Modificador de acesso Protected Duvidas

alguem me ajuda to com uma duvida tremenda.

*Um metodo ou V.I protegida so pode ser acessada por herança ok.

*O uso da herança é so usado quando uma subclasse esta em pacote diferente da superclasse? ou mesmo sendo do mesmo pacote tem que usar herança?

*Depois de herdado, ele torna-se private na subclasse ou na superclasse?

*O membro protegido nao pode ser acessado por instância da classe(new)?

*Na subclasse, o membro protegido so pode ser acessado dentro de um metodo ou construtor da subclasse, diretamente não é possivel ?

*Na Superclasse tem um metodo protegido que retorna uma String, quando uma subclasse extends a superclasse, automaticamente herda os membro protegido da superclasse?

eu consegui entender a politica do protected, so pq quando fui testar, fiquei muito confuso…
desculpa tantas pergunta, tentei ser o mais claro possivel
o modificadorzim enjuado =)
vlw pessoal

O modificador “protected”, tem o comportamento quase identico ao modicador “private”, sendo sua unica diferença, com relação a herança, ou seja caso uma classe tenha um mebro “protected” ou metodo “protected”, o mesmo sera visto como “private”, por classes externas a ela(Ou melhor dizendo não visto), e sera “protected” em todas as subclasses dela, ou seja caso tenha em uma 1º classe um modificador “protected” em todas as subclasses o mesmo sera "protected, ou seja visivel a ela e seus filhos, mas não a classes externas. Espero ter lhe ajudado.