Mostrar HTML como texto em página HTML

Olá, eu tenho uma pagina web que vai conter alguns textos, porém esses textos podem conter códigos html, por exemplo tutoriais em html, etc.

o que acontece, é que eu quero que se o usuário escrever

Olá, isso não apareça como um link, e sim como está exatamente escrito, com as tags e tudo certinho, não sei se me entenderam,

alguem tem ideia de como fazer isso?, preciso colocar dentro de alguma tag para inibir o html?

voce pode trocar a tag pelo respectivo codigo html
no caso (sem espaços )
"<" seria "& lt"
e
">" seria "& gt"

[code]<html>
<body>
& lt h1 & gt
conteudo da tag
& lt /h1 & gt

</body>
</html>[/code]
mesmo html, sem os espaços

[code]<html>
<body>
&lth1&gt
conteudo da tag
&lt/h1&gt

</body>
</html>[/code]

[quote=deyvidsbs]voce pode trocar a tag pelo respectivo codigo html
no caso (sem espaços )
"<" seria "& lt"
e
">" seria "& gt"

[code]<html>
<body>
& lt h1 & gt
conteudo da tag
& lt /h1 & gt

</body>
</html>[/code]
mesmo html, sem os espaços

[code]<html>
<body>
&lth1&gt
conteudo da tag
&lt/h1&gt

</body>
</html>[/code]
[/quote]

o problema não é esse, o problema mesmo é se por exemplo tiver um no próprio GUJ, tem uma função desabilitar HTML nesta mensagem, é isso que preciso fazer.

</>

ele vai converter isso para uma imagem, e a div irá conter este conteudo só pode contexto, ele não pode renderizar o código html entendeu?

no próprio guj tem a função “desabilitar html nesta mensagem” é isso que preciso fazer

Agora voce só precisa criar uma função, que subistitui o “< pelo & lt” e o “> pelo & gt”

ai depende com oque voce esta trabalhando no server-side?(java, php, etc)

ou se voce esta fazendo uma pagina “estatica”(ai voce pode fazer em java script a função)

[quote=deyvidsbs]Agora voce só precisa criar uma função, que subistitui o “< pelo & lt” e o “> pelo & gt”

ai depende com oque voce esta trabalhando no server-side?(java, php, etc)

ou se voce esta fazendo uma pagina “estatica”(ai voce pode fazer em java script a função)

[/quote]

acho que entendi o que você quis dizer!

vou tentar

[quote=LVentura][quote=deyvidsbs]Agora voce só precisa criar uma função, que subistitui o “< pelo & lt” e o “> pelo & gt”

ai depende com oque voce esta trabalhando no server-side?(java, php, etc)

ou se voce esta fazendo uma pagina “estatica”(ai voce pode fazer em java script a função)

[/quote]

acho que entendi o que você quis dizer!

vou tentar[/quote]

era isso aii, em um primeiro momento eu não entendi, mas agora com a cabeça fria ta tudo azul, brigadão, resolveu meu problema perfeitamente