Bom dia, queria uma ajuda de vocês, estou fazendo pós graduação em java, mas nunca trabalhei na area e tenho que fazer a monografia e não tenho idéia do que fazer ou o que é melhor para fazer, gostaria de fazer algo usando RIA.
Gostaria da ajuda, opinião, sugestão de você, Obrigado.
Monografia usando Ria
25 Respostas
Poderia ser um comparativo entre o que se tem no mercado. Tipo comparar o Flex com Java FX, onde vc constroi duas aplicações usando essas tecnologias. Só não sei se tem muito material disponível para pesquisa!!!
hahah
eu também to fazendo minha monografia que compara tecnologias inferiores as tecnologias RIA…
e a tecnologia que eu escolhi foi JavaFX …e como acabei de postar no topico dos livros…
to penando pra achar algo que seja bem passo a passo para que eu possa fazer um trabalho descente…
mas tamo ai na busca!
hehe, eu estava pesquisando as ferramentes que existem, eu tinha gostado do thinwire, dai aqui mesmo achei um usuario que tinha mais experiencia com o thinwire, ele aconselhou a não usar pois existe pouca coisa e me aconselhou usar o vaadin, mas estava procurando e tem pouca coisa também, o que tem é inglês também pra dar mais trabalho. É bom que o site do vaadin tem bastante demonstrativo e isso pode ajudar, mas não sei o que fazer ainda.
pois é cara…eu to nesse mesmo barco…
eu escolhi o JavaFX e agora meu tcc vai ficar pra apresentar ano que vem
mas ai não tendo aula mais da pra concentrar melhor no tcc…
hehe
eu espero conseguir…
qlqr novidade posto aqui no forum!
abraço!
Blz, preciso de ajuda no tema, ta dificil a situação… hehe
Bom, queria deletar o que tinha escrito, mas não consegui. heh
Já citando o Thingol:
Para todo mundo que deseja um tema para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)*
Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor
Diga qual a ênfase de seu curso.
Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
Já que você vai gastar um bom tempo com o TCC, é bom aprender bastante com ele.Por exemplo, tem aquele pessoal que adora computação gráfica, outros que são amarrados em matemática, e outros cuja realização na vida é mover campos de um lado para outro do banco de dados.
- Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).
Senão o pessoal vai lhe sugerir coisas estratosféricas e que são inviáveis para fazer, porque tem liberdade demais para sugerir.
- E, como de costume, pergunte antes ao seu professor ou orientador. Ele deve ter já algumas coisas que ele gostaria que você ou seu grupo fizesse.
Fica um pouco insólito sem essas informações. Especialmente as que dizem respeito à prazos.
Copiando o que coloquei no outro tópico para ajudar hehe
Estou para decidir um tema para a monografia, mas não sei o que fazer. Onde eu trabalho surgiu a necessidade de um sistema para controle de patrimonio para cada unidade, que controla a saida, entrada, retorno de equipamentos, quando estão em manutenção, estado dos produtos em manutenção e tudo mais, usuários cadastrados, acesso de usuários. etc… Em geral acho que é isso, mas tem que ser feito o estudo de alguma tecnologia também, não é só desenvolver, foi sugerido o estudo de uma tecnologia e testa-la, sem essa implementação que eu disse no começo, mas eu gostaria de algo voltado para a web, não trabalho na area e gostaria de fazer algo que seja util depois para mim, para uso profissional.
Espero que me ajudem, Obrigado.
Já citando o Thingol:Para todo mundo que deseja um tema para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)*
Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor
Diga qual a ênfase de seu curso.
Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
Já que você vai gastar um bom tempo com o TCC, é bom aprender bastante com ele.Por exemplo, tem aquele pessoal que adora computação gráfica, outros que são amarrados em matemática, e outros cuja realização na vida é mover campos de um lado para outro do banco de dados.
- Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).
Senão o pessoal vai lhe sugerir coisas estratosféricas e que são inviáveis para fazer, porque tem liberdade demais para sugerir.
- E, como de costume, pergunte antes ao seu professor ou orientador. Ele deve ter já algumas coisas que ele gostaria que você ou seu grupo fizesse.
Fica um pouco insólito sem essas informações. Especialmente as que dizem respeito à prazos.
Estou fazendo pós graduação na UTFPR - Tecnologia em Java
Gostaria de fazer algo voltado para a web, alguma tecnologia nesta area que seja bastante requisitada hoje no mercado.
Gosto de mexer com interface gráfica.
O trabalho é para o mês 05 de 2011.
Meu orientador me sugeriu fazer algo com RIA. Mas não tenho muito conhecimento e como já disse não sei o que usar.
