Monitorando GPRS

9 respostas
L

Bom dia,

Desenvolvi um acessório que envia dados(string) para um determindo IP via GPRS em um detrminado período de tempo, a principio 5 minutos.
Preciso desenvolver um aplicativo que “monitore” esse endereço IP e cada vez que receba “um chamado” ele armazene as informações através desse aplicativo.
Minha dúvidas são as seguintes:

• Como faço uma conexão “eterna” e que toda vez que entrar uma nova informação ele receba e armazene.

Obrigado pela ajuda.

9 Respostas

kaique

Se eu entendi direito a situação, você não precisa de uma conexão “eterna”. Se você quer ter o controle dessas requisições em um servidor, pode ser uma requisição http comum e você coloca um parâmetro na sua requisição, indicando que deve ser tratada pelo seu aplicativo. Isso você consegue fazer facilmente com uma aplicação web e um container, ou com um pouco mais de trabalho utilizando Socket.

[]'s.

L

Kaique,

Obrigado pela ajuda.

O que eu quero fazer é similar aos alarmes.
Só que é para um sensor de temperatura.
Esse sensor tem um dispositivo que envia dados através da rede GPRS para um endereço de IP.
Preciso fazer um aplicativo que pegue esses dados e exiba na tela.

kaique

Então pronto cara, mais simples ainda. Tenta descobrir o formato das mensagens que esse sensor envia. Assim você pode, no lado do servidor, interpretar da melhor forma possível (como já disse, utilizando um projeto web para isso ou então conexões baseadas em Socket), armazenando ou não em banco e gerando relatórios ou então uns gráficos em uma página web para análise.

[]'s.

L

Kaique,

Novamente obrigado pela ajuda.
É que sou novo com Java então tenho algumas dificildades básicas.

O sistema deve funcionar de seguinte forma em anexo.

A minha dificuldade está em entender a solução.
Acredito que seja uma dúvida de principiante.
Mas a minha dificuldade está em entender: como vou saber que chegou uma nova informação no endereço IP?

Se tiver algum exemplo pra passar eu agradeço.

kaique

Como você faz para enviar a mensagem do dispositivo para um determinado IP? Isso é configurável por você ou você simplesmente liga o “troço” e ele começa a disparar as mensagens??

[]'s.

L

Kaique,

O dispositivo assim que ligado começa a mandar as mesnagens para o IP.
O que pode ser configurado no dispositivo é o IP e o tempo de envio das mensagens.

Abraços

kaique

Bom, se essas mensagens são enviadas via http, você pode criar uma aplicação web que conteria um Servlet com a função de interpretar essas mensagens. Daí você instalaria um container na sua máquina, por exemplo, e para que o seu dispositivo consiga “enxergar” a sua máquina, você poderia disponibilizar a sua máquina na Internet através de softwares tipo o NO-IP. Assim você terá o ambiente configurado para testar a sua solução.

[]'s.

L

Kaique,

Valeu pela ajuda.
Vou tentar fazer com base nas suas idéias.

Abraços.

celso.martins

Deixa eu dar meu pitaco.

Normalmente estes aparelhos vêm com um cabo USB e um software para configuração.

Neste software você configura IP, porta, tempo de transmissão, dentre outras coisas.

Normalmente, a solução usa Socket para o canal de comunicação e threads, caso você utilize mais de um aparelho.

Já fiz um teste de volume com aparelhos Portman em um servidor Windows XP “safado” que rodava outros serviços (inclusive rodava um serviço com as mesmas características, com aparelhos Maxtrack). Na simulação (uma máquina fazendo o papel de client), foram abertas até 500 threads simultâneas antes de cair a perfomance da máquina. Com aparelhos reais, o número máximo que trabalhei foi 200.

Outro teste, com aparelhos Quanta, a perfomance foi superior (1000 threads simultâneas), pois a solução rodava numa máquina mais robusta com BSD como SO. Mas a quantidade de aparelhos reais nunca passou os aparelhos de teste, isto é, dois. Até eu sair da empresa, a mesma ainda não vendia soluções Quanta. Ao contrário dos aparelhos Portman que, devido a solução estar mais em nossas mãos e e esta estar mais amadurecida, foi substituindo aos poucos os Maxtracks.

Abraços.

Criado 21 de abril de 2009
Ultima resposta 22 de abr. de 2009
Respostas 9
Participantes 3