Eu queria saber como crio um programinha que receba do teclado uma frase, e informe qual a primeira palavra e depois última?
Imagino que devo usar o Substring, mas não consigo!!! Agradeço quem puder me ajudar! :roll:
Ei galera valeu pela ajuda mais é porque não faz nem um mês que comecei a estudar Java e não sei aplicar ainda estes métodos mais complexos.
É o seguinte, eu consegui fazer com que ele mostre a primeira palavra, vou postar abaixo para vocês entenderem, quero fazer com que ele mostre a última agora, mas não estou conseguindo. Fiz dessas duas maneiras
[color=red]publicstaticvoidmain(String[]args){Stringfrase,primeirapalavra,letra;inti;RecebaR=newReceba();System.out.println("Digite a frase:");frase=R.RecebaString();primeirapalavra="";for(i=0;i<=frase.length()-1;i--){letra=frase.substring(i,i+1);if(!letra.equals(" "))primeirapalavra=primeirapalavra+letra;else{break;}System.out.println("Primeira Palavra digitada na Frase: ");System.out.println(primeirapalavra);}}}[/color][color=green]publicstaticvoidmain(String[]args){Stringfrase,primeirapalavra,letra;inti;RecebaR=newReceba();System.out.println("Digite a frase:");frase=R.RecebaString();primeirapalavra="";i=0;while(i<=frase.length()-1){letra=frase.substring(i,i+1);if(!letra.equals(" ")){primeirapalavra=primeirapalavra+letra;i=i-1;}else{break;}System.out.println("Primeira palavra da Frase: ");System.out.println(primeirapalavra);}}
Eu queria saber como crio um programinha que receba do teclado uma frase, e informe qual a primeira palavra e depois última?
Imagino que devo usar o Substring, mas não consigo!!! Agradeço quem puder me ajudar! :roll:
As palavras vem separadas por espaço em branco?
Dá uma olhada no método split da classe String. Aplica ele à sua frase e ele te retorna um array contendo as palavras separadas em cada posição. Aí basta você pegar a primeira e a última posição do array né.
Tchello
Cara, muito simples, em uma frase as palavras usam um separador, que seria o espaço em branco, correto?
O que você tem que fazer é separar sua frase em tokens com esse critério de separação (espaços em branco) e então pegar o primeiro e o último token.
Dica: de uma olhada no método split da classe String.
edit: nota pessoal: nunca mais sairei da minha cadeira “só por aqueles 5 minutos” antes de pressionar “enviar” hehehe
nel
Olá.
Assim:
String text = "Testando o código";
String[] s = text.trim().split(" ");
System.out.println("Primeira: "+s[0]);
System.out.println("Ultima: "+s[s.length-1]);
Espero ter ajudado. Abraços.
C
caue.marcondes
ae rapa, recebendo do usuário via JOptionPane e usando o substring.
Ei galera valeu pela ajuda mais é porque não faz nem um mês que comecei a estudar Java e não sei aplicar ainda estes métodos mais complexos.
É o seguinte, eu consegui fazer com que ele mostre a primeira palavra, vou postar abaixo para vocês entenderem, quero fazer com que ele mostre a última agora, mas não estou conseguindo.
System.out.println("Digite a frase:");frase=R.RecebaString();primeirapalavra="";i=0;while(i<=frase.length()-1){letra=frase.substring(i,i+1);if(!letra.equals("")){primeirapalavra=primeirapalavra+letra;i=i-1;}else{break;}intindexu=frase.lastIndexOf(" ");System.out.println("Primeira palavra da Frase: ");System.out.println(indexu+" "+frase.substring(indexu));}}
}[/color][/size]
C
caue.marcondes
Cara não precisa usar for nem while nem nenhum loop para isso. É só usar o lastIndexOf pra achar o ultimo ‘espaço’.
a.substring(a.lastIndexOf(" "), a.length());
Ai vc usa o substring com a posição do ultimo ‘espaço’ até o length da string.