Acho que é isso, se puderem me ajudar.
Mas o que você esta precisando? Apostilas? Indicações de cursos???
Já que você não quer nada WEB, inicie algo em desktop usando o Netbens. Ele auxilia bastante a montagem da tela e regras.
Eu recomendo Adobe Flex + BlazeDS + Java.
Se precisar dou treinamento particular, in-company ou via duas empresas de treinamento aqui em Porto Alegre - RS.
[]s
Mas o que você esta precisando? Apostilas? Indicações de cursos???
Já que você não quer nada WEB, inicie algo em desktop usando o Netbens. Ele auxilia bastante a montagem da tela e regras.
rockstorm, quero algo que seja web sim, estou querendo opinião, ajuda, um rumo para eu fazer meu tcc, não tenho experiencia na area, nunca trabalhei com programação. Sou novato, por isso estou meio sem rumo.
Valew
É ao contrário, ele diz que quer fazer algo para web:
Infelizmente essa não é minha praia com Java. A menos que o “algo” inclua jogos online ou massivos.
eu recomendo vc saber o que quer, e dai pensar em alguma coisa
ninguem vai ganhar um trabalho pronto nem aqui e nem em lugar nenhum …
oha veio , nao sei com o que vc trabalha, mas todo mundo ja ta acostumado com o famoso “se vira” na hora de aprender alguma coisa, faz parte, vc ja tentou fazer alguma coisa com o projeto de exemplo que esta no site do vaadin ?
testou um sample ?
leu a documentacao dele ?
Alguns exemplos dos objetos e recursos do Flex
http://www.adobe.com/devnet/flex/tourdeflex/web/#
Alguns exemplos dos objetos e recursos do Flex
http://www.adobe.com/devnet/flex/tourdeflex/web/#
Valew, bacana, estou pensando em usar o flex, achei vários materiais sobre ele.
obrigado.
Andei lendo umas discussões aqui e não sei se usar o flex daria um bom trabalho, usar o flex e hibernate por exemplo.
Também o jsf tem ferramentas para ria que parecem ser muito boas.
O que seria melhor para um trabalho, flex ou o jsf com alguma ferramenta ria ou talvez uma comparação entre eles será que daria muitro trabalho?
Obrigado.
Na minha dissertação de mestrado eu tratei algumas coisas sobre RIA, não muito nas tecnologias, mas sim na tentativa de formalizar um modelo de processo para converter aplicações desktop em RIAs. Talvez seja legal vc dar uma lida.
Segue o link.
http://200.136.241.56/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3293
[]´s
Na minha dissertação de mestrado eu tratei algumas coisas sobre RIA, não muito nas tecnologias, mas sim na tentativa de formalizar um modelo de processo para converter aplicações desktop em RIAs. Talvez seja legal vc dar uma lida.Segue o link.
http://200.136.241.56/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3293[]´s
Valeu, será uma ótima referencia.
Tbm tô na luta pra definir uma linha de pesquisa sobre RIA, estou no último ano do curso de Sistemas de Informação, faço estágio na usina de ITAIPU no setor de informática, aqui tenho contato com vários profissionais da área e andei conversando com alguns deles, além dos professores da faculdade.
Alguns me disseram pra eu fazer um comparativo entre frameworks de desenvolvimento, outros sobre segurança nesse tipo de aplicação, e depois de ler alguns artigos achei um material falando sobre a possibilidade de usar sistemas web com recursos off-line através de um api do google (google gears), comecei pesquisar mais a fundo e vi muitas vantagens, vi tbm q alguns frameworks oferecem suporte pra esse tipo de funcionalidade (adobe air, gwt…)
Uma desvantagem notada eh na parte de sincronização de dados. Nesse tipo de aplicação se tem um banco de dados local tbm, temporário ou nao, e tem tbm um local server onde a aplicação eh carregada, possibilitando q o sistema possa ser usado sem estar totalmente dependente da internet, e mais, como se tem um banco de dados local a aplicação pode processar dados localmente sem ter q requisitar o servidor, diminuindo a sobrecarga.
O problema eh q eu ainda nao consegui focar e tbm sao sei o quanto isso eh promissor, eh claro q deve ser vantajoso pra alguns tipos de sistemas do q pra outros, sistemas maiores serao mais problematicos, tendo em vista a sincronização de dados (penso eu), vou estudar o material q eu tenho e ver se vale a pena eu fazer meu tcc sobre isso.
Fica a dica.
Aceito sugestões e correções tbm, ainda sou bastante leigo nesse assunto, pode ser q eu tenha falado alguma bobagem.
