Monografia Comparativo entre frameworks MVC Java e PHP

Pessoal bom dia, terminei minhas pos em desenvolvimento OO Java e estou com a idéia de fazer meu trabalho de conclusão comparando dois frameworks para desenvolvimento para web em linguagens de programação diferentes.

A idéia é comparar o JSF do Java que aprendi usar na pos e estou gostando muito e o cakePHP que já trabalhei, os dois usam MVC.

Queria a opinião de vcs onde devo focar as comparações: na estrutura de cada um, na forma de gerenciamento do banco de dados, nos recursos disponíveis para layout: no jsf estou usando richfaces, já no php usava combinação de javascript com css e às vezes jquery.

Como sei q há varias coisa para comparar e o trabalho não pode ser muito extenso, queria focar nas partes mais interessantes.

Aguardo opiniões, e agradeço a atenção.

Entao cara,

recomendaria usar o PrimeFaces, está show de bola!

Quanto a gerenciamento do banco, vai ter que pensar bem, se vai usar algum framework para mapeamento objeto/relacional, que o java dispões, como hibernate ou jdbc puro.

Existem outras tecnologias que podem ser agregadas: swing ou ejb.

Ai depende como vai mensurar e em que focará seu estudo de caso.

na verdade eu quero comparar os recursos dos frameworks e mostrar as vantagens e desvantagens de cada um

estou pensando em comparar o a curva de aprendizado, documentação disponivel, apoio da comunidade, atividade da comunidade, algo desse tipo

estou aceitando idéias?