Morar em outro país, vale realmente a pena?

Caro Bruno:
Nasci e moro em Curitiba. O problema é que milhares de pessoas pensaram como você e vieram, saturando o mercado de trabalho puxando a faixa salarial para baixo. Como citado, Curitiba como todo o Paraná tem uma cultura onde prevalece a educação descendente da europa, conflitando nos dias atuais com a cultura populista e com inversão de valores pregadas pelo governo federal, e vejo pelo meu filho de nove anos que não foi criando no ‘jeitinho brasileiro’ que ele fica em desvantagem a outras crianças de outras cidades e estados, assim como eu sofri ao trabalhar em uma montadora da região. Sugiro pesquisar bastante sore a situação atual e até pensar em outro país uma vez que não temos investimentos federais em educação, segurança e saúde publicas.

Vou dar a minha contribuicao, sou Analista de Sistemas e fazem cerca de 18 meses que moro no Canada.

[quote=Bruno M Gasparotto]Bom dia amigos do GUJ,

Sei que esse assunto já apareceu aqui muitas vezes, tanto é que passei 2h lendo o forum em topicos sobre isso, mas minha situação tem algumas particularidades, e acredito que ninguem melhor do que vocês programadores, inclusive os que já trabalharam em outras terras, podem me dar uma opnião valiosa que irá pesar em minha decisão.

Meu cenário é o seguinte, sempre tive vontade de morar em outro país, particularmente a Austrália, além de ter um tio que mora lá ha cerca de 5 anos e adora o lugar (infelizmente me fugiu a cidade em que ele trabalha).

[/quote]

Ter alguem da familia por perto ajuda bastante pois a vida pode ser um pouco solitaria no inicio. Minha esposa tem uma tia que mora em Cincinnati que sao cerca de 750 KM de Toronto, onde estou atualmente. Ja fomos nessa tia da minha esposa no natal e em outros dois feriado. E bom encontrar alguem da familia de vez em quando.

[quote=Bruno M Gasparotto]Bom dia amigos do GUJ,

O que mais me deixa decepcionado em morar no Brasil, é a política corrupta do país, que nos afeta bruscamente, acredito que nesse ponto nem preciso entrar em detalhes devido a roubalheira escandalosa que existe por aqui, por mais que eu ame estudar, sei que o retorno em outro lugar poderia ser melhor. Violência e falta de estrutura, são outros fatores que me chamam a atenção também.

[/quote]

Eu do brasil ja perdi a esperanca, principalmente quanto aos politicos e a politica. Eles sempre roubaram, roubam, e vao continuar roubando. Alem de politicos corruptos, eles sao na maioria das vezes muito incompetentes! Ainda aqui as vezes acompanho noticias do brasil mas devia parar com isso, e simplesmente seguir o conselho de um amigo mais velho (quase 50 anos) que me disse uma vez: “Nao perca tempo acompanhando esses casos de corrupcao e etc, invariavelmente nada vai acontecer, ninguem vai ser preso e vc vai ficar decepcionado.”

O retorno em um outro pais, alem do retorno financeiro ser melhor; a estrutura, qualidade de vida que vc pode ter aqui, seguranca, saude (no Canada o sistema de saude e universal, gratuito e bom) e etc e simplesmente incomparavel!

So vindo para ca, morando e etc vc podera ver o quanto o Brasil e ruim!!! Mto ruim!!! Vou exemplificar um pouco para que vc veja que nao falo besteira.

TRABALHO

Quanto a Salario:

Para mim que ja sou senior (8 anos de experiencia). O salario aqui e geralmente melhor que o do Brasil; a grosso modo vc pode pegar os salario de SP e aplicar aqui, tanto como CLT como PJ, os valores em (unidade) sao bem parecidos. Por exemplo, se um salario que pague 7 mil reais em SP CLT, aqui vc vai ter o equivalente a 7 mil dolares. Esse e um salario que nao e nada dificil de conseguir aqui, ou seja vc vai ganhar aqui, quase 15 mil reais! E isso, como “CLT”! Vi que vc comentou de CTBA; morei la varios anos antes de vir para ca, se vc for senior e conseguir um emprego que te pague 7 ou 8 mil reais como PJ se sinta bem feliz ja (lembrando, isso para Senior)! E claro que existem vagas que pagam melhor em CTBA, estou tentanto falar de um salario nao tao dificil de conseguir. Tambem existem vagas que pagam bem melhor aqui. Aqui mesmo na empresa onde estou existem Seniores (profissionais bons, com la seus 20 anos de XP) ganhando cerca de 100 dolares por hora como “PJ”.

