Olá pessoal tudo bem?
Estou aqui eu, mais uma vez atrapalhando vocês.
Lá vai:
Estou trabalhando em uma empresa, e nós resolvemos implementar Java lá. A primeira fase do software de gerenciamento será feita por uma empresa externa, que já possui o sofware pronto.
Ele irá implementar o pcp e o chão de fábrica, que inicialmente irá trocar dados com o atual sistema em Dataflex 2.3 para atualização
Este cara fez estas partes em java (com 2 camadas) utilizando totalmente o jsp/toncat e oracle.
O resto dos sistemas, fiscal, financeiro, compras, vendas, nós iremos desenvolver.
Conversei com ele e pergutei se daria para convertermos o programa dele para swing, pelo menos a “carinha” dele. Ele me disse que isso seria muito trabalhoso, e que conversando com a equipe dele, eles chegaram a conclusão de que internet é o futuro, e que este negócio de swing é coisa do passado.
Falei para ele que pretendiamos desenvolver o sistema em j2EE e ele me disse que tudo bem, mas que o j2EE era muito difícil de se aprender e que ele era só um container (assim como o jsp) e que issso nao mudaria em nada a minha aplicação.
Eu acho que o jsp totalmente implementado consome muito do servidor, pois temos que ficar executando a aplicação em apenas um lugar.
Além disso, no atual programa dele ele faz apenas uma conexão com o banco de dados, e vai distribuindo esta conexão pelos aplicativos de maneira a pagar uma licença de oracle para apenas 5 usuários e utilizá-la para 30. Nunca vi ninguém fazer isto, pois acho que de certa maneira isto deve congestionar o aplicativo. Isto é uma prática usual?
Já sei um pouco de java (j2se) e nunca estudei nada de j2EE, pretendo fazer uns cursos na Sun e gostaria de saber qual realmente é o diferencial do j2ee?
Gostaria de saber se o curso de j2ee jf-310 http://br.sun.com/service/educacao/cursos/java/fj310.html, já é o suficiente para eu, pelo menos, começara a desenvolver aplicações neste padrão. Pela experiência que tenho em java sei que vou ter que estudar muito até desenvolver aplicações com qualidade.
Nunca ouvi falar de pessoas que implementaram aplicativos em jsp. Isto é mesmo uma tendencia do mercado ou é conversa fiada?
Ouvia muito dizer que implementar aplicativos em j2EE dava muito problema na hora de se fazer a comunicação com obanco, devido a uma linguagem tipo sql padrão implementada pela sun, nesta versao do java. Porém pelo que vejo ela foi substituida pelo hibernate e agora isto é feito de amneira muito simples…
A unica camada do j2ee que roda no servidor é o banco de dados, correto?
Pois nós temos um servidor de banco de dados poderoso (atualmente sendo pouco utilizado) e um servidor de web fraco (atualmente sobrecarregado) eu pretendia trocar as máquinas de lugar (pois com um banco de dados postgres eu sei que o servidor web dá e sobra).