Eu estou pretendendo fazer um programa em java que monitora varios computadores…
Ou seja sao varias threads que fazem isso! mas os meus metodos de coletar os recursos do sitema tal como: memoria livre, memoria usada, hd livre, hd usado, processos rodando… Esse tipo de coisa!
Intao o que estou procurando e espero que vc me ajuda é um metodo ou uma classe que faça essa busca dos recursos de modo dinamico e pratico em sistemas linux.
Você já sabe como fará para descobrir essas informações(memória livre, memória usada, hd livre, hd usado, etc.) sobre os outros computadores ?
Por estar em VMs diferentes eu acho que você não vai ter como pegar essas informações diretamente. Acho que terá que fazer uma aplicação pra rodas nas máquinas que você quer descobrir essas informações para poder te passar essas informações.
Seria tipo assim: Uma aplicação principal que rodará na tua máquina, que irá conectar nas aplicações secundárias (rodando em background) nas outras máquinas da rede e ficam mandando as informações (memória livre, usada, etc.) para a tua máquina.
Deve ter outros jeitos de fazer…
gostaria até de saber…
vou ficar acompanhando o tópico
=)
abraço!
aurelio_silva
Interessante…também não vejo outra forma se não for criando uma aplicação para rodar em cada máquina. Apesar de não ter uma resposta sobre como vc pode obter os dados do sistema(no caso Linux)…gostaria de saber como vc definiu a “arquitetura” do software sobre o que disse “Ou seja sao varias threads…”
igormani
Vai ter um servidor que recebe todas as informacoes de todas as maquinas cliente, e dentro de cada cliente teria rodando uma aplicacao que fica retornando os valores do sistema dentro de um tempo estipulado.
O servidor contem threads que fazem perguntas em tempos estipulados que sao dependentes do que é pedido. Ex: Sistema operacional : Ubuntu versao bla bla bla, só necessita ser feito uma unica vez, no entanto, a cpu, vc precisa estar consultando a todo instante devido a grande oscilação!
fabiofalci
Procure por SNMP
aurelio_silva
igormani:
Vai ter um servidor que recebe todas as informacoes de todas as maquinas cliente, e dentro de cada cliente teria rodando uma aplicacao que fica retornando os valores do sistema dentro de um tempo estipulado.
O servidor contem threads que fazem perguntas em tempos estipulados que sao dependentes do que é pedido. Ex: Sistema operacional : Ubuntu versao bla bla bla, só necessita ser feito uma unica vez, no entanto, a cpu, vc precisa estar consultando a todo instante devido a grande oscilação!
Legal, mais para comunicar com cada aplicação cliente vc vai utilizar RMI…implementar Socket direto…?
P
pm1
Dê um olhada no link abaixo, talvez tenha algo que possa lhe ajudar.
Não conheço a aplicação e nem a empresa, estava dando uma olhada no infoQ e lembrei do sue post :oops: