MS abre parte do código-fonte do Windows

SÃO PAULO - A MS abriu parte do código-fonte do Windows, que será disponibilizada para a comunidade acadêmica.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052007/04052007-13.shl

“Abriu” é modo de dizer.
Ela disponibilizou o código para ser visto e estudado em algumas universidades (o que ela já tinha feito anos e anos atrás nos EUA); o código não é “shared source” (modo microsoftiano de se referir a algo que é parecido com o open source, mas não é) nem “open source”.

[quote=thingol]“Abriu” é modo de dizer.
Ela disponibilizou o código para ser visto e estudado em algumas universidades (o que ela já tinha feito anos e anos atrás nos EUA); o código não é “shared source” (modo microsoftiano de se referir a algo que é parecido com o open source, mas não é) nem “open source”.
[/quote]

Isso mesmo. Ela percebeu que os acadêmicos estão usando cada vez mais softwares open-source e está tentando remediar a situação…

A Microsoft não vai entregar o ouro assim tão fácil, eu no lugar dela, também não o faria.

Acredito que ela possa até abrir alguns “pedaços”, mas não abrir todo o código.

Isso não tem absolutamente nada a ver com abrir código, e muito menos com a filosofia open source. Eles apenas estão enviando para algumas universidades trechos de código para trazer mais desenvolvedores para o lado deles. Teoricamente, nem os alunos dessas universidades tem acesso irrestrito a estes códigos. Eles são apenas para serem demonstrados em aula. Que universidade vai dar aulas especificas em plataforma Windows? Universidades devem ensinar a teoria por trás das coisas e não as ferramentas em específico.

Isso não passa de uma jogada comercial, como também o projeto firmado com o Novell para tornar aplicativos mais compativeis entre sistemas. Mas ao contrário do envolvimento com a Novell, esse teria ocorrido mesmo se o movimento open source não existisse.

[]'s

Tb não acho certo abrir o código não, são deles pow, se eles criaram, copiaram, não interessa, são deles e ponto final.

Ninguem é obrigado a abrir código nenhum, se eu tivesse um software que vendesse milhões, eu ia mandar para aquele lugar quem me pedisse para abrir meu código… :twisted:

Ver esse código deve dar azar :lol:

Nem imagino o que você deve ter que assinar só pra ver. Imagina depois se você quiser desenvolver código para SO’s e vierem te processar dizendo que copiou a idéia da MS!