MongoDB

13 respostas
S

Pessoal, gostaria de saber se alguém já ouviu falar do MongoDB. Dizem que é um super banco de dados. Será que é bom programar em Java usando esse Banco? Ele é melhor que MySQL,Oracle? Dizem que ele é orientado a colunas. Alguém tem alguma experiência? Pra mim é novidade.

Obrigado

13 Respostas

juno.rr

MongoDB é um ótimo banco de dados, em desempenho deixa todos no chinelo, é muito rápido.

Sua estrutura para armazenamento é no estilo json, você precisará converter seus objetos/dados para essa estrutura, mas existem várias bibliotecas que fazem isso.

Eu estou inclusive pensando migrar uma solução web que está em fase final de desenvolvimento para o mongoDB.

Recomendado.

FernandoFranzini
wender.jean

Galera,

Só pra aproveitar o post, o MongoDB se comporta bem em grandes aplicações com alta rotatividade de dados ?

Victor_Neves

Soruji:
Pessoal, gostaria de saber se alguém já ouviu falar do MongoDB. Dizem que é um super banco de dados. Será que é bom programar em Java usando esse Banco? Ele é melhor que MySQL,Oracle? Dizem que ele é orientado a colunas. Alguém tem alguma experiência? Pra mim é novidade.
Obrigado

Colega, vejá so o que o próprio criador do Mongo falou:

Ou seja, voce não pode comparar o Mongo com NENHUM outro BD relacional…

BD orientado a coluna nao é o mesmo que orientado a linha…

Michel_M

Desculpa a minha ignorância, mais o mongoDB trabalha com uma estrutura de tabelas?

FernandoFranzini

Antes de qualquer pergunta seria interessante cada um se aprofundar no assunto:

wender.jean

Michel M:
Desculpa a minha ignorância, mais o mongoDB trabalha com uma estrutura de tabelas?

Até onde eu sei ele é orientado a documentos e os dados são aninhados em coleções no formato json, encontrei uma definição legal aqui, dá uma olhada.

Outra coisa bem interessante no MongoDB é a forma de lidar com ?tabelas?. Aqui, nós as chamaremos de collection (ou coleção em português). A principal diferença entre uma tabela e uma coleção é você não precisa ter os registros de uma forma linear. Ex:

Em uma coleção eu posso adicionar os dois registros :

Coleção: Aluno -

1 {nome:Lucas,idade:22}

2 {nome:João,idade:34,cep:30333250}

Os registros são guardados desta maneira no banco. Caso apareça um novo campo, você pode adicionar no seu formulário (view). A partir daí os registros começam a receber este campo. Ex:

1 {nome:Lucas,idade:22,sexo:masculino}

Fonte: http://www.blog.lapix.me/mongodb/mongodb-e-o-conceito-nosql

FernandoFranzini

NoSQL tem estrutura dinâmica de armazenamento de informações…de varias tipos…cada provedor de solução pode variar nos tipos.

Michel_M

wender.jean:
Michel M:

Até onde eu sei ele é orientado a documentos e os dados são aninhados em coleções no formato json, encontrei uma definição legal aqui, dá uma olhada.

Outra coisa bem interessante no MongoDB é a forma de lidar com ?tabelas?. Aqui, nós as chamaremos de collection (ou coleção em português). A principal diferença entre uma tabela e uma coleção é você não precisa ter os registros de uma forma linear. Ex:

Em uma coleção eu posso adicionar os dois registros :

1 {nome:Lucas,idade:22}

Os registros são guardados desta maneira no banco. Caso apareça um novo campo, você pode adicionar no seu formulário (view). A partir daí os registros começam a receber este campo. Ex:

1 {nome:Lucas,idade:22,sexo:masculino}

Fonte: http://www.blog.lapix.me/mongodb/mongodb-e-o-conceito-nosql

Valeu!

andersonrc

Então pelo que li até agora sobre MongoDB, ele é indicado para sistemas com um grande volume dados, para aplicações com pouco fluxo de dados não.

Victor_Neves

fonte:
http://igormusardo.com.br/2008/07/07/banco_de_dados_orientado_a_colunas/

S

Alguém teria um exemplo de uma classe de conexão Java com o MongoDB e uma classe para inserir dados nele?

É uma pesquisa que um colega meu está fazendo para o seu TCC, eu mesmo nunca trabalhei com esse banco de dados.

Grato desde já.

juno.rr

Procure no site do MongoDB, lá tem muita documentação com exemplos para java http://www.mongodb.org/.

Criado 16 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 22 de mar. de 2012
Respostas 13
Participantes 7