Na classe abaixo, qual a finalidade do modificador static??
Qual diferença tem se eu nao utilizar esse modificador ??
valeu!!
class DoisMetodos{
static int a = 100, b = 200;
static void ab() {
int c=b;
for(int i=1;i<50000;i++){};
exibeDados();
Na classe abaixo, qual a finalidade do modificador static??
Qual diferença tem se eu nao utilizar esse modificador ??
valeu!!
class DoisMetodos{
static void ab() {
int c=b;
for(int i=1;i<50000;i++){};
exibeDados();
Como o modificador static, vc pode acessar o método ou variável através de outra classe, sem instanciar a classe:
Ex. Acessando o método ab() de sua classe:
public classe App{
//fiz o acesso ao método ab, sem instanciar a classe DoisMetodos
DoisMetodos.ab();
}
lembrando que se vc, quiser acessar uma variável dentro de um método static, ela tb deve ser static
att…
Isso que ia perguntar… rsrs
Outra coisa ai é que tem diferença entre o static da variavel e o static do metodo…
Essa linha quer dizer que voce tem dois atributos do tipo static, e isso, na hora que voce criar objetos da classe, todos objetos vao ter o mesmo valor para ele.
Ou seja, se voce criar obj1 e obj2, e mudar o valor da variavel “a” para 500 do obj1, ira mudar o valor do obj2 tambem, pois a variavel é static
se a variavel fosse private, isso nao aconteceria, ou melhor, voce nao poderia nem mudar o valor dela de outra classe, apenas da propria classe que esta, e esse tipo de variavel é chamado de variavel de instancia.
Se falei alguma bobagem me corrijam pois estou engatinhando ainda rsrs
Abraços
a finalidade de usar o modificador static é que vc tem variaveis e metodos que pertencem a class e nao a um objeto. sendo assim os valores de uma variavel por exemplo é compartilhado para todos e nao pertence a um objeto especifico.
A diferença que de uma variavel nao static é que o valor da variavel está relacionado com o objeto entao se o objeto A diz que a a variavel N é 10 ele será 10 para o objeto A, mas para B será 20.
percebeu a diferença?