Monografia sobre Java

7 respostas
C

[color=“blue”]Há 6 meses comecei a trabalhar com Java, e estou gostando muito, tendo muita facilidade para aprender a linguagem. Estou pensando em fazer minha MONOGRAFIA sobre a LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA / ORIENTADA A OBJETO :wink:quem tiver sugestões de como eu devo começar ou algum site, ou livro que eu deva ver, por favor, postem…
:smiley: Obrigada,
Cristiane[/color]

7 Respostas

brlima

Cris, depende do que vc quer falar na sua monografia: vc quer fazer uma aplicacao em Java, ou falar sobre a linguagem ?

Acho melhor se vc fizer uma aplicação usando tecnologia java: t coisa simples como sistema de locadora e talz, mas usando tudo de ponta em java: desde banco de dados ateh a distribuiçao.

Bem, essa eh minha sigestao pra vc. Eu ia fazer isso, mas meu grupo odiou a ideia…rs… todo mundo queria coisa “pronta” … fiquei p. mas blz. .:smiley:

Abraços.

C

[color=“blue”]Então, a monografia é pra ser feita individualmente, se eu for fazer um sistema, eu teria que fazer um sistema pra ser implantado na propria faculdade, e teria que ser em dupla. Como não conheço outras pessoas que programam em java na minha turma… nao sei direito o que fazer. Nas minhas horas vagas eu estou desenvolvendo um sistema de Controle de gastos pessoais, com gráficos e tudo, mas acho que o professor não aceitaria, preciso conversar direitinho com o professor. [/color]

[color=“green”]A idéia inicial, era fazer sobre a Linguagem Java, mas estou aberta a sugestões. O que eu quero mesmo é não perder tempo com essa monografia, queria que fosse algo prático e fácil de fazer e fácil de achar material sobre o assunto… :slight_smile: - mas sobre java tem muita coisa, e eu nem sei por onde começar… help… [/color]

Valeu, Bruno!

D

Oi…

Olha, é meio difícil fazer uma monografia sobre Java se não for relacionado com fazer uma aplicação.

Eu fiz meu projeto de iniciação científica (que é basicamente uma monografia) desenvolvendo uma aplicação de coleta de dados usando J2ME, pra minha sorte foi um sucesso.

Não sei há muito o que falar sobre a linguagem que em algum lugar já não tenha sido falado…

Um abraço!

cv1

Po… eu sempre achei que uma monografia fosse uma demonstração de toda a genialidade de um aluno, a única chance que alguém que aguentou 20 anos de sala de aula tem pra realmente escurraçar o professor intelectualmente, em um assunto que o professor às vezes mal domina ou pouco se interessa.

Monografia pra mim é a vingança derradeira contra o sistema de ensino, não “algo prático e fácil de fazer”… teu post me decepcionou um pouco, cris :frowning:

Mas, bom, td bem, eu entendo seus motivos, também. Eu sei como é querer se livrar logo, ou não ter tempo suficiente pra se dedicar a algumas coisas cruciais na hora de fazer uma monografia (leia-se: pesquisar muito).

Bom, dito isso, se vc vai mesmo criar uma aplicação, e não uma revolução na cabeca dos professores suficientes pra fazer eles voltarem com a cabeça pegando fogo pra casa, crie uma aplicação útil para a sociedade em que vc vive - se vc mora em São Paulo, por exemplo, crie um traçador de rotas alternativas pelo trânsito, que sabe se virar por itinerários de ônibus, metrôs e trens. Se vc mora em uma zona mais afastada, que tal uma ferramenta para planejar o tipo de agricultura/pecuaria dominante na area?

Idéias não faltam, é só dar uma olhadinha em volta e ver o que as pessoas ao redor de vc estão precisando. :wink:

louds

Isso so acontece quando vc tem professores nao-mediocres. Se bem que neste caso a monografia pode servir para apenas comprovar isso.

Esse semestre terei de me decidir por qual tema, tou pensando em algo estupidamente teorico e alien o suficiente para eu poder escrever 100 paginas sem problemas e nao ter de me preocupar com a apresentacao, algo onde a banca vai ser resumir a um “ahh, soooo!”

C

[color=“red”]É, bom, concordo com todos vocês, e estou começando a pensar em fazer algo do tipo “Orientação a Objetos aplicado a Java” ou “Orientação a Objetos” e exemplificar com o Java. Não precisarei apresentar, ou seja, uma coisa a menos pra me preocupar. :lol: [/color]

[color=“darkblue”]O cruel, é que realmente não tenho muito tempo para fazer algo que realmente impressione o professor. Eu até tenho tempo, mas precisaria sacrificar meu horário de descanso pra isso, e eu acredito que a faculdade não pode me trazer mais benefício que já trouxe, e eu devo focar meus esforços no meu emprego e no que eu realmente vou poder usar no futuro, então não acho que a monografia vai me dar em troca muito mais do que o que eu já aprendi na Faculdade me esforçando, por isso, não vou perder tanto tempo com isso. :wink: [/color]

Galera, vocês foram muito gentis em responder o meu post, gostei muito do que escreveram, e essa é minha opinião, não quero dizer que é a certa ou a errada, só que pra mim, eu escolhi não me esforçar nisso.

[color=“indigo”]Um beijão. :slight_smile:

Se alguém souber de onde eu posso arranjar coisas legais sobre OO e Java por favor, poste… hehhe
[/color]

[color=“brown”]Cris[/color]

V

Oi Cris,

Se você for falar sobre OO com com certeza deverá falar também sobre os Padrões de Projeto.

O livro mais famoso sobre o assunto é esse Padrões de Projeto da GoF

Outro assunto muito importante também é UML. Meu amigo tem um livro muito bom sobre o assunto, infelizmente eu não consigo me lembrar do nome, mas eu perguntarei para ele.

Um site brasileiro que é bastante conhecido: www.mundooo.com.br

Assim que eu lembrar/encontrar mais coisas eu posto aqui, até mais…

Criado 5 de fevereiro de 2004
Ultima resposta 7 de fev. de 2004
Respostas 7
Participantes 6