Modelo MVC

como e onde implementar o controle de sessão no modelo MVC

vlw pessoal,
Chari

Olá,

até onde sei (e corrijam-me se estiver errado), MVC é apenas uma design pattern que propoe a estrutura de uma aplicação em 3 camadas:

M - model - a retaguarda: classes propriamente ditas (regras do negócio) e persistência.

V - view - interface com usuário;

C - controller - classe(s) que controlam o fluxo da aplicação;

A idéia é separar as funcionalidades nestas 3 camadas, de modo a tornar a aplicação o mais portável possível.

Na prática, é apenas uma maneira de implementarmos nossas classes. O desenvolvedor é que segue ou não esta regra!

Opa! não prestei atenção na pergunta e já tava viajando!

Complementando,

O controle de sessão deverá(ria) ser implementado nos servlets de controle!

Olá Chari,

Pelo que entendi, você pode tanto configurar o controle de Sessão no web.xml ou em uma Action da sua aplicação. Recomendo setar sua variável de sessão em uma Action de Login ou em uma de Controle de Acesso por exemplo:

Configurando no Web.xml

Adicione as linhas abaixo ao seu arquivo:

<session-config>
<session-timeout>3000</session-timeout>
</session-config>

Os valores são em segundos.

Configurando na sua Action

HttpSession session = request.getSession(true);
session.setMaxInactiveInterval(3000);

Os valores também são em segundos.

Não esquece de fazer o Import:

import javax.servlet.http.HttpSession;

Obs.: Se você implementar as duas formas, os valores do Controle de Sessão na Action sobrepõem os valores no arquivo Web.xml.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

George Mazza.

Olá !

O que eu faria é usar alguns FrameWorks que facilitam a implementação do modelo MVC. E o que eu já estudei sobre MVC, é que:
M = Model = Além de ser a(s) regra(s) do negócio, é a camada de dados usando algum banco de dados.
V = View = Seria o JSP propriamente dito, com as regras de validação, parsing com XSL, etc.
C = Controller = Seria o servlet que fica no lado “server-side” esperando os dados do usuário que vem do browser para que o servlet trate esses dados e depois dê um “reply”.

Como eu citei frameworks acima, eu usaria o Struts, que facilita na implemantação para separar cada camada (MVC) entre si.

[]'s

Ola Chari…
vou te dar um exemplo…
imagine que vc tem: beans, servlets e jsp/html
entaum fica assim:
beans - Model
servlets - Controller
jsp/html - Views

[]'s

Salve Diana!!! Salve Pessoal!!!

Me desculpem a fuga do tema principal, mas vc disse que na camada controller se usa servlet…

Eu estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso (monografia) na faculdade e estou desenvolvendo um B2B em java usando MVC, e no meu controller estou usando um JSP devido a facilidade da integração e comunicação com meus beans

Quais as vantagens de se usar um servlet para o controller :?:

Desde já agradeço a atenção e a compreenção de todos.

eu diria q é pq o servlet não é um componente de apresentação, sendo assim, nao precisa estar num .jsp com tags html