MOnografia sobre SOA

Bom dia…

Estou pensando em fazer minha monografia sobre SOA… Eu nao sei ao fundo oq essa arquitetura é capaz… Mas sei que ta sendo o top na area de integraçao entre sistemas e talz… Alguem poderia me passar algum material ou alguma coisa que eu possa começar minha monografia em cima desse assunto?
Se alguem tiver alguma ideia do que eu possa abordar em cima disso tb agradeço muito…

Abraços galera…

Ninguem tem nada ai nao galera? nem ideia?

Olha… SOA de verdade não é só uma arquitetura já faz um tempinho… tem toda uma gama de assuntos que podem ser abordados, veja:

Governança SOA
Ferramental SOA
Cultura SOA
Arquitetura SOA (pasme, esse termo existe, apesar do A em SOA significar “Architecture”)

Sendo que cada um desses assuntos corresponde a um mundo por si só… portanto, você precisa decidir melhor o que você quer abordar na sua monografia. Caso seja a Arquitetura, você deve pesquisar assuntos como:

Repositório de serviços;
Serviços agnósticos
Serviços sem estado;
Baixo acoplamento entre serviços;
Composição de serviços;
Web Services, Serviços REST e Componentes como Serviços;
Tecnologias envolvidas com XML: XSD, XPath, Xquery, XSLT;

E assim vai. Sugiro a leitura do livro SOA Principles of Service Design e do site http://www.soaprinciples.com/.

Quanto à capacidade, é a questão cultural que define, melhor do que a arquitetura. Isso quer dizer que uma empresa inteira pode passar a ser orientada a serviços (diminuindo custos e fazendo com que a tecnologia acompanhe melhor o andamento do negócio), mas pra isso, é necessária a implantação de uma cultura orientada a serviços, OK?

[]´s

asaudate,

primeiramente obrigado pela resposta bem completa…
Tem um probleminha… Meu inglês esta meio fraco ainda e pra eu ler um livro desses que esteja todo em ingles o entendimento vai ficar ainda mais complicado. Você conhece algum livro em português?

Obrigado mais uma vez.

[quote=francis.junio]asaudate,

primeiramente obrigado pela resposta bem completa…
Tem um probleminha… Meu inglês esta meio fraco ainda e pra eu ler um livro desses que esteja todo em ingles o entendimento vai ficar ainda mais complicado. Você conhece algum livro em português?

Obrigado mais uma vez.[/quote]

Oi,

Desculpe a invasão,mas vc pode usar o tradutor do google… :wink:

heheheh… Eu até pensei nisso mesmo… Mas, olha soh… o tradutor do google ja nao é uma coisa muito boa para traduzir e ainda mais quando se tratando de termos tecnicos… Mas obrigado pela dica.rs

Caso tenha algum livro em português, vai ficar mais facil o entendimento dos termos tecnicos, caso nao, vamos tentar pelo inglês mesmo…

Obrigado…

[quote=francis.junio]heheheh… Eu até pensei nisso mesmo… Mas, olha soh… o tradutor do google ja nao é uma coisa muito boa para traduzir e ainda mais quando se tratando de termos tecnicos… Mas obrigado pela dica.rs

Caso tenha algum livro em português, vai ficar mais facil o entendimento dos termos tecnicos, caso nao, vamos tentar pelo inglês mesmo…

Obrigado…[/quote]

rsrs…ok… :stuck_out_tongue:

Esse livro também está disponível em português, e se chama SOA Princípios de design de serviços.

[]´s