Monografia sobre TV Digital

12 respostas
feltraco

Estou com esse tema em mente para a minha monografia

gostaria de saber a opinião de vcs
sugestões, links

se alguem conhece ou jah mecheu com
algo referente ao assunto…

VLwS

12 Respostas

Quinger

Um bom tema, tecnologia nova e com bastante material referente ao assunto…
Mas tipo, o interessante é fazer Tv Digital relacionado com a linguagem Java.

Boa idéia acho que vou fazer minha monografia sobre isso! vlw

:smiley:
hauehauheuah brincadeira…

bsmachado

Opa tema Bom esse ai…
Da uma olhada em sistemas para TV digital. No Google deve ter bastante coisa.

Fabio_Kung

O meu foi sobre isso:
http://www.pcs.usp.br/~pcs2502/2007/ProjetosdeFormatura_coop.htm

2C - USBTv

feltraco

bsatrianim:
Opa tema Bom esse ai…
Da uma olhada em sistemas para TV digital. No Google deve ter bastante coisa.

pretendo focar nesse ponto…

Valeu… vou dar uma lida na sua monografia…

Abraços

luis.txt

Sem dúvida TV Digital é um tema excelente para monografia, ainda mais agora que com o ginga-J prestes a ser lançado.

Eu estou começando a trabalhar com tv digital e há muita coisa a ser explorada, várias linguagens utilizadas: JavaTv - api de java da sun, scrip Lua, ginga-ncl ,e o gingaJ - o JavaTv brasileiro.

O que me chamou a atenção foi a poderosa linguagem Lua, uma linguagem não muito comentada, utilizada em programas C, C++, ncl e outros, ótima para criação de jogos, feita pela puc-Rio em 93 e usada no mundo inteiro.

Além de ser um bom tema para monografia, vai ser bom para o aluno na banca de apresentação, pois os professores não terão domínio do assunto para elaborar questões complicadas.

Se voce quiser colaboração para o sua monografia me envie um email, tenho alguns programinhas e assim a gente pode se ajudar.

Teh mais!

bandrade

Prestes a ser lançado para quem mesmo?
Ultima vez que eu li, começo do mês tinham altas complicações por conta de royalities…

Qualquer cois escrita sobre TV Digital vai ficar na teoria, pq não vai ser possivel colocar uma TV na frente da banca e mostrar funcionando… rsrs

Fabio_Kung

deprimente essa demora em abrir o ginga-j. Algo muito estranho acontece lá pelo Lavid (UFPB).

Só espero que não tenha nada a ver com as empresas que cercam o Lavid (algumas até com participação dos professores do laboratório). :evil:

luis.txt

bandrade

Eu costumo dar mais valor aos usuários finais quando estou em um projeto… interatividade vai demorar a ter algo usuável. infelizmente.

Minha preocupaçõa não é com as empresas que trabalharao com o ginga-j, mas com os usuários finais, pq pagarão caro com o settop box e parte dessa grana vai pra pagar royalties… li num reportagem que o custo disso deve ficar em torno de US$2 por box, dá uma boa grana… ainda mais se ficar mal feito e tiver q lancar versoes novas de hardware…

Dificil achar um simulador que funcione bem. Se o equipamento basico para funcionar o ginga-J nao esta diponivel, esse emuladores emulam NCL? Ai não vale né…

luis.txt

realmente tenho que concordar com vc… quem perde com isso tudo é o usuário final…

essa politicagem toda sempre só prejudica o país…

mas para um trabalho de monografia, um simulador dá conta do recado…

M

Realmente, esta questão do Ginga-J deixa todo mundo com um pé atrás em questões de trabalhos.

Mas na maioria das vezes, o xletview dá conta do recado, depende bastante em que área da Tv digital você irá focar.

Eu estou fazendo a minha baseado numa proposta de criação de novos componentes gráficos (um framework) para serem usados no ambiente de televisão digital, e a proposta é que estes componentes dependam apenas das APIs padão (AWT, JavaTV e talvez a JMF), por isso no meu caso o xletview vai conseguir dar conta (pois implementa tudo o que eu vou precisar).

A questão é ver qual vai ser o seu foco e se os emuladores atuais vão conseguir suprir as suas necessidades (não adianta ficar esperando pelo Ginga-J, esse infelizmente vai demorar bastante pra aparecer)

D

Olá Pessoal,

Quem quiser saber mais sobre o Ginga Java pode participar do grupo “Desenvolvimento em Ginga Java
para TV Digital”.
http://groups.google.com.br/group/gingajava/

Para quem se interessar ainda mais e quiser se tornar um desenvolvedor Ginga, existe um treinamento que
está sendo oferecido em várias capitais brasileiras
http://www.overmedianetworks.com.br/

[]s

Daniel

Criado 27 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 2 de nov. de 2008
Respostas 12
Participantes 8