Nunca usei o Flex … mais com certeza um dia vou querer brincar com ele … atualmente estou trabalhando em um sistema de supervisão em javafx, onde leio xml, ploto gráficos, atualizo meus dados via thread e estou gostando muito, a intreface espantou meus orientadores, eles estavam esperando algo “naquelas telas pretas (DOS)” como disseram uhauauha, e eu cheguei com um aplicativo web/desktop que um dia vai rodar nos tablets e Iphones por aí, muito interessante, sem contar que com um pouco de criativade tudo fica bonito.
amigos, to vivo ainda…aahaha
e ainda estou preso no meu tcc, meu orientador me disse para eu fazer a monografia mais simples e fazer uma parte
pratica simples também me sugeriu , uma demostração de comparação de html puro e java fx…
eu criar uma pagina com várias imagens no html puro e um botão no qual quando é acionado eu busco uma informação no banco, e como no html puro eu vou carregar a pagina toda para trazer a informação…
e fazer o mesmo no JavaFx , que segundo ele assim como o ajax ele gerencia os pedaços da tela , não terei que carregar a pagina toda …
alguem sabe me dizer aonde eu acho informações sobre como desenvolver para jogar no browser o javafx …eu consigo montar os aplicativos mais simples mas
coisas bestas telinhas bestas exemplo hello world…mas queria saber como faço pra jogar as coisas no browser , como por exemplo eu vou precisar gerenciar a tela toda,
pra poder fazer essa aplicação…
alguem tem alguma sujestão ou alguma dica o pessoal que já desenvolve em JavaFX ?
Obrigado galera!
e ainda estou preso no meu tcc, meu orientador me disse para eu fazer a monografia mais simples e fazer uma parte
pratica simples também me sugeriu , uma demostração de comparação de html puro e java fx…
eu criar uma pagina com várias imagens no html puro e um botão no qual quando é acionado eu busco uma informação no banco, e como no html puro eu vou carregar a pagina toda para trazer a informação…
e fazer o mesmo no JavaFx , que segundo ele assim como o ajax ele gerencia os pedaços da tela , não terei que carregar a pagina toda …alguem sabe me dizer aonde eu acho informações sobre como desenvolver para jogar no browser o javafx …eu consigo montar os aplicativos mais simples mas
coisas bestas telinhas bestas exemplo hello world…mas queria saber como faço pra jogar as coisas no browser , como por exemplo eu vou precisar gerenciar a tela toda,
alguem tem alguma sujestão ou alguma dica o pessoal que já desenvolve em JavaFX ?Obrigado galera!
Então se você estiver utilizando o netbeans pra programar, tem uma opção webrun nele, que já gera um .html direto com uma tag como mostra o código abaixo onde ele chama meu aplicativo RSS.jar
<html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8">
<title>RSS</title>
</head>
<body>
<h1>RSS</h1>
<script src="http://dl.javafx.com/1.3/dtfx.js"></script>
<script>
javafx(
{
archive: "RSS.jar",
draggable: true,
width: 800,
height: 600,
code: "mtconnectvers13_1.Main",
name: "RSS"
}
);
</script>
</body>
</html>
editando …
achei um link da oracle
http://download.oracle.com/javafx/1.3/tutorials/deploy-applet/
explica direitinho como faz … muito bacana
e fazer o mesmo no JavaFx , que segundo ele assim como o ajax ele gerencia os pedaços da tela , não terei que carregar a pagina toda …alguem sabe me dizer aonde eu acho informações sobre como desenvolver para jogar no browser o javafx …eu consigo montar os aplicativos mais simples mas
alguem tem alguma sujestão ou alguma dica o pessoal que já desenvolve em JavaFX ?Obrigado galera!
Então se você estiver utilizando o netbeans pra programar, tem uma opção webrun nele, que já gera um .html direto com uma tag
[/code]
e se eu já tiver uma pagina html já existente e colocar minha aplicação javaFx nela?
Então se você estiver utilizando o netbeans pra programar, tem uma opção webrun nele, que já gera um .html direto com uma tag
[/code]
e se eu já tiver uma pagina html já existente e colocar minha aplicação javaFx nela?
é só utilizar a parte do script
<script src="http://dl.javafx.com/1.3/dtfx.js"></script>
<script>
javafx(
{
archive: "NomeDoSeuAplicativo.jar",
draggable: true,
width: Tamanho Horizontal,
height: Tamanho Vertical,
code: "NomeDaClassePrincipal.main",
name: "NomeDoAplicativo"
}