Mostrar imagem e botões

6 respostas
W

Olá amigos. É minha primeira postagem no fórum. Gostaria de pedir a ajuda de vocês.
Sou novato ainda em Java. Tenho algumas dúvidas simples, acho que vocês vão resolver fácil.

Preciso criar um programa em java que contém um questionário.
A intenção é ter uma janela simples, com uma imagem e três botões. O usuário vai olhar a imagem, escolher uma resposta apertando o botão, e iria prosseguir aleatoriamente pra próxima imagem, que teria novamente três botões…
Enfim… é um painel simples, com um espaço estático pra imagem e 3 botões. preciso aprender a trocar esssa imagem, bem como o texto e “value” dos botões.

Imagino que deva ser simples fazer isso, mas estou fraquissimo em uso de interface com java.

A leitura e gravação dos dados eu faria com banco de dados simples em access. Até tenho uma noção de como fazer. Alguém me sugere algo melhor?

Agradeço imensamente a todos pela ajuda e atenção.

6 Respostas

ViniGodoy

Acho que é isso mesmo. É aplicação para faculdade?

W

É pra faculdade sim… hehe…
Se não fosse, faria em outras linguagens. Nada contra Java, mas faria essa aplicação em Vb ou Delphi em poucos minutos, enquanto que no Java, nem sei direito como começar.

Conto com a ajuda de vocês.

Valeu!

ViniGodoy

Argh, Deus me livre do VB… Uma linguagem com “On error resume next” não pode ser levada a sério. :slight_smile:

Bom, vai postando as dúvidas que a gente te ajuda. O Swing é um pouco esquisito no começo, mas é bastante produtivo depois que vc entende os seus conceitos.

W

ViniGodoy:
Argh, Deus me livre do VB… Uma linguagem com “On error resume next” não pode ser levada a sério. :slight_smile:

Bom, vai postando as dúvidas que a gente te ajuda. O Swing é um pouco esquisito no começo, mas é bastante produtivo depois que vc entende os seus conceitos.

Mas o Vb tem lá suas facilidades… hehe

Como eu crio essa interface no Java? Vai ser inteiramente por linha de comando ou eu consigo desenhar os botões e manipular visualmente, alterar as propriedades…?

ViniGodoy

Com o Netbeans você consegue criar visualmente, tal como faz em VB ou Delphi.

Entretanto, alguns componentes como o JTable exigem um pouco mais de estudo para serem utilizados.

W

Estou conseguindo me virar na criação do design…
O próximo problema é conectar com um banco de dados Access, randomizar uma linha, pegar um valor e preencher o texto dos botões com esses valores, e a imagem com o caminho da imagem que está no BD. (ou devo criar um campo no BD já com a imagem?)

Please, help!

Criado 26 de outubro de 2009
Ultima resposta 31 de out. de 2009
Respostas 6
Participantes 2