Quanto ao trabalho em si:

O trabalho aqui e muito mais tranquilo, planejado e etc. No brasil estava acostumado a trabalhar finais de semana, isso em pelo menos 3 das 4 empresas para as quais trabalhei mais tempo. Nao era incomum fazer 220~230 horas por mes. Conversando com um amigo semana passada, ele comentou assim… “A epoca em que vc nao tinha vida”.

Aqui a semana de trabalho e de 37.5 horas semanais, desde que estou aqui so fiz hora extra quanto implementamos novas releases, que ocorrem a cada 3 meses. Chego no trabalho as 8:30, as 16:30 ja estou indo para casa!!! E incrivel chegar em casa nesse horario e poder aproveitar a vida!

Conheci minha esposa em SC, morei la um tempo. Quando decidi voltar para Curitiba (havia estudado la) ela nao queria, depois gostou tanto de curitiba que nao queria sair de la. Resolvi vir para o Canada, consegui um emprego em Calgary, Alberta. Ela nao queria vir, quase desisti de vir por causa dela, teve choro e etc. Depois de uns meses morando la, ela amou tanto que disse: “Jamais quero ir embora daqui”. Pois naos e que alguns meses depois consegui um emprego em Toronto, la estava eu de mudanca mais uma vez, ela nao querendo ir; no entanto hoje ela ADORA aqui tb, inclusive acha melhor do que Calgary.

O importante e deixar claro para sua esposa que nada e definitivo, vc pode vir para ca (ou Australia, onde queira) ficar algum tempo, se vc nao gostar vc simplesmente volta para o brasil! Melhor saber que vc tentou, foi atras dos seus sonhos, do que se arrepender pelo resto da vida e somente imaginar como poderia ter sido!!

O PAIS

O retorno E maior em um bom pais de primeiro mundo sem duvida alguma. Vc alem de ganhar mais, vai pagar BEM mais barato pelas coisas. Veja este exemplo:

Seguranca

A seguraca aqui e ridiculamente boa, claro que existem crimes e etc, mas e MTO mais seguro que o brasil. Digo riculamente pq e bem isso mesmo, por exemplo: Vejo as vezes aqui uma simples batida de transito, sem feridos, o individuo mal encostou no outro carro, aparecem, 3 viaturas da policia (Dodge Charger, parecido com um camaro), uma ambulancia ou mais, um carro dos bombeiros ou mais!!! E incrivel como acontece qualquer coisinha e vc ve um sem numero de sirenes no lugar!

E possivel andar a noite pelas ruas sem medo, sem medo de parar em sinaleiros e etc.

Saude

Estou com pedras nos rins e tive a oportunidade de comecar a utilizar o sistema de saude Canadense. Fui muito bem atendido, os hospitais sao novos, modernos, e super equipados. Ja fiz varios exames (2), como com este equipamento entre outros. Tudo sem custo. Aqui vc se sente tranquilo, pois sabe que se tiver algum problema, vai ser atendido com presteza e eficiencia!

Qualidade de vida

E incrivel como existem muitas areas verdes aqui! Com excecao do centro de toronto, obviamente, os bairros e cidades metropolitanas sao MUITO arborizadas! Perto de casa mesmo corre uma cliclovia (pathway, como eles chamam aqui, nao so para bicicletas) beirando um riacho, facilmente e uma faixo com pelo menos 50 metros de largura, as vezes bem mais, com varias arvores, gramados, parquinhos para criancas e outras coisas. No raio de 300 metros de casa, e possivel encontrar, 6 campos de futebol (como nao e o canada 5 vezes campeao mundial de futebol!!!), 6 quadras de tenis, 3 campos de baseball, uma cancha de bocha! Existem piscinas publicas tambem, entre outras coisas!

