Mostrar início da JTextArea [RESOLVIDO]

9 respostas
W

Pessoal,

Seguinte, tenho um textão em um JTextArea e quando estou abro a janela ela fica automaticamente mostrando o fim do texto, como se alguém tivesse puxado a barra de rolagem toda pra baixo. Preciso deixar ela no começo! Como faço isso??

Att,

9 Respostas

visola

Já tentou:

jTextArea.setSelectionStart(0);

Na hora que você abrir sua janela, chama este método para colocar o cursor na posição zero.

W

visola:
Já tentou:

jTextArea.setSelectionStart(0);

Na hora que você abrir sua janela, chama este método para colocar o cursor na posição zero.

Bom na verdade não expliquei direito. O problema é no JScrollPane e não na TextArea em si, isto é, eu abro a janela e, como o texto é grande, a barra de rolagem fica puxada pra baixo automaticamente mostrando o fim do texto. Quero que mostre o início, com a barra de rolagem pra cima no inicio.

ViniGodoy

private

JScrollBar verticalScrollBar = scrollPane.getVerticalScrollBar(); verticalScrollBar.setValue(verticalScrollBar.getMinimum());

W

ViniGodoy:
private

JScrollBar verticalScrollBar = scrollPane.getVerticalScrollBar(); verticalScrollBar.setValue(verticalScrollBar.getMinimum());

nao deu!

ViniGodoy

Tente então:

W

[quote=ViniGodoy]Tente então:

Opa! Deu certo! Valew!

meutextarea.setCaretPosition(0);
W

[quote=ViniGodoy]Tente então:

Tem como eu exibir a barra de rolagem mesmo sem ter conteudo pra baixo? Tipo sem ter texto nenhum exibir a barra de rolagem mesmo assim só que desabilitada!
To usando L&F Nimbus e ele não mostra barra quando nãoa tem conteúdo.

ViniGodoy
Tem outro para a barra horizontal também. O padrão é AS_NEEDED.

W

ViniGodoy:
seuScrollPane.setVerticalScrollbarPolicy(JScrollPane.VERTICAL_SCROLLBAR_ALWAYS);

Deu certo! Obrigado!

Criado 6 de maio de 2011
Ultima resposta 6 de mai. de 2011
Respostas 9
Participantes 3