Bem minha duvida achu q eh mais sobre orientação objeto msm, eu gostaria de saber qual eh o modo mais correto de se fazer um baralho, eu fiz uma classe chamada Carta, e uma chamada Baralho, a classe carta possui os atributos; valor(que vai indicar de 1 a 13 qual é a carta), nipe(1 a 4) e caminho(vai dizer onde ele vai buscar o caminho da imagem da carta) e Baralho cria um vetor de cartas e embaralha, distribui carta entre outros metodos…
gostaria se possivel de que alguem me diga se estou fazendo do modo certo, e se possivel me de dicas sobre como seria o melhor codigo…
desde já agradeço as ajudas 
Modo correto de se fazer um baralho(em java ^^)[resolvido]
7 Respostas
Seria melhor você usar enums. Curiosamente, o exemplo dos enums que o Java tem é sobre um baralho de cartas:
http://download.oracle.com/javase/1.5.0/docs/guide/language/enums.html
A imagem do naipe e do número podem ser atributos do próprio enum.
Curioso, não conhecia o verbo “baralhar”, só o “embaralhar”. São sinônimos e ambos existem.
acho que usaria enum até para o “valor” das cartas…
um AS pode ser chamado de 1 mas pode ser 11 (em 21) ou depende do jogo…
em truco um 3 tem um valor muito alto…
o valor das cartas ia depender das regras do seu jogo, portanto não representaria cartas por valor mas pelo seu nome
Curioso, não conhecia o verbo “baralhar”, só o “embaralhar”. São sinônimos e ambos existem.
Curioso mesmo,tenho mania de ler por cima,sem sua observação,eu não perceberia 
bem muito obrigado pelos links e pelas dicas,esqueci do enum o codigo vai fica bem melhor xD
de novo agradeço
PS: baralhar … aprendi uma, aposto que em portugual devem usar baralhar ao inves de embaralhar… (melhor q jogo do galo XD)