Modelo de controle de acesso em aplicação java

Seguinte pessoal estou desenvolvendo um sistema em java e tenho q definir um controle de acesso para tal.
Andei estudando um pouco sobre JAAS e Cache para JPA. Com relação a JAAS para aprender requer tempo e no momento não tenho tanto, para cache até agora não encontrei muita coisa em relação a controle de acesso de usuário e sim mais relativo a controle de transação. Alguem teria alguma idéia como poderia estar implementando o controle de acesso para meu sistema? Seja com algum modelo de controle de acesso ou um exemplo utilizando uma das tecnologias, por favor uma luz?

:wink:Se você estiver desenvolvendo uma aplicação JEE poderia utilizar o Spring Security (antigo Acegi Security) onde com um pouco de xml e anotações você pode configura-lo, ele tem um aboa documentação e se não me engano no livro Spring in Action fala sobre ele, a tambem tem um artigo que saiu na java magazine (não lembro qual), enfim tem bastante material e não é tão dificil assim de usar.

[quote=abaldove] :wink:Se você estiver desenvolvendo uma aplicação JEE poderia utilizar o Spring Security (antigo Acegi Security) onde com um pouco de xml e anotações você pode configura-lo, ele tem um aboa documentação e se não me engano no livro Spring in Action fala sobre ele, a tambem tem um artigo que saiu na java magazine (não lembro qual), enfim tem bastante material e não é tão dificil assim de usar.

[/quote]
Não ainda não. A aplicação é java SE mesmo com JPA, tem alguma outra idéia?

Bom então acredito que o melhor é o JAAS mesmo.

Valeu companheiro vou tentar apesar do tempo ser curto, mas quem tiver outra idéia, por favor de uma luz?