Modularização de um sistema

7 respostas
titanius

Olá amigos,

Em Java é possível fazer um sistema em módulos? Digo… ter um arquivo “executavel” e vários arquivos como módulos?

Tipo, modulo de venda… se eu mudar algo nele, nao preciso enviar todos os arquivos para o cliente, isto é possivel? Se sim, onde posso achar algo a respeito?

Desde já agradeço

[]s

7 Respostas

_fs

Plugins? Aqui é um começo:
http://www.osgi.org/

F

Sim existe uma maneira que é componentização de seu app, podendor ser gerados varios JAR, assim quando mexer no componente de DAO de fornecedores ex. vai sobrescrever apenas um jar.

fui claro ?

[]'s

titanius

foliveira81:
Sim existe uma maneira que é componentização de seu app, podendor ser gerados varios JAR, assim quando mexer no componente de DAO de fornecedores ex. vai sobrescrever apenas um jar.

fui claro ?

[]'s

Hein!? :shock:

Bem, eu programei em java somente uma única vez na faculdade, e não sei o que é um DAO.

Mas idéia acho que peguei…

Vamsos supor, que eu tenha 3 arquivo, um deles sendo o principal, e um deles sendo o fornecedor.

Pois bem, no principal eu uso dados do fornecedor e vice-versa… se eu mudar algo no fornecedor, precisarei recompilar meu principal?

entenderam o que eu quero dizer?

[]s

Luca

Olá

Depende.

Se você não estudar orientação a objetos antes de aprender Java provavelmente sim.

Mas caso entenda um mínimo de arquitetura de sistemas há poucas chances disto acontecer.

[]s
Luca

titanius

Luca:
Olá

Depende.

Se você não estudar orientação a objetos antes de aprender Java provavelmente sim.

Mas caso entenda um mínimo de arquitetura de sistemas há poucas chances disto acontecer.

[]s
Luca

Olá Luca,

Tenho um sistema assim em Delphi, mas o porém dele, é que se eu mudar algo num módulo, tenho que “recompilar” todos os modulos que o usam… por isso perguntei se no Java é igual, ou diferente…

[]s

Luca

Olá

Possivelmente quando você escreveu este sistema ainda não sabia como escrever aplicações com baixo acoplamento.

Foi o que eu disse, se o cara quiser, Java permite fazer um sistema tão ruim como usando qualquer outra linguagem.

[]s
Luca

F

isso devo concorda com o Luca,
Kra seguinte para fazer um sistema componentizado vc deve ter n cuidados, pois apesar de ser componentizado um depende de outro.

Mas oq eu quero falar para vc é o seguinte.
Vamos dizer que voce tenha um sistema usando
struts que nele vc tem suas actions e actiosform, suas jsp para as interface de usuario, se vc mexer apenas nas jsp e nao afete registro em seus jar de DAO " DAO CAMADA DE PERSISTENCIA A BASE DE DADOS", basta vc mandar suas jsps alteras e talvez ate o jar do seu view que nela tem as classes q depende das actions etc.
entao vc separa essas informações entende.
aconselho vc estudar seu projeto para ver as LIBS q serao de enterprise oq é isso jar que todos os modulos vao usar, nesse caso esse jar vai ficar em um container etc…
é um assunto de muitos debates , mas vc pode separar sua app assim criar libs para camada model, uma outra para control e se for usar web use os war para distribuir as aplicacoes, nele vai estar sua lib do sistema.
mas é melhor vc estudar mais a respeito antes de sair codificando. para saber se é valido isso para o seu projeto.

[]'s
Fernando

Criado 14 de novembro de 2006
Ultima resposta 15 de nov. de 2006
Respostas 7
Participantes 4