Boa dia…
Gente, vi um software que ele continha vários jar:
Financa.jar
Estoque.jar
Venda.jar
…etc
E todos esses jars eram interligados em um outro jar. E ainda assim, era possível baixar esses modulos separadamente e utiliza-los.
Como se faz esse tipo de modularização? E como integra eles depois caso seja necessário.
Estou perguntando isso, pois pretendo vender alguns softwares e gostaria de fazer o mesmo, para poder aproveitar os módulos quando variar de um sistema para o outro.
Agradeço desde já.
Abraços
trabalhe com o jars pensando em bibliotecas, ou seja vc cria um modulo com pre montagem e tudo mais e empacota, depois cria o outro, e no final vc cria as classes para interligar tudo !
Ficou meio confuso…
Como assim cara? O controle financeiro, por exemplo, depende diretamente do sistema de vendas. Iai ?
E como assim, bibliotecas?
E classes para interligar, tipo uma classe de interface?
[…] E a persistência de cada um desses itens? […]
Errado.
O controle financeiro precisa apenas de algo que entra dinheiro e algo que sai o dinheiro. Esse algo pode ser qualquer coisa. Por exemplo, pode ser uma venda.
Se você fizer o controle financeiro com isso em mente, você vai pode ligar ele a qualquer coisa.
Falou.
Errado.
O controle financeiro precisa apenas de algo que entra dinheiro e algo que sai o dinheiro. Esse algo pode ser qualquer coisa. Por exemplo, pode ser uma venda.
Se você fizer o controle financeiro com isso em mente, você vai pode ligar ele a qualquer coisa.
Falou.[/quote]
O Controle financeiro então é o plano de contas:
1 Receita
1.1 Vendas
1.2 […]
2 Despesa
2.1 Compras
2.2 Investimentos
2.3 […]
E a partir do plano de contas eu gero fluxo de caixa e outras coisas do tipo ? Depois tenho que ligar o plano de contas com controle de estoque, com o módulo de vendas
e assim por diante?
A idéia é essa.
Usa interfaces para fazer isso. Cria um jar só com as interfaces de ligação. E todos os projetos vão usar esse jar.
Ai por exemplo, para o controle financeiro você cria duas interfaces Credito e Debito e faz todo o controle financeiro funcionar em cima dela.
Ai no modulo de venda você cria sua classe Venda implementando Credito. Ai é só passar a instância para o controle financeiro.
Por final você pode criar um barramento para controlar todos os projetos.
Falou.
Bom dia!
É isso que quero aprender agora, isso seria padrões de projetos? Qual livro bom vocês indicam?