[Modelagem] Um programinha, alguém me ajuda?

5 respostas
F

Amigos, em primeiro lugar gostaria de saber se esta é a área certa pra postar sobre esse assunto: modelagem de dados…

Bom, estou querendo fazer um programa simples pra ajudar minha namorada, que vende pulseiras…

Cada pulseira possui um conjunto de 3 ou 4 acessórios mais ou menos, tem que ter um nome, um preço, uma descrição…

Eu estava pensando em fazer um cadastro para cada acessório, um para cada vendedor e um para cada pulseira…

Gostaria de saber se falta algo na modelagem, o que precisa ser feito a mais e tal?

Obrigado desde já!

5 Respostas

ssh

Cara não conheço a notação dessa ferramenta que você utilizou para modelagem.

Mas se atender as suas necessidades está certo! correto?

Mas de primeira aqui, 1 pulseira pode ter vários acessórios e 1 acessório pode estar em várias pulseiras. então é um relacionamentos (n-m)muitos para muitos, ou seja, cria-se uma classe intermediaria a ambas por exemplo PulseiraAcessorio, que possui campo da chave primaria de pulseira, e chave primaria de acessorio sendo eles FK da tabela PulseiraAcessorio.

Jhonny_Oliveira

Bom primeiro sugiro a não chamar nenhum software que você crie de ‘PROGRAMINHA’, isso desvaloriza o tempo que você gastou nele. Chame de software simples, soa melhor para seus clientes.

Achei a modelagem boa, mas trocaria o nome da tabela PULSEIRA para PRODUTOS ou PRODUTO, já que no futuro você pode ter outros tipos de itens como colares, anéis e etc.
Outra coisa que eu normalmente não faço mas vejo muito por aí, é colocar o nome dos campos com o prefixo da tabela, tipo ACESS_ID, por que não apenas ID? Eu acho mais limpo, mas isso é apenas uma opnião.

Boa sorte.

A

Boa tarde…

sugiro criar uma tabela apenas para o relacionamento das tabelas pulseira e acessorio. Pois, se tens 4 acessorios para uma pulseira, você estará repetindo o nome da pulseira, a descrição e o preço.

entao na sua tabela pulseira ficaria apenas o ID, o Nome, Desc, Preço…
e na tabela relacionamento criada ficaria com Acess_ID(FK), Pulse_ID(FK), qtdeAcess…

att,
Ávila

F

Bom, amigos, seguindo as orientações de vocês, pensei em refazer a minha modelagem.

Criei, como sugerido, uma tabela intermediária entre ‘Produto’ e ‘Acessório’, chamada ‘AcessorioProduto’.

Fiz os relacionamentos de 1 pra n, de modo que: 1 ‘Acessório’ está para n ‘AcessorioProduto’ e n ‘AcessorioProduto’ está para 1 ‘Produto’

Até ai tudo certo?

OBS: em ‘AcessorioProduto’, coloquei apenas ID e Quantidade como atributos.

Outra coisa que eu tinha pensado…

Posso dizer que 1 produto possui vários históricos e em 1 histórico posso ter vários produtos? Sendo assim, tenho que criar um intermediário também?

Obrigado!

A

bom dia…

vamos por partes…rs

a questao do ProdutoAcessorio fechou…

quanto ao histórico do produto(que poderia ser chamada de Pedido pois estás vinculando a um vendedor) acho que a tabela já está relacionada, mas tu pode estar separando algumas informações em outra tabela para não repetir informações…

Ex.:
Um Pedido W foi efetuada numa data X por um vendedor Y e constam 5 produtos(pulseiras) diferentes. Neste caso terias 5 linhas com informações de data e vendedor repetidas.

Já , se tu tens uma tabela PEDIDO, com colunas ID_PEDIDO, ID_VENDEDOR, DATA, VALOR_PEDIDO, terias somente uma linha na tabela, criando uma tabela relacionando o PEDIDO ao PRODUTO e QTDE…

É mais uma questão de organização, pois o relacionamento que tu tens comportaria também o que tu quer fazer, porém seria um Pedido para cada Produto(diferente)…

att,
Ávila

Criado 25 de setembro de 2012
Ultima resposta 27 de set. de 2012
Respostas 5
Participantes 4