Existem mais parques onde vc pode ir, praias (as dos grandes lagos, quebram um galho), mtas lojas, cinemas. Opcao para todos os gostos! Jogos da NFL, NHL, NBA, shows, eventos. Enfim…

Infra-Estrutura

As ruas nao tem buracos (ta vc encontra alguns, mas e BEM raro!!), as estradas, MEU as estradas… incrivelmente boas, de toronto ate a fronteira com US (London-Detroit) e um TAPETE, na maioria do percurso de 3 a 4 pistas, as vezes 6, nunca menos que 2. Em toronto vc tem como meio de transporte publico, onibus, trem, bondinhos e metro.

Planejamento e tudo na vida.

CONCLUINDO

Eu acho que vale a pena a experiencia, vc sempre pode voltar; Eu mesmo nao penso em ficar aqui para sempre, vou ficar aqui pelo menos mais uns 3 anos e pegar a Cidadania Canadense, que e meu objetivo agora, depois vejo o que faco.

Depois de morar aqui esse tempo, posso dizer, o Brasil e mto pobre e esta a anos luz de um pais como Canada, Australia, Alemanha, Japao, Suecia, USA e etc. (que devem ser parecidos com o Canada). Sinceramente nao acredito que o brasil chegue neste nivel em 50, nem 100 anos. So morando aqui um tempo para ver o QUAO distante estamos disso.

Sinceramente, a vida aqui e muito mais facil e melhor. Se eu tivesse mais familia aqui, certamente JAMAIS voltaria para o Brasil.

Espero que este post te ajude.

Realmente, nao somos o pior, existem paises piores na Africa e na Asia. Me atrevo a dizer ainda que nao e TAO ruim tambem para o caso de profissionais de TI, pois o mercado nao e ruim e os salarios tambem nao sao tao ruins. Mas para a maioria da populacao e bem ruim. Se vc tiver um salario de 8~9 K vc ja pode se sentir um privilegiado parte de 2% da populacao brasileira. A minoria dos profissionais de TI vai atingir esses valores.

O pais mais poderoso da america latina, pq temos tamanho, grande populacao e um alto PIB. O chile esta avancando muito mais que o brasil, Colombia indo bem tambem.

Nao estamos indo mal, mas o PIB Americano tem grandes chances de ser maior que o do Brasil neste ano. A diferenca esta aumentando e nao diminuido praticamente. Isso que os EUA sao o CENTRO da crise!!!

[quote=Bruno M Gasparotto]Fala Maracuja!
Você citou muitos pontos importantes em seu post, mesmo assim o que mais me chamou a atenção foi esse e o abaixo.
Um amigo do meu ultimo trabalho me falou algo muito parecido cara. “Ela ainda é nova, muito apegada a mãe, e principalmente nunca saiu do país, deixa pra ter essa conversa novamente o dia que vocês estiverem em viagem a outro país”. Seu exemplo é exatamente o mesmo cenário.

Realmente, quero ao menos ver como são os outros lugares, sou o tipo de pessoa que não para de pensar quando tem um objetivo, não descanso. O próprio fato de eu ser programador hoje, se deve ao eu ter dado a cara a tapa no mercado, e largado a área de telecom, sou feliz como programador (mesmo sendo ainda juvenil na área) e me orgulho muito da decisão que tomei.
[/quote]

O importante e sempre conversar bastante, explicar a situacao e apontar que nada e definitivo na vida, a nao ser a morte! hehehe

E mto importante ter objetivos na vida, uma vida sem objetivos nao tem sentido para mim! No mais, o segredo para prevalecer e, planejamento, mto estudo e trabalho. Alem e claro de fazar o que se gosta e um pouco de talento! O resto e consequencia! :smiley:

[quote=Zabimaru]Aos Curitibanos,

Já ouvi falar que CTBA é cidade modelo do Brasil, mto bom morar por aí?[/quote]

A crimalidade em curitiba explodiu.

http://www.mapadaviolencia.org.br/mapa2012.php

O numero de assassinatos por 100 mil habitantes em Curitiba e 3x maior que em SP atualmente!!!

O transito piorou muito, ruas que eram relativamente tranquilas a 9 anos atras. (eg. Visconde de Guarapuava) mesmo hoje com 6 pistas (eram 4) esta terrivel! Eu morava no centro, em horario de pico, da Andre de Barros com travessa da Lapa, ate a rodoviaria (cerca de 8 quadras) podia levar mais de 20 minutos! Pouco tem se investido em transito e transporte!

