Monotarefa ou multitarefa: preciso escolher só um?

5 respostas
luistiagos

5 Respostas

F

É isso mesmo. Hoje as metodologias de trabalhos "Ágeis "SCRUM, EXTREME PROGRAMMING ect… parecem ir contra essa filosofia. Particularmente, concordo com o autor do artigo.
Quando um trabalho é feito de maneira não sequencial as chance de voltar e ser refeito são sempre mais altas do que um trabalho feito de forma sequencial. Claro, meio utópico, como o próprio autor diz, porém, garante maior qualidade no produto final, que é tudo que o cliente final quer.
Quem trabalha muito bem com multitarefa continua sendo a máquina. :lol:

gomesrod

Essa é uma visão um pouco distorcida. As metodologias priorizam fortemente o FOCO, por exemplo ao utilizar sprints (período de x dias em que todos sabem o que vão fazer e ninguém será interrompido), ou fazendo pair programming (diminuem as chances de distrações).
Existe uma falsa impressão de que as metodologias ágeis tem a ver com “bagunça”, mas é o contrário, elas tornam a equipe altamente organizada.

O que vai contra essa filosofia é a chamada METODOLOGIA DA PASTELARIA, muito adotada em consultorias pelo Brasil afora :wink:

F

Isso, porém, na prática até onde sei quase nunca acontece. Esse conceito de foco deveria estar enraizado não somente na metodologia de desenvolvimento mas na equipe como um todo. O que se valoriza no mercado é a velha filosofia do fiz um monte de coisas e ao mesmo tempo não fiz nada. É isso que rola quase 80% das empresas de T.I, por isso são necessárias tantas certificações: CMMI ect…

rmendes08

Essa é uma visão um pouco distorcida. As metodologias priorizam fortemente o FOCO, por exemplo ao utilizar sprints (período de x dias em que todos sabem o que vão fazer e ninguém será interrompido), ou fazendo pair programming (diminuem as chances de distrações).
Existe uma falsa impressão de que as metodologias ágeis tem a ver com “bagunça”, mas é o contrário, elas tornam a equipe altamente organizada.

O que vai contra essa filosofia é a chamada METODOLOGIA DA PASTELARIA, muito adotada em consultorias pelo Brasil afora :wink:

Eu diria ainda mais, eu diria que essa é uma visão altamente distorcida do que as metodologias ágeis pregam. Primeiro, porque nenhuma metodologia (pelo menos que eu conheço), prega que os indivíduos sejam “multi-tarefa”, ou seja, ninguém deve trabalhar em mais de uma estória ao mesmo tempo. Entre as responsabilidade do SM está justamente a de remover distrações da equipe (por exemplo, pessoas de outro setor pedindo a um desenvolvedor para ajudar com a instalação do Office). Acho que métodos de produtividade pessoal tem total aderência ao jeito ágil de gerenciar projetos. Citando o próprio autor do artigo:

F

rmendes08
Acho que não fui claro quando disse:

Em todos os lugares que trabalhei sempre houve essa concorrência de tarefas. A metodologia SCRUM até favorece essa questão. Sempre quando uma tarefa está com o estado impedida de imediato é atribuída ao desenvolvedor outra tarefa. Dessa forma é natural que no final da sprint, o desenvolvedor não se concentrou em uma única atividade mas em diversas. Em geral, isso acontece em 99% das empresas na área de T.I.
Para isso não acontecer sua tarefa deveria estar 100% clara, 100% especificada e não depender de imediato de outra tarefa, ou seja, na prática, é quase que impossível.
Na real SEMPRE terás que trabalhar com um certo grau de paralelismo em suas atividades. E as metodologia ágeis pensaram nisso também.
Agora se é bom trabalhar assim, no meu ponto de vista não! Mas é inevitável devido as variáveis que citei acima.

O SCRUM pelo pouco que sei, quebra uma tarefa em outras pequenas. As tarefas são atribuídas de forma sequencial aos desenvolvedores, que por sua vez irão desenvolver tarefa por tarefa. Como falei acima acorrem os impedimentos, ai é que entra o conceito de multitarefa. Conceito que está indiretamente colocado nas metodologias ágeis.

Criado 17 de outubro de 2011
Ultima resposta 18 de out. de 2011
Respostas 5
Participantes 4