MS: .Net ultrapassou Java

24 respostas
J

InfoWorld
11/08/2003 12:19

[i]A Microsoft começou a ostentar que o .Net ultrapassou o uso do seu concorrente Java. Em uma palestra no VSLive, em Nova Iorque, na semana passada, o vice-presidente sênior de servidores e ferramentas da Microsoft, Eric Rudder, abordou o progresso do .Net sobre o rival Java.

O executivo, em sua palestra, afirmou que há um ano, quando a Microsoft, lançou o Visual Studio .NET 2003, o Java tinha uma participação de mercado superior a 30%. “Mas agora o Java está estagnado e nós o ultrapassamos e não há nenhum sinal de reversão desta tendência”, delcarou Rudder.

A Sun Microsystems, empresa que inventou o Java, discorda da afirmação de Rudder. “Sou extremamente cético sobre as informações de que o .Net ultrapassou o Java. Há uma dificuldade muito grande em medir este mercado”, declarou Ralph Galantine, gerente do grupo de marketing para tecnologias Java.

O executivo da Sun afirmou que há uma estimativa de 3 milhões de desenvolvedores Java, número que deve crescer para 10 milhões nos próximos anos, à medida que aumentam os esforços para tornar mais fácil utilizar Java. [/i]

http://pcworld.idg.com.br/AdPortalV3/adCmsDocumentoShow.aspx?documento=8204559&Area=975000

hehe e aí ?! :?

24 Respostas

Ironlynx

Eu já li essa matéria da pcworld,
Acho q posso dizer q essa afirmação:
“Mas agora o Java está estagnado e nós o ultrapassamos e não há nenhum sinal de reversão desta tendência”, declarou Rudder.
É no mínimo, tendenciosa…

E

Temos que tomar cuidado pois os dois querem vender o seu peixe.
Siga o que você achar melhor!

R

Claro que o .Net iria, é ou irá superar o Java em matéria de utilização. Qual é a linguagem de programação mais utilizada no mundo inteiro? Java, não Visual Basic… O que os nossos “amigos” da Microsoft fizeram? Acabaram com o futuro do VB e passaram tudo para .Net. Desta forma eles forçaram os trilhôes ou sei lá quantos programadores de VB a estudar (pelo menos) e a desenvolver em .Net.

E infelizmente a mentalidade de muitos empresários e CIOs é: Se não for Microsoft, Oracle ou IBM eu não confio, não vou ter suporte… Blá, blá, blá…

Pois é esta é a realizada ou futuro…, dura e crua!

Umlauf

Parece meu boss, MS lover de carteirinha :slight_smile: . Ele mandou o link da matéria pra mim; eu respondi com um comentário que o Cameron Purdy fez no tópico sobre o assunto, no TSS:

Mas, veja bem, foi Eric Rudder, “Microsoft senior vice president of server and tools”, quem falou isso. É lógico que ele vai dizer que ultrapassou. Assim como eu posso dizer que a UmlaufScript® é a linguagem de script mais usada no planeta e em outros sistemas solares, sem apresentar nenhum estudo científico e sério. O pior é que há algumas figuras que acreditam…“Oh! Ultrapassou o Java rápido hein! Vamos usar .NET!” :roll:

Bani

Tá certo que quem “inventou” o Java foi a Sun, mas hoje em dia a impressão que eu tenho é que no ambiente empresarial as “coisas Java” utilizadas são muito mais Oracle e IBM do que Sun (afirmação não baseada em dados estatísticos, apenas em experiência pessoal).
Então se o problema é esse, use Oracle 9iAS, WebSphere, etc.
Até máquina virtual e compilador a IBM tem!

cv1

Alias, JVM de outros fabricantes e’ o que nao falta. A BEA tem o JRockit, a IBM tem a VM dela pra Linux, Windows e OS/400, A Oracle tem a VM dela pra nao sei qtas plataformas tambem…

Quanto aos compiladores, por falta de um, a IBM fez dois, ambos opensource: o Jikes (escrito em C++) e o JDTC, que pouca gente sabe que existe, mas muita gente usa: e’ o compilador embutido no Eclipse - mas que pode ser usado a parte (inclusive, no Debian, ele e’ um download separado).

Ate hoje, acho que o JDTC e’ o compilador Java mais avancado que ja saiu. Talvez concorra fortemente com o GJC, ja que este ultimo herdou todas as otimizacoes do GCC, entao fica uma briga boa :smiley:

marciolx

o jikes é MUITO bom e compila antes mesmo do seu dedo subir quando você está teclando o ENTER, quem estiver estudando para certificação, use o jikes como compilador, suas mensagens de erro são muito melhores do que as do estilo “bad command or file name” do javac.

Daniel_Quirino_Olive

Outro dia eu pensei algo a respeito disso: será que notYET está se tornando mais popular mesmo? Afinal, a impressão que eu tenho é que alguns javaneses (Rafael Steil, Sérgio Umlauf e eu) estão tendo que trabalhar com isso. Mas, fanatismos religiosos à parte, sinceramente não acho um absurdo o fato do .NOT se tornar tão ou mais popular do que Java em pouco tempo. E isso não tem nada a ver com superioridade técnica de um em relação ao outro, mas sim porque:
:arrow: muitos usuários da arquitetura DNA consideram rottenNET a “evolução” natural, como se jogar no lixo uma arquitetura recente (DNA) que nem teve tempo para que seus usuários obtivessem o retorno de seu investimento pudesse ser considerado algo natural;
:arrow: outro dia postei uma pergunta (cuja resposta eu ainda vou responder) no meu blog: Será que Java deveria ser considerado “perigoso” para os pequenos e médios ISVs? Afinal, este tipo de público não está necessariamente interessado em “design patterns”, “portabilidade”, enfim em alta qualidade. O interesse deles é poder construir coisas facil e rapidamente para que entre dinheiro mais rapidamente em seus caixas. Não estou querendo dizer que com Java você não consiga alcançar isso, mas é mais dificil você encontrar por aí bons programadores Java do que pessoas com um par de neurônios para programar ao estilo “point-click-drag-drop-double click-write something”.