As oportunidades sao poucas, existem umas 3 ou 4 empresas maiores com alta demanda de IT.

SUS, nunca precisei, melhor nao contar com isso!

Enfim, ao vou me prolongar!! kkkk

Editando: Cidade modelo era la na decada de 80!!!

Bom, depois disso nao sobrou mta coisa para ser boa nao e verdade? hehehehe

O problema de curitiba e mesmo a falta de investimentos para acompanhar o crescimeto. No caso de transporte e transito por exemplo, se fez na decada de oitenta a criacao das canaletas exclusivas de onibus e as estacoes tubo. Mas depois disso mto pouco ou quase nada foi feito, fazem-se algumas obras a cada 10-15 anos de grandes proporcoes. Como a linha verde criada recentemente. Mas alem disso… nada!

So para comparacao, tem uma linha de onibus recem criada aqui em Brampton, regiao metropolitana de Toronto onde moro, eles chamam de “ZUM” seria quase como os expressos e estacoes tubo de curitiba; Entao, acabaram de criar numa das ruas principais aqui da cidade, a “Main Street”. Mal acabaram de fazer isso, ja estao planejando a criacao de uma linha de trens leves sobre trilhos que deve ficar pronto para daqui a 10 anos. Estao sempre fazendo alguma coisa, alguma obra por ai; Vejo com mto mais frequencia isso aqui, do que via no Brasil, particularmente em curitiba. Isso que aqui nem e ruim mtas coisas (comparando com Curitiba), e curitiba que esta cresedo muito, uma capital do Brasil, um dos “BRICS”, paises emergentes e bla bla bla… pouco, ou nada se ve. Nao se aproveitou nem a ultima decada que foi de bonanca, quero ver de agora em diante que as coisas nao serao mais as mesmas, preco dos comodities caindo ou se estabilizando.

Economia brasileira cresceu com ‘anabolizante’, diz ‘Economist’.

Enfim, tudo isso e mto triste, mas temos que ser realistas. Comparar dados e fatos, nao podemos cair no papo do “Grande Lider” Luiz Inacio Cachaceiro Demagogo da Silva e acreditar no… NuncaAntesNestePaizzzzzzz… Por muito tempo falou-se muito, de fato algumas coisas boas ate aconteceram… que muita gente acabou acreditando nessas bravatas. No fundo o brasil continua sendo o pais que sempre foi!

Concordo.

[quote=drsmachado]
Tem oportunidades? Várias. Boas? Algumas.[/quote]

Eu arrumaria aqui. Tem oportunidades? Algumas. Boas? Poucas.

Vagas que pagam 30 ou 35 reais como PJ para um profissional Senior, nao chamo de oportunidade, isso ai e um desrespeito!!! E tem varias assim em Ctba!!!

PS: Peco desculpas ao autor do topico por estar desvirtuando ele um pouco. Vou me conter agora! :oops:

Nao acho que se olham somente os defeitos, infelizmente os defeitos sao maiores e estao mais escancarados apenas.

[quote=ViniGodoy]
Aqui, raramente coisas boas que o país faz viram notícia. Nossa TV dificilmente valoriza nossos próprios comércios, pontos turísticos, enfim, o que o país tem de bom.

Só a título de exemplo: Quantos programas americanos você já viu que mostram pontos turísticos como Las Vegas? E quantos brasileiros você já viu que mostram que temos o maior e mais equipado Resort Hidromineral do mundo na Pousada do Rio Quente? Quantos documentários nacionais você já viu falando da nossa tecnologia de ponta de extração de petróleo, da tecnologia de manipulação genética que temos na Embrapa e de outras coisas boas que o país tem?[/quote]

Oras, mas nao temos 859 novelas sempre; a maioria mostrando belezas do Rio de Janeiro e do Nordeste principalmente? Agora, divulgar mais tecnologia e etc, talvez fosse um ponto que eu concorde. PS: Mas nao com dinheiro publico, por favor.

