Modificar mensagem de erro!

Olá colegas!!!
Gostaria de saber como eu faço para modificar as mensagens de erro de validação e conversão, porque como elas originalmente são em inglês e não fica muito claro paro o usuário final.

Trate a exception e mostre uma mensagem em português para o usuário.

Assim:
Sua classe de exceções:

public Class ExcecaoPT extends Exception{
//crie um construtor para exeções.
}

Na sua implementação:

public void teste() throws ExcecaoPT
try{
Integer i = new Integer("a");
}catch(Exception){
throw new ExcecaoPT("Ocorreu uma excecao e a msg eh em portugues!");
}

Abraço.

Você poderia escrever as suas proprias Exceptions como foi proposto aqui, mas devendo sobreescrever o método getLocalizedMessage()
Contudo, isso não seve ser usado para mostar erros ao usuário. PAra mostrar mensagens ao usuário vc deve capturar a excepção, tratá-la e mostrar um mensagem internacionalizada. De uma olha em ResourceBundle especialmente em java.util.PropertyResourceBundle e em java.text.MessageFormat
para criar mensagens cujo texto pode ser facilmente lido em qq lingua e que inclua informações uteis. Procure informações sobre design patterns associados a excepções como “throw early , catch late”.
Criar uma hirarquia boa e propria de excpções é muito dificil. MAs cria uma classe que analise a excpção e mostre uma mensagem ao usuário pode ser bem simples ( e mais poderoso até)

Olá pessoal, valeu pelas dicas, apesar de que eu não ajudei muito porque não expus de forma clara a minha dúvida, embora com a ajuda de vocês já tenha resolvido 90% dela. eu não falei que estava utilizando JSF e assim eu resolveria o meu problema apenas criando um arquivo message.properties e configuro jo faces.config como um resource-bundle, é muito parecido com a dica dada pelo Sergio. Meu atual problema é fazer com que apareça nas mensagem o nome do campo em que ocorreu o erro de validação, já que pela diposição dos campos não ficaria muito legal colocar uma tag <h:message> para cada campo validado.

Valeu!!!