Deixa eu dar meu pitaco.
Normalmente estes aparelhos vêm com um cabo USB e um software para configuração.
Neste software você configura IP, porta, tempo de transmissão, dentre outras coisas.
Normalmente, a solução usa Socket para o canal de comunicação e threads, caso você utilize mais de um aparelho.
Já fiz um teste de volume com aparelhos Portman em um servidor Windows XP “safado” que rodava outros serviços (inclusive rodava um serviço com as mesmas características, com aparelhos Maxtrack). Na simulação (uma máquina fazendo o papel de client), foram abertas até 500 threads simultâneas antes de cair a perfomance da máquina. Com aparelhos reais, o número máximo que trabalhei foi 200.
Outro teste, com aparelhos Quanta, a perfomance foi superior (1000 threads simultâneas), pois a solução rodava numa máquina mais robusta com BSD como SO. Mas a quantidade de aparelhos reais nunca passou os aparelhos de teste, isto é, dois. Até eu sair da empresa, a mesma ainda não vendia soluções Quanta. Ao contrário dos aparelhos Portman que, devido a solução estar mais em nossas mãos e e esta estar mais amadurecida, foi substituindo aos poucos os Maxtracks.
Abraços.