[quote=henriquecosta]Concordo com todos que disseram que cada um tem que correr atrás do que é seu e não esperar pelo governo, que no Brasil existem muitas coisas boas e existe mesmo, é um belíssimo país, até porque se estamos aqui é porque somos a galera da tecnologia e estaríamos chorando de boca cheia não é mesmo?! Então vamos tirar o foco da gente um pouquinho pra analisar melhor e mirar para os milhões que ainda vivem na miséria, sem saneamento básico, sem o mínimo, ou seja, enquanto estamos aqui no guj, tem milhões procurando comida …
E então, qual país oferece melhores condições no geral, Brasil ou Austrália?[/quote]

Rapaiz, como ja deu para notar pelos meus posts anteriores, sem duvida alguma que a Australia!!!

Outro ponto, bem grosseiramente, o PIB per capita australiano e 4x o brasileiro, e o preco das coisas (pelo que converso com um amigo que mora por la, bem parecido com aqui) e grosseiramente a metade do preco no Brasil. Grosseiramente vamos analisar, cada pessoa ganha 4x mais de salario, e compra as mesmas coisas pela metade do preco. Adicione ai que o pais tem boa infra-estrutura, seguranca, educacao, saude e etc.

Eu lhe pergunto, onde vc acha que existem melhores condições?

[quote=Bruno M Gasparotto]Enfim, vou continuar com meu objetivo base, me graduar e fazer minha pós, até pq não tenho grana o suficiente agora pra me manter fora do país por algum tempo.
Agradeço a ajuda de todos, com esse topic vi que é suma importância sair pela primeira vez do pais por experiência, ao invéz de tentar sair definitivamente sem sequer conhecer as outras fronteiras. No mais, o negócio é conversar muito com a mulher e planejar a vida juntos, mas só de saber que essas criaturinhas mudam de idéia depois que conhecem outro país, já vai me fazer dormir mais tranquilo, caso eu insista em sair do Brasil.

Valeu mesmo :slight_smile:

@Maracuja
Não precisa se desculpar por nada, pelo contrário, agradeço a importante opnião como a dos demais.

Sobre Curitiba, realmente não conheço o trânsito e a situação dos transportes, mas alguem consegue fazer alguma comparação com os de SP?
E quanto a aquisição de imóveis, quanto custaria um apartamento/casa, razoável/básico a 15min de carro do centro? (Pergunta meio superficial mas ok).[/quote]

Superficialmente tambem, um apartamente de dois quartos, nao novo, em um bairro de classe media, eu diria que cerca de 250 mil.

Ok, concordo.

[quote=ViniGodoy]
E por que não temos orgulho delas?[/quote]

Aqui acho que existe um problema; Pelo menos em algumas empresas.

Se temos que ter orgulho delas, elas que nos facam ter orgulho! Se nao nos orgulhamos de mtas empresas, e porque temos poucas das quais nos orgulhar!

[quote=ViniGodoy][quote=Maracuja]Aqui acho que existe um problema; Pelo menos em algumas empresas.
Se temos que ter orgulho delas, elas que nos facam ter orgulho! Se nao nos orgulhamos de mtas empresas, e porque temos poucas das quais nos orgulhar![/quote]

Mas nem das poucas que tem, nos orgulhamos, porque na maior parte das vezes, sequer temos conhecimento. Nossa imprensa não fala delas, nossos programas não as mostram.
Temos grupos grandes, como o da Positivo, Globo, Ambev, Vale, Sadia… mas nossa imprensa prefere vender mulheres peladas e desgraça.
[/quote]

Bom, quem sabe ai falta investimento em marketing e publicidade por parte das empresas. A imprensa tambem precisa fazer dinheiro para pagar seus funcionarios e etc, ninguem faz propaganda de graca em nenhuma parte do mundo.

[quote=ViniGodoy]
Quanto aos políticos. Muita gente fala mal da politicagem, se isentando. Políticos também são Brasileiros, e são o reflexo da educação que estamos dando a nossos filhos. Aqui, há ainda mais peso da nossa parte, pois a maioria vem das classes média e alta.

Se você tem orgulho de usar o “jeitinho brasileiro” para levar vantagem no seu dia-a-dia, não reclame dos políticos que tem.
A única coisa que o diferencia deles, é o acesso aos recursos. Talvez você baixe pirataria, ou ache legal ter pirateado as músicas do seu cantor favorito.

