Modelo Entidade-Relacionamento de Vendas

Olá pessoal, sou estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e estou com algumas dúvidas no Modelo Entidade-Relacionamento que estou fazendo para um sistema de vendas que será desenvolvido em Java.

O MER refere-se a um sistema de vendas de uma autopeças e as minhas dúvidas são as seguintes:
1 - As especializações estão corretas?
2 - A parte da venda está correta? A ideia é que uma mesma venda possa ter vários produtos, por isso a entidade ItensVendidos.

Aguardo uma resposta…

Bom, meus apontamentos são:

  • Seria mais elegante definir a entidade “Usuario” como a principal do modelo, em vez da “Pessoa” (pode até exclui-lá), pois é esse objeto responsável por dar sentido e ação a sua aplicação, sendo assim, os atributos definidos na entidade “Pessoa” também se aplicam ao objeto Usuario;
  • O atributo “habilitado” poderia está presente somente na entidade “PessoaFisica”;
  • Criar uma entidade específica para “Endereço”, assim possibilitará o objeto possuir mais de um endereço;
  • Todas as relações ligadas as entidades “Cliente” e “Pessoa” podem sair diretamente da entidade “Usuário”, sendo assim, também não vejo a necessidade da existencia da entidade “Cliente”, pois todos os usuários cadastrados podem ser clientes dessa aplicação;
  • A entidade “ItensVendidos” terá dois valores como chave primaria, sendo eles: as chaves estrangeiras “idPeca” e “idVenda”;
  • A relação entre “ItensVendido” e “Peca” seria 1 ou N (1,N), e o contrario seria 0 ou N (0,N);
  • Não há a necessidade de ter o atributo “PrecoVenda” na entidade “Venda”;

Espero ter ajudado rsrs

Guilherme, obrigado pela resposta. Olha, eu fiz várias alterações no meu Modelo Entidade-Relacionamento ao longo desse tempo que ninguém me respondia, atualmente ele está assim:

Você pode me indicar novamente o que devo melhorar?

Olá, qual programa você usou para fazer essa modelagem? Sabe onde encontro bons materiais também para estudo?
Obrigado. Abç

Provavelmente esse foi feito no Brmodelo

Alguém poderia me ajudar a fazer um modelo conceitual de uma academia, para um projeto escolar?