Buenas gurizada, é o seguinte, preciso montar um Combo com os nomes das pessoas a partir de uma tabela do Banco de Dados, isto é barbada, seria só fazer o select no banco e adicionar o ResultSet na combo, pois bem, o problema é que a minha tabela poderá ter milhares de pessoas cadastradas, o que fica praticamente inviável montar o combo com esse monte de gente, então queria fazer o seguinte:
Iniciar o combo em branco e deixá-lo editável para que o usuário possa digitar pelo menos o inicio do nome da pessoa, por exemplo, o cara digita “Fa” e pressiona enter aí então eu faço o select buscando os nomes que começam com “Fa” (Fabricio, Fabiano, Fabio etc…) e monto o combo, pergunto como fazer isto ??? há um tempo atrás tentei de várias formas, mas não consegui resolver, acabei deixando pra lá, mas agora preciso fazer isso funcionar, até abri este tópico http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=12312&highlight= onde discutimos o assunto.
Realmente isso que vc quer fazer fica um pouco inviavel, caso tenha mutos registros. Por que não tenta criar um tipod e List Of Values ? Funciona assim: vc tem um campo texto e um botao do lado, quando nao souber de cor o valor para preencher, pode consultar, clicando no botao ao lado, que aparece uma caixa listando os valores possiveis.
Eu uso muito isso. Combobox somente pra coisas do tipo status, tipos, coisas simples…
Só por curiosidade, qual banco de dados vc tá usando pra consulta?
Buenas Bruno, estou utlizando o PostgreSQL, eu queria fazer com combo para obrigar o usuário a escolher uma pessoa que já exista no banco entedeu ?? não queria ter que validar a informação passada por ele, tipo cliente inválido ou não cadastrado, queria obrigá-lo mesmo… terias alguma idéia para isso ??
Vc nao precisa necessariamente validar, oras! rsss…
Vc disse que iria deixar o cara digitar na combo pra buscar… De certa forma vc teria que validar, nao eh ?
Voltando ao exemplo que te passei, vc pode deixar o campo disable, so o botao habilitado. o cara nunca vai digitar, so clicando no botao pra apresentar uma lista pro cara selecionar.
Entendi, mas em termos de desempenho montar esta lista não dará no mesmo que montar o combo ??? qual a vantagem e a difernça em ter a lista ou o combo ??, isso é que ainda não saquei :?: :oops: :?:
A vantagem nao esta na velocidade em montar, e sim na maneira.
De qqer forma vc vai ter que buscar dados no banco pra exibir.
Atraves de uma lista, vc pode criar um certo tipo de pesquisa, pra limitar o resultado que vai trazer. Ou ateh mesmo algo pra ir buscar de 10 em 10 ou similar.
Numa combo, creio eu que seria mais complicado. Na tela que vc vai abrir pra permitir o cara escolher, vc pode colocar uma JTable e exibir outras informaçºoes.
Olha um exemplo aqui:
Dai vc pode montar alguma coisa pra reusar.
É uma ideia, só, mas se vc preferia usar combos, td bem tb. Só uma dica: tenta carregar os valores somente quando o cara clicar pra escolher. Porque senao vai demorar pra abrir a tela com tudo carregado
PS: Esse screeshot ai é se um projetinho que eu tenho na java.net. No blog tem um link pra lá. Se tiver interessado, baixa o codigo pra ter uma ideia de como fazer. E fica bem legal. Os usuarios adoram esse tipo de pesquisa pra seleçao hehehehehehe
A vantagem nao esta na velocidade em montar, e sim na maneira.
De qqer forma vc vai ter que buscar dados no banco pra exibir.
Atraves de uma lista, vc pode criar um certo tipo de pesquisa, pra limitar o resultado que vai trazer. Ou ateh mesmo algo pra ir buscar de 10 em 10 ou similar.
Numa combo, creio eu que seria mais complicado. Na tela que vc vai abrir pra permitir o cara escolher, vc pode colocar uma JTable e exibir outras informaçºoes.
Olha um exemplo aqui:
Dai vc pode montar alguma coisa pra reusar.
É uma ideia, só, mas se vc preferia usar combos, td bem tb. Só uma dica: tenta carregar os valores somente quando o cara clicar pra escolher. Porque senao vai demorar pra abrir a tela com tudo carregado
PS: Esse screeshot ai é se um projetinho que eu tenho na java.net. No blog tem um link pra lá. Se tiver interessado, baixa o codigo pra ter uma ideia de como fazer. E fica bem legal. Os usuarios adoram esse tipo de pesquisa pra seleçao hehehehehehe[/quote]
Cara não tô conseguindo acessar esse link que me mandasse.
Cara, não estou conseguindo ver esta imagem que vc postou, aparece só aquele X de quando imagem não está disponível, vi que ela está em uma URL do www.javablogs.com.br que também não consigo acessar, dá servidor não encontrado, sabes se tem algum problema ???