Eles, ao invés de roubarem de um fabricante de software, ou de um grupo musical, roubaram do seu bolso.[/quote]

Os politicos sao sim reflexo da propria populacao brasileira. Isso e fato. A principal mundaca tem que vir do proprio povo e infelizmente no geral o povo brasileiro e uma desgraca! Um filme da banca pirateado aqui, compra de um produto com preco errado la, um jeitinho pra fazer um gato na TV a cabo, luz e etc. Uma gorjetinha pro cafe do policial, e por ai vai.

Infelizmente eu mesmo ja baixei musicas e usei softwares piratas, jogos e etc. Felizmente, antes tarde do que nunca e a alguns anos ja, pago por tudo que consumo, inclusive ja fiz meu pais e sogros comprarem versoes originais de windows, office e etc. Ja faz algum tempo que faco a minha parte, infelizmente a maior parte das pessoas ainda nao as faz!

Para que conste, “jeitinho brasileiro”, isso me causa um embrulho no estomago! Hoje chamo de picaretajem mesmo, roubo, enganacao, gambiarra.

No brasil a coisa e tao feia, que uma vez quando um individuo soube que eu so usava softwares originais, comprava CDS de musica ainda e etc, vc acaba sendo taxado de babaca!!! kkkk

Eis o Brasil!!!

Ola, no meu caso eu primeiro consegui um visto permanente (via um processo de imigracao para trabalhadores qualificados), vc chega no pais com todos os direitos de um cidadao canadense, no entanto nao pode votar. Depois de 3 anos vc pode requerer a cidadania canadense (vou dar entrada na minha em menso de 6 meses! :D). De posse do visto, mandei 1 curriculo e ja consegui um emprego! :smiley: Tinha um amigo que ja estava em montreal, e me indicou uma emrpesa com vagas abertas, dei sorte, foi facil (ao menos esta parte). Creio que o complicado e vc conseguir o visto.

Bom, se vc fazer isso, vc ja comecou errado e tem grandes chances de nao dar em nada a sua aventura, a nao ser rasgar dinheiro. Visto de turista nao te permite trabalhar, nenhuma empresa vai te contratar. A unica chance aqui (ou 99.9%) e que vc consiga um subemprego, acabe virando um imigrante ilegal e etc etc.

Nao lembro como o Keller fez, mas se nao estou enganado, ja li aqui acho, ele fez o processo de imigracao tambem.

Vc vai encontrar mais alguns esclarecimentos como este abaixo

Nesta thread aqui.

Espero que ajude.

[quote=Júlio Murta]
Obrigado pelo texto maracuja. Infelizmente, parece tendência as portas estarem se fechando para quem deseja morar num lugar melhor =/. Passei a manhã realizando algumas pesquisas sobre a Nova Zelândia e, ao que parece, deve ser um dos mais “fáceis” para migrar. Muitos profissionais qualificados na NZ vão para a Austrália em busca de melhores salários, o que faz com que o país sofra com uma crise de profissionais qualificados.

No mais profundo de meu ser (veja só que poético) penso em sair do Brasil e construir uma vida nova longe daqui. Mas esse é um projeto distante, creio que precisarei de, pelo menos, uns cinco anos para me qualificar devidamente. Embora eu seja jovem (19 anos) vou começar desde já para sair o quanto daqui. Apenas espero que até lá não seja tarde demais.[/quote]

Sim, existem paises mais “faceis” do que outros para se imigrar, no entanto nao leve-se exclusivamente por isso; pesquise e escolha o lugar onde realmente gostaria de viver, entao procure uma forma de como chegar ao seu objetivo. Alem disso, acredito sim, tambem que cada dia fica mais complicado imigrar para qualquer lugar, parece ser realmente uma tendencia. No entanto oportunidades ainda existem e devem existir por bastante tempo.

Eu tenho 4 certificacoes, eu acho que ajude, e claro, mas nao acho que seja decisivo. Melhor e vc ter uma boa formacao universitaria, isso sim. Acho que serve mais como um bonus, quem sabe ate um criterio de desempate entre dois profissionais igualmente qualificados.

Acho que falta nao deve fazer nao.

