas para implementa-lo, posso estar errado mas Model 2 me soa mais como marketing para parecer que se criou algo novo, quando na verdade nada foi criado…

É só minha opinião, acho que em um livro valeria a pena tratar este assunto para esclarecer sobre o tal model 2 que tanto se fala, agora em uma monografia talvez não seja um embasamento teórico útil…

[]'s

Paulo_Silveira

o modelo 2 é o nome que a sun deu a uma servlet fazer logica de negocios e depois fazer dipatch para o jsp renderizar a view. como voce disse, nao muda nada do mvc! modelo 2 é o nome inicial que a sun deu ao proprio MVC dela na web com servlets e jsp. depois esse nome comecou a morrer, e raramente as pessoas se referem a isso como modelo 2, preferindo sempre MVC, mesmo que as tecnologias envolvidas sejam servlets e jsp

P

Puro marketing, esse sujeitinho sujo tal de Model 2.

yoshikichi

vc diz q Neal Ford, sujou o model 2?
pq?

falow abracos

P

vc diz q Neal Ford, sujou o model 2?
pq?

falow abracos

Não não cara. O sujeitinho sujo - no caso, é o model 2, rsrs.

Se você for notar é quase puramente só jogada de Marketing.

[]'s

Criado 8 de agosto de 2008
Ultima resposta 10 de ago. de 2008
Respostas 7
Participantes 5