Modelagem de Dados: via ER ou via UML?

3 respostas
P

Olá, espero que todos estejam bem.

Fiquei sabendo que existe a possibilidade de modelar um BD usando UML (existem até alguns livros publicados sobre o assunto…); Entretando, faço um curso onde a Modelagem ensinada e na abordagem Entidade-Relacionamento (ER);

A pergunta que faço é: Na prática (aí mesmo, onde você trabalha) como o pessoal modela o BD? É via ER ou via UML?

Alguém arrisca dizer se é importante, nos dias de hoje, aprender Modelagem ER?

Aguardo opiniões. Aquele abraço,

3 Respostas

S

Kra,

Muito boa a sua questão!!!

Eu nunca cheguei a pesquisar sobre isso, mas eu utilizo separado.

Acredito que possam aparecer peculiaridades do banco de dados que não necessecitem aparecerem no UML.

B

Ola,

Olha, já vi gente fazendo a modelagem de um banco usando UML, mas sem querer começar uma polemica acho que isto não é muito legal, pois acho que não se pode confundir OO com modelagem… e acho que um banco não deve ser modelado para uma aplicação específica, ele tem que representar os dados que lá estão armazenados… e as aplicações entenderem isto… mas isto é uma visão pessoal.

Aqui onde trabalho há uma equipe de AD (Administradores de Dados) que faz a modelagem e manutenção dos modelos, somente com ER, e tem os desenvolvedores que manipulam os dados atraves de suas aplicações, porém há aplicações nos mais diversos paradígimas, sendo uma delas OO, ae a gente usa UML.

B

Ola, só pra complementar:

Acho muito válido se aprender modelagem, não precisa virar um AD ou DBA, mas entender um modelo, saber esboçar um modelo é muito importante.

Criado 5 de dezembro de 2006
Ultima resposta 5 de dez. de 2006
Respostas 3
Participantes 3