Modelagem MVC

5 respostas
Allison

Salve galera!

Pessoal, estou começando a estudar o padrão MVC, e gostaria de saber se existe alguns aplicativo pra que eu possa modelar as entidades do meu sistema, para melhor entendimento?

PS: assistindo vídeo-aulas, observei que o cara lá fez um exemplo de um programinha em MVC, usando um programa de modelagem, que pelo que entendi, modelagem uml. O Programa usado foi o Astah.

Pergunto, tem a mesma serventia para modelar em MVC?

Grato!

5 Respostas

B

Acho que você não vai entender MVC via modelagem, programando é mais indicado.

Se quiser entender bem o que é MVC, vai dar um pouco de trabalho, mas faça isso:

Um programa de Cadastro de Pessoas, onde os atributos de pessoa só são nomeCompleto, dataNascimento e sexo.

CadastroPessoa só vai ter dois métodos, void incluir(Pessoa) e List listarTodas().

Agora a parte importante, crie 3 UIs, uma via console/prompt, outro desktop, e outro web que usem a mesma classe CadastroPessoa, sem que você nunca toque nesta classe por causa de uma das UIs.

Com isso vc terá o teu MVC, onde o M é CadastroPessoa(e outras que ela se ligue, como uma PessoaDAO)

Patterson

Cara eu nunca usei aplicativos para modelagem de um sistema MVC, mas creio que a solução seja programas de modelagem UML.

Agora MVC não é complicado, Como nosso amigo disse acima, vc precisa fazer com que a VIEW (interface) seja independente do Model(Model pode ser uma classe Pessoa), para fazer isso vc vai precisar da classe Controladora Controler que vai fazer a comunicação entre a VIEW e a Model. Existem frameworks, mas para aprender bem o conceito MVC tente fazer uma aplicação simples de desktop mesmo.

Espero ter ajudado.

Allison

Obrigado ao dois!

Eu entendo bem a lógica do MVC, só que eu sou do tipo que compreendo melhor vendo um desenho, por isso perguntei se existia algum aplicativo que ajudasse nessa questão.
Procurei no Google, em outros fóruns mais realmente n encontrei!

Agradeço a atenção e Obrigado!

A

Na apostila da K19, k19-k12-desenvolvimento-web-com-jsf2-e-jpa2

http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/java/k19-k12-desenvolvimento-web-com-jsf2-e-jpa2

na página 68 tem uma figura muito boa que explica a estrutura do JSF e por tabela o MVC.

Allison

Obrigado! ^^

Criado 28 de junho de 2013
Ultima resposta 1 de jul. de 2013
Respostas 5
Participantes 4