Modelagem através da UML numa visão do Programador

Ola pessoal, esse assunto é um pouco OFF, mas talves interessa pra alguém…
Estou começando a montar algumas modelagem através da UML, mas meu Principal papel ainda é implementador e admin de rede.
A dúvida é, geralmente quando um analista vai modelar um software, principalmente usando o Diagrama de Classe que seria o fócu principal para os desenvolvedores, o analista se preocupa em colocar as Classes pensando nas Tabelas dos Software, por exemplo, se um software tem tabelas de Clientes e Funcionarios, ele cria duas Classes no Diagrama uma chamada Clientes e outra Funcionarios e pronto…

Quando nós programadores pegamos os diagramas e olhamos, nós precisamos melhorar isso e utilizar a OOP para uma melhor reutilização do Código, assim o Clientes e Funcionarios poderiam ser SubClasses ou classe filha de uma super classe chama Pessoas, onde poderá encapsular alguns atributos como Nome, Endereço, Cidade, RG etc, etc etc…

Essa criação da SuperClasse geralmente vem na visão do Programador e não do analista…

A dúvida, essa responsabilidade seria realmente do programador ou o analista ja tem que se preocupar com isso?? Como eu ja tenho uma idéia de gerar classes e etc, eu me preocupo bastante enquanto estou modelando meus software, pensando na sua implementação…

Se no Diagrama de Classe do Analista possui as Entidades (tabelas), eu posso desenvolver outro diagrama de Classe voltado para o Programador, onde minha classe não seria apenas uma tabela no Banco de Dados, mas seria a classe verdadeira da OOP?

Gostaria da experiencia do pessoal ae que ja trabalha com isso fazendo favor

Agradeço Desde Já
Junior

se o analista é bom em OO (pois ele deve moldar o software ja pensando em que tecnologia este vai ser desenvolvido), quem tem que pensar nisto é o Analista, caso contrario, o analista deve fazer um curso antes de iniciar este projeto :slight_smile:

mas uma coisa, de uma olhada nas discussões anteriores do forum, nem sempre Herança é uma boa opção :slight_smile: