MP3 SPI e modificação de mp3

5 respostas
H

Olá a todos,

Não costumo postar em fóruns, mas na hora do desespero tenta-se de tudo.
É o seguinte: disponibilizo dois arquivos mp3 em um site, e possibilito ao usuário que faça um edição dos sons das duas músicas, deixando só a bateria de uma e o vocal da outra. Durante o decorrer da música, pode-se retirar a bateria da primeira e colocar a bateria da segunda, enquanto começa a melodia da primeira. Fica meio complicado explicar, mas existe um site que faz algo muito parecido com o meu objetivo:
http://www.hellomotoapplications.com.br/br/motomasher/
Como no site, o front end será desenvolvido em Flash.
A minha parte é fazer com que o Java receba essas configurações das músicas e salve num novo arquivo mp3, disponibilizando-o para o usuário.
Existem duas opções:

1. Pegar os arquivos mp3 de cada parte da música e juntá-los num só arquivo só; ou
  2. Pegar o tempo em que cada trecho é executado e criar um novo mp3 com essas informações.
    O problema é que ainda não consegui fazer nada, só pegar um arquivo e tocá-lo. Na verdade, estou bem perdido. As APIs, tanto da MP3SPI quanto do Tritonus, deixam muito a desejar nas descrições dos métodos, então não sei como nem o que fazer.
    Qualquer ajuda será muito bem-vinda. Especialmente se vier em pouco tempo. :wink:
    Desde já agradeço a sua atenção.

Hugo

5 Respostas

T

Provavelmente você vai ter de trabalhar com as músicas em formato MIDI ou WAV e em vários canais. É difícil “retirar a bateria da primeira e colocar a bateria da segunda” se você já não tiver isso separadinho em vários canais. No final, você terá de criar um arquivo MP3 a partir de um MIDI ou WAV, mas nesse caso você terá de comprar um encoder - deve haver alguém que vende encoders MP3 para Java, já que envolve pagar royalties para o Fraunhofer Institut, ou chamar algum encoder como o Lame (que não é em java mas você pode chamá-lo pela linha de comando).

H

Obrigado pela dica.
Estou tentando ver como funciona esse LAME.
Se alguém puder sugerir alguma outra solução, será muito bem vinda.
Quando eu tiver novidades eu posto aqui.
Abraços!

T

O LAME recebe arquivos .WAV e os transforma em .MP3. Ele é meio lerdo, mas como é de graça e tem boa qualidade de codificação, então é muito usado.

http://www.mp3dev.org/

Exemplo: (se quiser gerar um MP3 de 64 kbps, e rápido):

lame -quiet -f -b 64 arquivo.wav arquivo.mp3

H

Pelo que eu andei pesquisando, só a parte de enconde do LAME é open source e pode ser usada em programas proprietários. Como essa é a parte que eu preciso, está valendo.
E também descobri que o LAME é usado pelo Tritonus, que é usado pela MP3SPI, ou seja, já existe algo para usar o LAME através da MP3SPI. Só falta descobrir como.
Também não consegui complilar o source do LAME.
Mas peguei um tutorial dizendo como fazê-lo funcionar com o Tritonus, e estou trabalhando nisso agora.
Thingol, valeu por toda ajuda até agora.
Se souber de mais detalhes ou de algum tutorial, eu agradeço.
Abração.

R

hugotecnic

vc conseguiu solução para este problema?

estou precisando desenvolver algo semelhante, receber 2 arquivos mp3 e gerar um novo, estou querendo saber por onde começar.

até agora, o que me parece mais viável é utilizar a MP3SPI.

Flw!

Criado 12 de dezembro de 2006
Ultima resposta 7 de ago. de 2009
Respostas 5
Participantes 3