Modularização

5 respostas
J

Bom dia pessoal, estou aqui para pedir uma ajuda para voces.
Estou desenvolvendo um software, ERP, e gostaria de deixalo modular, como seria isso, o programa dividido em varios *.jar, assim quando uma coisa e modificada, ele nao precisa ser inteiro compilado.
Tem alguma forma de fazer isso ?

Desde ja Grato.

5 Respostas

D

Cara, eu faria extamente isso, criando um jar por area do ERP.

No caso eu trabalho com seguros, seria algo assim: cobranca.jar, emissao.jar etc…

creio que ficaria mais facil de dar manutenção, porém tome cuidado para não misturar funcionalidades, em caso de haver rotinas muito parecidas nas áres, crie um biblioteca generica que atenda todas as area, ou seja, fazer com que essas rotinas possam se transformar no futuro, em serviços para sua empresa.

Outra coisa é que você tenha esses módulo independentes, por exemplo: Se você vender esse sistema, pode ser que o cliente não queira o módulo de cobrança, por já ter um na empresa, porém ele quer o de emissão e fabrica de produtos.

Espero ter ajudado,

abs,

J

Mas tem alguma forma de eu “carregar” o modulo e ele incluir menus, botoes e outras coisas na minha interface ?

fantomas

joaoks,

Concordo com o djDufu, só incluiria o seguinte: persiga a redução máxima de dependencia entre os módulo a todo custo. “dependencia” esse é o nome do seu (também nosso rsrssr) inimigo.

Essa última pegunta não entendi, é swing, html ou o que? Tô achando que isso já é um dos ataques da dependencia rsrsrs.

flw

J

fantomas, é swing.
Por exemplo eu tenho por assim dizer, o formulario principal, nele vai ter toolbar entre outras coisas, cada modulo tera uma toolbar com botoes diferentes, e nos menus da aplicaçao tambem ai por exemplo, carrego o modulo Estoque, quando ele e carregado, automaticamente adiciona, os botoes do modulo na toolbar, e intens nos menus da aplicaçao.

D

joaoks,

Independente da sua view, ou seja, swing, jsf ou qualquer outra coisa, você deve usar um design pattern para montar um padrão e separar sua view do código de negócio.

em outras palavras, se você tem um toolbar, para cada modulo isso não importa, pois você poderia em jsf ter os mesmo tool bar para cada módulo.

Você deve separa muito bem o que é camada de negócio e o que é cada de apresentação.

Aconselho a você a dar uma olhadinha em FACADE, este design pattern é muito bom e bem conhecido, deverá te ajudar muito no que pretende.

abs.

Criado 1 de agosto de 2008
Ultima resposta 1 de ago. de 2008
Respostas 5
Participantes 3