Modelagem UML - Demonstrar Classes usadas no EJB e JPA
3 respostas
L
LFCavalcanti
Boa tarde pessoal,
Estou fazendo meu TCC, tento me formar em SI esse ano kkk
Bem, a faculdade que eu estudo não é lá muito boa e as aulas de UML foram ruins, apesar disso, aprendi bem a linguagem e a parte de abstração do negócio e dos casos de uso. Meu problema começa na parte que envolve a tecnologia.
Por várias razões estou pensando em usar Java EE quando for implementar essa aplicação, mas preciso desde já demonstrar como a tecnologia afeta a concepção do sistema.
:?: Minha dúvida é:
Não estou achando material prático sobre como demonstrar as camadas que são necessárias para o JAVA EE nos diagramas, especialmente o de classe e sequencia. Alguém poderia compartilhar sua experiência ou me indicar um material que demonstre esses aspectos?
Sou novo no fórum, se postei na sessão errada, me desculpem.
Estou fazendo meu TCC, tento me formar em SI esse ano kkk
Bem, a faculdade que eu estudo não é lá muito boa e as aulas de UML foram ruins, apesar disso, aprendi bem a linguagem e a parte de abstração do negócio e dos casos de uso. Meu problema começa na parte que envolve a tecnologia.
Por várias razões estou pensando em usar Java EE quando for implementar essa aplicação, mas preciso desde já demonstrar como a tecnologia afeta a concepção do sistema.
:?: Minha dúvida é:
Não estou achando material prático sobre como demonstrar as camadas que são necessárias para o JAVA EE nos diagramas, especialmente o de classe e sequencia. Alguém poderia compartilhar sua experiência ou me indicar um material que demonstre esses aspectos?
Sou novo no fórum, se postei na sessão errada, me desculpem.
De maneira geral, API’s de terceiros e frameworks não são incluídos na modelagem.
L
LFCavalcanti
Obrigado pela resposta!
Na verdade eu preciso demonstrar como a tecnologia afeta a modelagem, pois com arquitetura distribuida e em camadas como o JAVA EE, existem Views, Controllers, etc.
Mesmo lendo sobre o MVC e MVP ainda estou confuso em como demonstrar isso nos diagramas.
Aleksandro
Na verdade UML se preocupa com o modelo de domínio , no seu caso você pode utilizar os estereótipos (entity, model, control) , e caso você queira chegar no nível de mostrar as api e tal , você poderia pensar em diagramas de pacotes ou deploy … no seu caso por ser acadêmico , você poderia mencionar no seu tcc as tecnologias que serão utilizadas e usar a uml apenas para demonstrar os casos de uso, atividades , estado , classes …