Monitorar memória e objetos

4 respostas
prchakal

como q eu faço no java para apontar para o endereço de um objeto qualquer do java q eu tnha criado e destrua esse objeto?

exemplo: eu tenho a referencia do objeto na memória (x12FFAB) , eu quero destruir o objeto q está nessa referencia ai.

eu sei que o GC faz automaticamente isso, mas quero monitorar os objetos na mão, pois to fazendo um monitor de objetos/memória no sistema.

4 Respostas

T

prchakal:
como q eu faço no java para apontar para o endereço de um objeto qualquer do java q eu tnha criado e destrua esse objeto?

A rigor não dá para fazer isso.
O que você pode fazer é chamar eventuais métodos desse objeto que limpam outros objetos para os quais ele aponte, e então remover todas as instâncias desse objeto. Por exemplo, uma conexão a banco de dados, ou um resultset, devem ser sempre fechados, para que os recursos alocados possam ficar disponíveis para serem limpos.

prchakal

Vou tentar explicar melhor a idéia:

Seguinte, eu tava querendo implementar um gerenciador de memória no java, é claro que ele já tem o GC, mas o que quero fazer é o monitoramento dos objetos criados, então eu criaria o objeto e através de um objeto meu especifico que vai ser o que guardará as informações deste objeto criado eu enviaria as informações para o monitorador, e esse monitor de objetos exibiria a referência dele na memoria numa lista e eu poderia saber quanto tempo ele esta ficando ativo na memoria, quanto esta consumindo, e de onde ele é(de que form por exemplo ou de que classe melhor dizendo).

Exemplo:

++NO CÓDIGO JAVA++

String teste = new String(“paulo”);

Monitor.adicionarObjeto( String ); <- a classe Monitor contem esse metodo estático que envia as informações dele para o monitor de objetos

++NO MONITOR - VISUALIZAÇÃO++

OBJETO CRIADO EM MEMORIA USADA CLASSE
0x123456 01/01/01 12:00 1MB String [BOTÃO DESTRUIR] [BOTÃO ATUALIZAR]

O botão destruir iria obviamente destruir esse objeto apartir da referencia na memoria (0x123456) <- como fazer para destruir?

O botão atualizar iria verificar através da referência do objeto, se ele ainda está instanciado lá <- como fazer essa verificação?

T

Se houver uma referência “forte” a um objeto, ele não poderá ser recolhido pelo GC. Obviamente acrescentar um objeto ao seu monitor irá adicionar uma referência “forte” e ele não poderá ser recolhido. Talvez você possa usar “weak references”.

http://java.sun.com/javase/6/docs/api/java/lang/ref/package-summary.html