[quote=keller][quote=Maracuja]
Depois de 3 anos vc pode requerer a cidadania canadense - vou dar entrada na minha em menso de 6 meses! :smiley:
[/quote]
Caramba que inveja! Aqui na NZ eles mudaram isso, antigamente era 3(tres) anos.
Porem a maioria (mais da metade) dos novos cidadoes se mudava para a Australia.
Entao mudaram as regras, agora sao 5 (cinco) [longos] anos de espera.

[/quote]

Pois e uma boa mesmo, aqui porem acho que boa porte se muda para os EUA… hehehehehe
Eu mesmo conforme for, sigo este caminho.

Alem do mais, pra vc, mais dois anos, devem passar rapido… afinal… o tempo voa…

Bom, nao e bem assim, mas quase. Devido ao NAFTA, com a cidadania canadense posso conseguir o TN 1, que e muito mais simples do que o TN 2 (para mexicanos); Basicamente, posso simplesmente chegar num posto de fronteira americana e de posse de uma “Job Offer” de uma empresa americana conseguir o TN 1 na hora! Na fronteira! Simples assim.

E uma boa nao!?

[]'s

Na verdade, acredite, e bem facil; E sim, vc pode morar e trabalhar la numa boa. :smiley:

[quote=keller][quote=Maracuja]
Pois e uma boa mesmo, aqui porem acho que boa porte se muda para os EUA… hehehehehe
Eu mesmo conforme for, sigo este caminho.
[/quote]
Eu particularmente acho o USA um pais bem bacana pra se morar.
Especialmente se tu ficar em umas das costas, perto do mar.

Verdade cara, agora faltam apenas 9(nove) meses para eu poder aplicar para cidadania.
Com sorte tudo corre bem! Mas eu nao tenho ideia de sair da NZ; por enquanto.
[/quote]

Eu nao tenho nenhum preconceito contra os EUA, na verdade, acho mto bom por ser um pais imenso e com todo tipo de cidade e lugares, frios, quentes, perto de montanhas ou perto do mar… cidades boas, quase como as canadenses (criminalidade e etc) outras ja mais perigosas como as brasileiras quase (Detroit)… e um mar de possibilidades… eu especialmente tenho pensado, tenho que conhecer ainda, Atlanta (Georgia), Raleigh (North Carolina)… ou ate algum lugar na Florida, onde posso encontrar cidades com precos de casas bem mais baratos do que os de Toronto (1/3)… quentes e perto de praias… pagar menos impostos… quem sabe ate ganhar mais, pois os salarios la sao uns 10% ou 15% maiores do que aqui… e tudo um pouco mais barato la tb … e estar e umas 5 horas de voo do Brasil! :smiley:

Mas na real, to bem indeciso tb… pq adoro aqui! :smiley: Vamos ver o que o futuro me reserva! hehehehehe

Sobre a cidadania, eu dou entrada em uns 3 meses… acho que e capaz pegarmos cidadania pela mesma epoca… o bom que ai nao ficaremos mais “presos”… e vc podera de fato provavelmente ir para qualquer lugar que achar melhor! hehehe

[]'s

Geralmente uma passagem Toronto-SP ocila entre 1000 e 1500 dolares, depende de promocoes, datas, e quanto antes vc compra a sua passagem. Ja de alguns lugares como Atlanta, uma passagem pode custar metade disso, e a tempo de viajem tb e a metade… da pra estar em SP em umas 8± horas! (ao contrario das 11± de toronto). Antes de vir para o Canada, AUS era meu plano B, ate cheguei a conseguir o reconhecimento da Australian Computer Society (ACS) para dar entrada no visto de imigracao, o que realmente me assutava era a distancia… 24 horas ± pra chegar ai ne?

Casas aqui, vc compra uma casa legalzinha na Regiao Metropolitana (40 min de trem de Toronto Downtown) por uns 350 a 400 K… se for Toronto mesmo… distante uns 30 min de subway… vc ja vai achar casas com 30…40 (bungalow) anos em torno dos 500k (precisando mais 100 de reforma pra ficar boa)…

Quando vejo essas coisa nos EUA

Essa aqui seria 1.5M se fosse aqui!

Tem muita coisa boa, em muitas cidades boas!

E realmente de ficar boquiaberto ao ver umas casas por la!

:-o

[quote=keller]
Na pior das hipoteses, tu volta, ao Canada! Hahah[/quote]

Exatamente, esta e a ideia! :smiley: