Montar servidor tomcat com internet adsl brasil telecom

4 respostas
X

Alguém sabe se é possível eu montar um servidor web tomcat, sendo q tenho internet adsl (turbo 300 da brasil telecom) com ip dinâmico e modem roteador (dlink 500g). A parte de configuração do tomcat eu sei, mas não sei se é possível fazer com q computadores de fora encherguem meu tomcat, já q o modem é roteador e acho q meu ip é dinâmico. Se algém puder dar qq dica de como eu posso começar, ou obter material sobre isso, ficaria muito grato! :grin:

4 Respostas

M

bem-vindo(a)!!! olha… eu não sei se da pq nunca tentei, haehe… mas sugiro q tu tente antes, pra ver se realmente da algum erro, caso dê, post it! … heahe, só lembrando q isso não é erro relacionado a Java ou a Tomcat né… :roll: ai, fico devendo…

C

olá xpidx,
Dá sim, vc precisa configurar teu router para que ele direcione as requisições na porta do tomcat(default 8080) para o IP interno da tua makina(geralmente 1692.168.1.2).
Bom… procura por NAPT(Network address port translation), lá vc define a porta tal(8080) para ir direto pra o IP da sua makina!!!

A questão de ser dinâmico é só vc usar um Dynamic DNS, que é um programinha q sempre q vc liga sua makina ele informa o teu ip atual a um servidor que vc criou um domínio!!
Eu conheço pelo menos dois que fazem isso:
www.dynu.com
www.no-ip.com
Entra lá, cata o programa e é so configurar certinho e boa :cool:
Mas lembre, vc não vai conseguir testar seu domínio de dentro da sua própria rede, ou seja, com tua própra makina, tem que ser alguem de fora pra testar!!!

Qqer duvida posta aí!!!

X

O pior é q e não funcionou…ou eu fiz errado…

vamos lá denovo! :grin:

Para mim acessar o meu tomcat, eu uso http://10.1.1.6:8080/ , ou seja, a porta é especificada na URL, porém, esse é o IP local do meu computador. No meu roteador, eu via as propriedades NAT, e coloquei em NAT Rule Entry, e lá existem várias opções, uma delas é “Flavor”, que mudando, muda tb os atributos necessários. Como vcs me disseram NAPT e um amigo meu falou em RDR, vou colocar os atributos dos 2, com os valores q aparecem por padrão, na hora de adicionar:

RULE FLAVOR: NAPT
RULE ID: 2
IF NAME: ALL
LOCAL ADDRESS FROM: 0.0.0.0
LOCAL ADDRESS TO: 255.255.255.255
GLOBAL ADDRESS: 0.0.0.0

RULE FLAVOR: RDR RULE ID: 2 IF NAME: ALL LOCAL ADDRESS FROM: LOCAL ADDRESS TO: GLOBAL ADDRESS FROM: 0.0.0.0 GLOBAL ADDRESS TO: 0.0.0.0 DESTINATION PORT FROM: 0 DESTINATION PORT TO: 65535 LOCAL PORT: 0

desde já,
obrigado

eltonk
RULE FLAVOR: RDR
RULE ID: 2
IF NAME: ALL
LOCAL ADDRESS FROM: 10.1.1.6
LOCAL ADDRESS TO: 10.1.1.6
GLOBAL ADDRESS FROM: 0.0.0.0
GLOBAL ADDRESS TO: 0.0.0.0
DESTINATION PORT FROM: 8080
DESTINATION PORT TO: 8080