Claro, a declaração é muito tendenciosa, afinal parte da Microsoft. Mas não se assustem se, de repente, o Gartner Group anunciar que há mais webservices rodando sobre .NOT do que sobre Java, ou que há mais sites usando ASP.NET do que JSP.

[]s

p.s.: lembrem-se: o sistema de pagamentos do Bradesco pode até ser feito em notYET, mas o sistema de pagamentos do Banco Central é feito em J2EE :wink:

marciolx

NotYet
.Not
rotYet

os caras da m :twisted: $ são sempre infelizes na escolha dos nomes, não bastava o fato de criar uma linguagem chamada dó maior sustenido?

bandrade

E a borland, como fica nessa história com o delphi / Kylix?? pelo menos aki em BH o delphi é muito utilizado, afinal ele é bem produtivo.

Daniel_Quirino_Olive

A idéia da Borland, como o Carlos Perez disse uma vez, é “ser uma Suíça para desenvolvedores”, ou seja, ela não vai tomar partido nem de Java nem de .NOT, mas vai fornecer ferramentas para ambos os mundo. Para o mundo notYET, ela já tem o C# Builder (que está quase saindo); já o Delphi 7 tem suporte a criação de aplicações rottenNET.

caiofilipini

marciolx, muito boa! :smiley:
Podiam ter escolhido um acorde mais bonito, como C#7+. :mrgreen:

[]'s

marciolx

“caiofilipini”:
marciolx, muito boa! :smiley:
Podiam ter escolhido um acorde mais bonito, como C#7+. :mrgreen:

[]'s

o pior é que uma das notas do piano deles nem existe: J# :lol:

Umlauf

Eu li uns artigos na net há algum tempo atrás, que provavam por a+b que a idéia original do .NET foi da Borland e a Microsoft fez um acordo com ela pra ser a dona da tecnologia e a Borland só poderia lançar sua IDE para .NET após alguns anos depois do VS.

Vou procurar os links e posto aqui, mas não deve ser difícil de achar no Google, se algém quiser arriscar. :slight_smile:

cv1

Eu tambem li algo desse tipo, Umlauf… e, no final da historia, a Microsoft acabou roubando da Borland um dos engenheiros mais conceituados que eles tinham (nao me pecam pra lembrar o nome do cara agora, mas foi ele quem desenhou o compilador do Turbo Pascal e do Delphi, que, se voce ja usou alguma vez na vida, so perde em velocidade pro Jikes).

marciolx

Anders Hejlsberg
http://www.artima.com/intv/csdes.html

Rafael_Afonso

Nesta página há uma entrevista do Anders Hejlsberg dada a Mauro Sant’Anna, o principal puxa… divulgador da plataforma .Net no Brasil.
E puxando a sardinha para meu lado, atualmente no JavaFree está no ar a enquete “Você já lidou com .NET (ou C#)?”. Na página com os resultados da pesquisa ainda há uma coleção de Links com artigos a respeito do .NET e C# e a comparação com o Java, inclusive para o fórum do GUJ, e os blogs da Bani e do cv.

Grato,

Dennys

:smiley:

Não importa quem ultrapassa kem… sabemos que java é mais linguagem que .net… tem mais portabilidade(não precisa falar mais nada né?)…

Flw! :stuck_out_tongue:

black_fire

A Micro$oft sempre ganhou não pela qualidade e sim pelo marketing e os Front-Ends super amigáveis.
Não há comparação entre java e .NET mas falta publicidade.
Agora, por outro lado este é um poto forte para os profissionais java, uma vez que tudo vai pela lei da oferta e procura.
Este é um motivo que estou saido da programação Delphi para Java, o mercado tá muito prostituido e a Borland não está acompanhando o desenvolvimento web, uma vez que programar para a web em Delphi é uma mer…

louds

Pelo mesmo motivo que o java e o .net são.

Elvis.The.Pelvis

“Umlauf”:
Eu li uns artigos na net há algum tempo atrás, que provavam por a+b que a idéia original do .NET foi da Borland e a Micro$oft fez um acordo com ela pra ser a dona da tecnologia e a Borland só poderia lançar sua IDE para .NET após alguns anos depois do VS.

Vou procurar os links e posto aqui, mas não deve ser difícil de achar no Google, se algém quiser arriscar. :)

Quem desenvolveu o frameowrk notYET (incluindo a IL e a VE) foi Andrews “sei q lá”, que fez parte da fundação do Delphi.

EDITED:: Ih já tinham postado isso :P.

Umlauf

Sim, mas segundo os artigos que li a ligação entre MS/Borland/.NET vai muito além do tal baitolo. :slight_smile:

Daniel_Quirino_Olive

Anders Hejlsberg é o nome da figura. Mas, afinal, qual a ligação entre Borland e Microsoft? Sei que houve um processo da Borland contra a Microsoft por esta “roubar” mão-de-obra da “pobre” Borland para desenvolverem o .NOT e o VS notNET.

louds

Eu lembro que isso foi +/- em 98-99. Um time inteiro de engenheiros que desenvolvia o delphi foi ‘comprado’ pela MS. Por isso que o C# tem muita coisa semelhante ao delphi.

Criado 12 de agosto de 2003
Ultima resposta 18 de ago. de 2003
Respostas 24
Participantes 16