Montando seu Ambiente - Apenas Free ou não?

2 respostas
black_fire

:arrow: Após incluir um tópico aki no GUJ, uma questão me veio.

Devemos penssar só em economia($) ao montar um ambiente de desenvolvimento ou devemos balancear economia, qualidade e produtividade?

:arrow: Sou a favor de projetos Open Source, porém muitas ferramentas de qualidade são pagas. Ai vem a questão: Optar por uma ferramenta Free ou Open Source de qualidade inferior ou utilizar uma proprietária?

:?: Até aonde podemos considerar que uma ferramenta para o desenvolvimento é “cara”?

:arrow: Sempre, ou na maioria dos casos, que há uma ferramenta free ou Opensource de qualidade, há um interesse comercial por traz.

:arrow: Raros são os casos como Eclipse, Java, NetBean, Linux, Webwork, Struts, Apache e outros.

Mais ainda, quem pode se dedicar de corpo e alma em um bom projeto Opensource? Temos que comer e vertir, por gasolina no carro.

Vejo que o problema não é o valor das ferramentas proprietárias e sim o Brasil. :cry:

Falow galera, um abraço… :wink:

2 Respostas

urubatan

com certeza devemos pensar só em economia na hora de montar o ambiente, mas não economia só nas ferramentas,

se vai aumentar a produtividade com ferramentas pagas, isto vai gerar muito mais economia do que poupar uma mixaria deixando de comprar esta ferramenta.

B

Uma empresa que tem “bala na agulha” pra comprar uma ferramente que irá aumentar consideravelmente sua produtividade jamais deixará de faze-lo tendo um bom custo/benefício com a aquisição, pois nesse caso a ferramente pode ser um grande investimento. Agora, por outro lado, temos as empresas que estão começando e de forma alguma podem realizar grandes gastos com licenças, daí o lógico é que o Open-source seja a solução.

Eu mesmo, como a maioria do pessoal do GUJ, sempre dou preferência ao uso de ferramentas open-source, mas há casos em que você simplesmente não pode fugir dos benefícios de uma proprietária. No meu trabalho por exemplo deixamos os plug-ins do eclipse para editar JSP e XML e optamos pela IntelliJ IDEA.

Gustavo Guilherme BacK

Criado 19 de outubro de 2003
Ultima resposta 19 de out. de 2003
Respostas 2
Participantes 3