Estou trampando na minha monografia, irei falar sobre padroes de projetos e implementarei algo, com hibernate tb.
so q na parte teorica tmalguns pontos q ainda estou com duvida, entao vou postar algumas definicoes. coloco a referencia ao final tb.
Mas precisava de ajuda, entao pensei em postar os topicos q tenho duvida, o legal é q o GUJ vai ser minha bancada, hehehe…
bom la vai:
O Modelo 2
Antes do modelo 2, existia o modelo 1, tais modelos não mudam a definição do MVC em si.
O Modelo 2 apenas trata os problemas mencionado no modelo 1.
Neal Ford, resume bem o model 2 em seu livro, ele diz que a melhor forma de construir aplicações
web é com o paradigma de separar lógica de negócio das interfaces do usuário. Aplicações web são
diferentes de projetos Swing, por exemplo. Em outras palavras, o código que gera o conteúdo não
está diretamente ligado ao código UI. É preciso passar por uma tradução na camada em que se
encontra o HTML, que é o conteúdo que o browser irá entender. Os novos Designers para MVC
foram modificados para trabalhar dentro deste novo paradigma de desenvolvimento. Este trabalho
levou ao que agora é popularmente chamado de “Modelo 2”. O Modelo 2 não muda a definição de
MVC; ele apenas adota um novo paradigma em termos de desenvolvimento web. No contexto de
uma aplicação Web em Java, JavaBeans representam o modelo. Note que isso pode incluir o
simples Pojos, Enterprise JavaBeans (EJBs), ou JavaBeans que agem como proxies para EJBs. A
opinião prestada com JSP está intimamente ligada ao HTML. O controlador é um servlet, bem
adequado para executar código Java. No cenário típico Modelo 2 o usuário invoca um controlador
servlet . O servlet instancia um ou mais JavaBeans que realizam trabalho. O servlet então retorna o
Bean(s) a um dos JSP [referencia].
Um dos conceitos-chave neste paradigma é que nenhuma lógica verdadeira deve ser realizada
pelo JSP. O JSP é apenas um ponto de vista e não deve ser envolvido em qualquer código
(scriptlet ) que poderiam ser melhor aplicados no modelo. O modelo nesta concepção não deve estar
ciente de que estão sendo utilizados em uma aplicação web. O modelo os JavaBeans deve ser úteis
também em aplicações não-web. Em resumo a(s) servlet(s) de controle devem atua como um
facilitador entre o modelo e as views (visões).
[referencia] ARTOF JAVA WEB DEVELOPMENT, Neal Ford.
PS: DEPOIS FAREI MOFICAÇOES, ESSE TOPICO FAZ PARTE DO TOPICO DE MVC, TA ENORME, MAS É NESSE PONTO Q TENHO DUVIDA. ESTA, BOM?
ABRAÇOS.