Movimentacao jtable

Bom dia,

Alguem pode me explicar como mudar a ordem de movimentacao na celulas de um Jtable?
O normal e que quando precionado o ENTER ele pula para a linha abaixo, eu gostaria que ele pulasse a coluna e que quando chegasse a ultima coluna ele pularia para a linha abaixo.

Como eu poderia fazer isso no modelo?

At

[quote=beowulf]Alguem pode me explicar como mudar a ordem de movimentacao na celulas de um Jtable?
O normal e que quando precionado o ENTER ele pula para a linha abaixo, eu gostaria que ele pulasse a coluna e que quando chegasse a ultima coluna ele pularia para a linha abaixo.

Como eu poderia fazer isso no modelo?
[/quote]

Você não pode fazer isso no model, pois esse comportamento é definido pela view (engraçado como as pessoas falam tanto em MVC, mas não sabem o que cada camada significa).

Infelizmente, mudar esse comportamento padrão não é trivial. Se eu não me engano, no JTable, colunas são puladas apertando tab (tem que confirmar, não estou com o java aqui para testar).

Ah sim, uma forma de fazer isso provavelmente será criando um filho de JTable e sobrescrevendo o método changeSelection.

De qualquer maneira, o que você quer é um comportamento inesperado (não-padronizado).
No Microsoft Office Excel, o Enter vai para a próxima linha e o Tab vai para a próxima coluna.
Eu aconselharia a tentar deixar o mais parecido com softwares que as pessoas costumam usar.

De qualquer maneira, veja o que a dona Jeanette (a.k.a Kleopatra) explicou para quem queria fazer algo parecido:

http://forums.java.net/jive/thread.jspa?messageID=338498

Eu também sempre recomendo não mudar o comportamento padrão do Swing pelos seguintes motivos:
a) Não é óbvio;
b) Não é fácil;
c) Custa caro para manter;
d) Você dificilmente irá testar em várias plataformas;

A única exceção a essa regra é quando o próprio Swing fornece bindings óbvios para o comportamento personalizado. Como por exemplo fazer um JTable que esconda colunas, ou um model com auto-filtro. Aí basta aplicar truques no model, o que é bastante plausível.

[quote=ViniGodoy]Eu também sempre recomendo não mudar o comportamento padrão do Swing pelos seguintes motivos:
a) Não é óbvio;
b) Não é fácil;
c) Custa caro para manter;
d) Você dificilmente irá testar em várias plataformas;

A única exceção a essa regra é quando o próprio Swing fornece bindings óbvios para o comportamento personalizado. Como por exemplo fazer um JTable que esconda colunas, ou um model com auto-filtro. Aí basta aplicar truques no model, o que é bastante plausível.[/quote]

Obrigado pelas explicacoes.
Funcionou o que eu queria, foi so fazer o que voce falou, mudar o ENTER por TAB, isso ja me atende.

Eu tenho que montar um grid onde as Colunas sao tamanhos e as linhas sao cores, por isso eu tenho que mudar o comportamento padrao.
A pessoa informa um codigo, e a partir deste codigo ele monta o grid, entao na cor 1 a pessoa colocar a quantidade nos tamanhos.

    pp p- m g- gg

cor 1
cor 2
cor 3

Entendeu o pq?

Muito obrigado mesmo pelas respostas.