Modelagem de objetos

5 respostas
thiagocifani

Ola pessoal do guj, estou modelando um sistema para condominio, e estou com uma dificuldade em entender determinado aspecto. Para mim um condominio teria varios condominos mas descobri hoje que o condômino pode ter uma ou varias unidades. Os atributos de condômino seriam apenas os dados de uma pessoa, então seria correto talvez pensar que um condomínio não tem vários condôminos diretamente e sim através de unidades que sao as casas? e essas casas tem seus atributos especificos como iptu, fração ideal, bloco, coeficiente, e dentro dela teriamos o condômino em si. Ai para dizer se aquela unidade teria um sindico, eu setaria isso na unidade e o condomino naquela unidade ficaria livre de pagar o condomino da mesma, mas se ele for dono mais de uma continuaria pagando as outras normalmente.

public class Condominio{
   //atributos
   private List<Unidade>unidades;

public List <Unidade> getUnidades(){
       return unidades;

}
}

public class Unidade {
    //atributos
     private Condominio condominio;
    private Condomino condomino;
public Condomino getCondomino(){
    return condomino;

}

public class Condomino{
  //atributos
//por ter uma ou mais unidades seria uma lista;
private List<Unidade>unidades;

public class List<unidades>Unidades(){
       return unidades;
}
}

depois disso eu poderia acessar um condomino atraves da unidade? tipo, estou no condominio e quero listar os condominos, entao faria tipo um condominio.unidade.getCondominos();

ou seria melhor se condominio tivesse os condominos diretamente?

esse ultimo caso eu acharia desnecessario porq condomino pra mim so existe atraves da unidade.

desculpe o incomodo, mas modelagem eu dificil pra mim.

5 Respostas

A

Acho q vc esta certo cara!

Pra mim seria isso mesmo:

Condominio —> Unidades —> Condomino

Só tenho uma duvida, pra mim unidade são os apartamentos, ou seja, por exemplo qdo vc tem varios blocos, cada um é um Condominio separado com seu próprio sindico e etc.

Mas não sei se estou correto nisso :lol:

thiagocifani

Isso mesmo!

vários blocos, mas com o mesmo síndico!

A

Não Thiago, eu disse vários blocos mas cada um com seu próprio Sindico.
Mas não tenho certeza q é assim.

thiagocifani

Entendi, mas no meu caso nao preciso ter varios sindicos nesse tipo de situação!

A

Então acho q é isso mesmo:

Condominio —> Unidades —> Condomino

e mais:

Condomionio —> Condomino(No papel de sindico).

Obs: Isso seria melhor com UML rsss.

Criado 14 de maio de 2010
Ultima resposta 14 de mai. de 2010
Respostas 5
Participantes 2