Motivação no trabalho

Olá pessoal,

Você, que é um profissional de desenvolvimento, como lida com a sua própria motivação? O que o faz sentir-se desmotivado no trabalho? O que o motiva? O que você faz quando você chega no trabalho e não tem um pingo de prazer e satisfaçao de realizar o seu trabalho?

E você, que lidera uma equipe de desenvolvimento, o quanto se preocupa com esse assunto? Como você faz para “sacudir” aquele excelente profissional tecnicamente falando, que contudo está desmotivado para trabalhar no dia-a-dia?

Desmotiva>
Ter que trabalhar… rs…

Brincadeira, acho que o que me desmotiva em um determinado projeto, é quando vc sabe que o caminho que ele está tomando vai dar "caca". Você tenta opinar sobre o fato, é repreendido e a "caca" acaba acontecendo. 

Pra encontrar motivação penso nas dívidas a pagar no mês.... rs.. Caso não encontre motivação mesmo assim, é hora de procurar outro emprego. 

Motiva >

Projetos inovadores, um bom salário :D. 

Creio que o modelo de gestão adotado em um projeto é o fator essencial. O gestor tem que ser um artista para lidar com as diversas situações. Manter a equipe num certo nível de equilíbrio, motivada e feliz não é para qualquer um. :D

Além de saber lidar com o com tarefas referentes ao dia-a-dia do projeto, lidar com pessoas. Realmente o "cara" tem que estar bem preparado.

O que mais me desmotiva no trabalho é quando me pedem para construir uma nave espacial e me dão tábuas, pregos e um martelo(aka total falta de estrutura e noção)…

Me desmotiva:

1. Falta de autonomia;
  2. Excesso de burocracia;
  3. Falta de inovações;
  4. Amadorismo.

Me motiva:

1. Mexer com coisas novas;
  2. Poder estudar assuntos diversos;
  3. Desafios técnicos (relacionados a complexidade, não à prazos).

O que eu faço quando a empresa não consegue me motivar? Vejo se não é uma fase e, se não for, troco de trabalho. Seja me realocando na empresa, seja procurando algo novo. Fazer isso não é fácil, nem rápido, mas é melhor do que acordar todo dia não querendo ir para o trabalho.

[quote=carneiro]Olá pessoal,

Você, que é um profissional de desenvolvimento, como lida com a sua própria motivação? O que o faz sentir-se desmotivado no trabalho? O que o motiva? O que você faz quando você chega no trabalho e não tem um pingo de prazer e satisfaçao de realizar o seu trabalho?

E você, que lidera uma equipe de desenvolvimento, o quanto se preocupa com esse assunto? Como você faz para “sacudir” aquele excelente profissional tecnicamente falando, que contudo está desmotivado para trabalhar no dia-a-dia?[/quote]

:arrow: Minha motivação é o fato de ser pago mensalmente/exporadicamente para aprender.

:arrow: Fico desmotivado pela falta de desafios e superiores com vocação para “capitão do mato”.

:arrow: Quando realmente não estou com paciencia para trabalhar eu pego minhas coisas e vou pra casa fazer outra coisa, e quando realmente não é possível, desligo a tag “desmotivacao” e deixo os motores a 80%.

:arrow: Quanto a liderar equipes desmotivadas:

Tento motivar o pessoal criando desafios e oportunidades de crescimento no ambiente de trabalho. Claro que algumas vezes o lado pessoal atrapalha e tento ter uma conversa amigavel, quando possivel tento manerar nas tarefas para dar tempo deles resolverem seus problemas pessoais.

Quando tudo falha não me resta outra solução a não ser convencer “o profissional” a se retirar, pois nao ganho para sustentar malandro e isso acaba virando uma epidemia, acreditem.

O que desmotiva

• Trabalhar com uma carroça que a gerencia continua chamando de Micro Computador
  • Calor / Ar condicionado quebrado (incrivel, ele so quebra qdo esta calor !! :smiley: )
  • Barulho
  • Ter de trabalhar com JEE 1.3 SDK 1.4 e Struts 1.X
  • Maquina de cafe quebrada

O que motiva

• itens acima * -1
  • reconhecimento
  • incentivo para pesquisas
  • valorização da mão de obra (extremamente motivador)
  • projetos desafiadores

[quote=ViniGodoy]Me desmotiva:

1. Falta de autonomia;
  3. Falta de inovações;
  4. Amadorismo.

Me motiva:

3. Desafios técnicos (relacionados a complexidade, não à prazos).
    [/quote]

Idem…
E acrescente mais o, ter autonomia e poder estudar.

Também. Só que, em vez de trabalhos, com projetos de pesquisa.

Idem também.

Abraços.

Aliás, eu me motivo quando está chovendo também :slight_smile: (lembrei disso agora, que tá chovendo). Acho que terei que ir prum país mais “cinza”.

[quote=ViniGodoy]Me desmotiva:

1. Falta de autonomia;
  3. Falta de inovações;
  4. Amadorismo.

Me motiva:

3. Desafios técnicos (relacionados a complexidade, não à prazos).[/quote]
    +1 para todos os pontos.

Eu geralmente chamo “desafio” relacionado a prazos de “pressão”, e não de desafio mesmo.

valeuz…

E ainda te dão 2 meses (Só que não foi você que deu o cronograma) pra construir, integrar com a estação espacial e diz que se o tempo for pouco da pra fazer muita hora extra !!! :evil:

E ainda te dão 2 meses (Só que não foi você que deu o cronograma) pra construir, integrar com a estação espacial e diz que se o tempo for pouco da pra fazer muita hora extra !!! :evil: [/quote]

hahaha…na mosca!

O pior é que eu não trabalho em um setor de desenvolvimento. Sou a famosa equipe de um homem só…
E a falta de noção é tamanha que algum tempo atrás desenvolvi um sistema que lia arquivos gerados por um programa de terceiros. Só que a cada hora o arquivo vinha com uma formatação diferente. Quando eu relatei o problema para o meu chefe, ele disse: “Ué, o sistema não pode descobrir qual a formatação do arquivo?”. Quase pulei no pescoço dele…

Se eu trabalhar vou ter dinheiro
Se eu estudar, vou ser promovido e ganhar mais dinheiro.

Dinheiro chama carro, carro chama gasolina, gasolina chama mulher… rs b[/b]