Modelagem de banco ficou com muitas tabelas repetidas, está certo!?

4 respostas
carol_programadora

Oie a todos.

Estou fazendo a modelagem do banco de dados de um sistema, mas por enquanto tem muitas tabelas repetidas, mas não vejo como não tê-las, será que está errado? O sistema inteiro ficou com 50 tabelas, as quais 15 ficaram com as mesmas colunas, nome e descrição.

TabelaXXX(nome, descrição)

Várias entidades no sistema terá um tipo associado, e esses serão cadastrados e editados pelos usuários, e a tabela sempre repete as colunas (nome, descrição), por exemplo:

A entidade Departamento, tem uma tabela, Departamento(nome, descrição)

Temos a tabela plano de saúde, a qual tem:
TipoPlanoSaude(nome, descrição)

Temos tabela funcionário o qual tem:
TipoFuncionario(nome, descrição)

A tabela Produto tem:
TipoProduto(nome, descrição)

Ou seja, isso se repete em 15 tabelas, considerando que serão sempre tipo distintos e de natureza diferentes, isso está errado?

4 Respostas

J-Chist

Não está errado ter diferentes tabelas, de tipo distintos e natureza diferentes, com as mesmas colunas. Só calhou de no seu modelo isso acontecer muitas vezes. Mas as entidades diferentes têm que gerar tabelas diferentes mesmo, imagina se você junta todas em uma tabela (só com os campos nome e descrição) e daqui a algum tempo você precise incluir o clássico “Gerente” na tabela Departamento (ou outra coluna para alguma das outras 14 tabelas)…

FernandoCartaxo

Não sei se é seu caso, mas vale lembrar
É desnecessário a criação de algumas tabelas, como por exemplo uma tabela de sexo (id, descricao), sendo que vocé pode “flagear” o campo como char(1) (“M”,“F”)
Muitas tabelas podem ser retiradas levando em consideração que podem ser campos “flageados”

E

Alguns bancos (como o Oracle) favorecem o uso desse tipo de tabelas (que são razoavelmente pequenas, podem ficar integralmente em memória, não precisam de índices, e são quase constantes. ). Imagine se o “tipo de funcionário” mudasse todo dia…

Felagund

A pior coisa que eu já aprendi, e hoje levo como uma má prática (aprendi com um antigo chefe meu), era criar uma tabela contendo codigo e descricão e por um tipo para identificar, 15 minutos fazendo já tava com vontade de matar ele, pq tava ficando chato, complexo e sem sentido.

Continue assim ao meu ver sua modelagem não está errada não.

Criado 21 de setembro de 2009
Ultima resposta 21 de set. de 2009
Respostas 4
Participantes 5