Pessoal, seguinte, eu tenho que montar o diagrama de objeto de várias classes para um trabalho da faculdade, e eu tenho duas dúvidas:
1ª Dúvida
Tenho a classe Jogador, que possui nome, idade, sexo e pontos, e tenho a classe Jogo da forca, que possui os atributos: tipo de jogo, número máximo de tentativas e jogador. Pois bem, quando eu desenho o diagrama de objeto das duas classes, quando eu desenhar o diagrama da classe Jogo da forca, eu tenho que fazer um ponteiro no atributo Jogador para a classe Jogador?
2ª Dúvida
O trabalho pede também uma classe principal, ou seja, a classe main, como fica um diagrama de objeto de uma classe principal?
Deixa eu ver se entendi, a primeira dúvida é sobre o atributo jogador na classe Jogo da forca?
Se for isso, o que você vai fazer é apenas uma associação entre os objetos. Representado por uma linha interligando-os.
A segunda dúvida.
A Classe Main depende muito dos métodos que você criou nas demais classes, mas basicamente você precisa ter uma referência a Classe Jogo da forca e a Classe Jogador.
Primeira dúvida, ok!
Sobre a segunda, que é montar um diagrama de objeto pra classe principal, ficaria assim?
Eu tenho as classes:
Palavra
PalavraComposta (herdada de Palavra)
BancoDePalavras
Jogador
JogoDaForca
Pois bem, pro diagrama da classe principal, eu teria que fazer um desenho, da classe principal, com apontadores para as outras classes?
Como vai depender dos métodos que suas classes vão implementar, por exemplo, se for a classe Main que vai gerar a palavra, então ela vai precisar de uma instância de Palavra, nesse caso você iria precisar criar uma associação entre a classe Main e a Classe Palavra, caso o método de criação da palavra esteja na classe Jogo da Forca será ela que deverá ter uma associação com a classe Palavra.
Vamos dizer que na classe Palavra você tenha o método buscarPalavraAleatória(), que vai trazer uma palavra para colocar no jogo.
Se você chamar esse método de dentro da classe Main você vai precisar de uma instância, ou seja, uma associação com a classe Main e Palavra
caso quem chame esse método seja a classe Jogo da Forca ela que terá uma associação com a classe Palavra